Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

bom galera vendo alguns topicos aqui no forum sobre , catabolismo-pos treino e a necessidade da quebra dele resolvi escrever este texto espero que gostem.

Catabolismo e glicogenio

Apos o exercicio fisico entramos em um moderado estado de catabolismo e tendo sido esgotada a glicose corrente no plasma sanguineo o horganismo procura outra fonte de energia e esta fonte e o glicogenio armazanado nos musculos e no figado.

A quebra do glicogenio (ou glicogenolise ) e e estimulada por um hormonio chamado glucagon . O glucagon vai agir na quebra de glicogenio para obtençao de energia , proporcionalmente com a quebra do glicogenio temos tambem a quebra da gordura em energia para suprir as necessidades caloricas. (notem que ate esse momento nao teve conversao de aminoacidos em energia) tambem vale constatar que o peso do glicogenio ni figado e de aproximadamente 100gr(400calorias) e nos musculos de 350gr(1400calorias).

Junto ao estres causado pelo exercicio fisico temos a liberaçao de outros dois hormonios, a Tstosterona em que seu nivel continua elevado apos o exercicio para ajudar na recuperaçao muscular ,e juntamente aumentar a sintese proteica , e um outro hormonio o Cortisol que inicialmente e liberado em baixas proporçoes e que aumenta gradualmente a liberaçao em razao da baixa dos niveis de glicose hepatico e muscular , quando os niveis de glicogenio muscular estao muito depredados e o glucagon esta dependendo muito do glicogenio hepatico entra o trabalho do cortisol ,

O Cortiso vai realiza um processo chamado gliconeogenese , que e a quebra de aminoacidos em energia , este e o estagio critico do catabolismo que todos tememos . O que eu queria ressaltar qui e que quando alguem sai correndo em alta velocidade da academia para poder tomar sua dextrose/malto ela nao esta impedindo que o corpo use a massa muscular como energia e sim protegendo o glicogenio hepatico e muscular e tambem a camada adiposa de serem depledados . Vale lembrar que os aminoacidos sao materia fina (digamos assim) para o horganismo , aminoacidos estao ligados desde formaçao de musculos ate a formaçao de enzimas e hormonios , entao pode ter certeza que nao e a fonte primaria de obtençao de energia pelo horganismo.

Quem gosto faça seu comentario qualquer duvida fala que eu ou outro user responde , um obrigado a todos e bom proveito.

Editado por dezinhonhonho

Publicidade

Postado

e o whey puro vai proteger o glicogenio, evitando assim uma queima mais efetiva de gordura?

nao necessariamente , ate porque o que eu mais tentei evidenciar e que tanto para perda de gordura quanto de massa magra em consequencia do catabolismo pos-treino , nao e muito diferenciada pela refeiçao pos-treino porque ja esta correndo em voce uma grande quantidade calorias incluindo aminoacidos , entao nao vejo porque da diminuiçao de total de perda de gordura pela utilizaçao de whey no pos.

Postado

Muito bom velho .

Uma duvida .

E na numa dieta cetonica ,com carbos baixos ( uns ~30-50g ), depois de varias e varias series e aeróbicos depletando glicogenio , o organismo queima realmente gordura ou usa os aminoácidos ?

Postado

Muito bom velho .

Uma duvida .

E na numa dieta cetonica ,com carbos baixos ( uns ~30-50g ), depois de varias e varias series e aeróbicos depletando glicogenio , o organismo queima realmente gordura ou usa os aminoácidos ?

quanto mais stress o corpo sofrer mais cortisol sera liberado , quanto maior o gasto calorico maior sera a necessidade da utilizaçao de aminoacidos , entao se caso seja uma atividade que eleve muito o gasto calorico e o stress no horganismo e inevitavel a perda de massa , mesmo que em baixa proporçao.

A informação que o texto passa está boa, mas não querendo ser chato, se eu fosse você daria uma revisada na escrita do texto, até mesmo para dar mais credibilidade.

obrigado lukao , e que eu to viajando e postei esse texto pelo meu celular , depois eu do uma revisada nele e edito , um abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...