Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Zero Carbo Não É Dieta! Dr. Paulo Muzy

Antônio Júnior

Posts Recomendados

Logo, low ou zero carb é sim dieta, afinal dieta vem do grego Diaita, que significa modo de viver.

Cara concordo com muita coisa que escreveu

Só que acho que esse ponto ele quis dizer que simplesmente o fato de zerar carboidrato não é dieta. Tem pessoas que acham que zerar carbo é dieta, Dieta low carb é dieta (você saber a quantidade de calorias, e macro necessários) e não simplesmente zerar carbo, sem saber quantas calorias está comendo, quanta proteína e gordura são necessárias etc, isso realmente não condiz com dieta

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sigo a premissa da Suzaah, se é para baixa carbo para esse limite (ao ponto, as vezes, paranóicos de não comer nem brocólis por causa do carbo), então aumente a gordura, em especial a de palma e de coco que mudam produzem automaticamente corpos cetônicos e aceleram a chave que muda a utilização energética do corpo.

Mas com isso tem um problema, gorduras são kcal demais, e faz necessário comer bem menos para manter o TMB. E cada pessoa terá uma resposta diferente a essa situação, particularmente eu sinto muita fome, mesmo batendo o tmb, o fato de ter incluído treino anaeróbio me faz sentir muita, mas muita fome. Obs. já fiquei 8 meses em metabólica, só para não dizerem que nunca testei. Logo para mim o carbo funciona melhor, mas não posso também sair comendo pão de forma com leite condensado, tenho que ser inteligente com esse macro.

Gosto muito do que alguns nutrólogos defendem: o corpo tem um limite de oxidação da gordura, que é de 2kcal por min, e esse será a energia primária em condição de repouso. Acima disso, causado metabolismo basal, será vindo de outros componentes e não bf. E o treino utilizará desligará temporareamente essa queima e utilizará a glicose, com exceção dos aeróbios de baixa intensidade, mas vale lembrar do Epoc do treino tensional. O fato é que 2 x 60 x 24 = 2880 kcal por dia e esse será seu limite de oxidação. Assim dentro desse gasto será gordura em repouso, passou disso, será glicogênio. No entanto treinamos, e no período de treino consome glicose, e é justamente essa glicose que no final da semana deve estar cheia novamente, ou seja, consumir todo dia mas com um certo deficit de glicose e ter um refeed no final de semana.

No tópico do jejum intermitente, cetogenica teste 30 dias, expliquei melhor a matemática do pq das 100gm ou 150gm. Mas 70 a 80 não é ruim, só necessitaria de um refeed mais carregado em carbo. E mesmo que no dia do refeed tenha superavit calórico, se ele for proveniente dos carboidratos em uma situação de falta de glicogênio não haverá acréscimo de Bf e ainda estimulará diversos hormônios interessantes, como a leptina. (vejam la o topico, acho legal para entenderem essa lógica).

E ai vem minha crítica a Lifym. A termogenese faz sentido, faz, mas a distribuição e tipos de macro, e lógico o treino, determinarão como o corpo responderá a um ambiente catabólico, se será mais proveniente de BF ou massa muscular. Refeed com carbos, tipo batata até a inglesa, serão quebrados em glicose e utilizados para repor glicogênio, já algo contendo sacarose será 50% frutose e 50% glicose, o músculo é incapaz de utilizar a frutose, e com isso o fígado passará por vários processos quimicos que resultarão em colesterol, trigliceries, acido urico, inibição da lipólise.

Editado por Wesley Pinto
Link para o comentário

Considero zero carb dieta sim e um equívoco dizer que não vivemos sem, dizer isso é basicamente ignorar a evolução... É quase como se eu chegasse aqui e dissesse "Nunca existiram os tais esquimós, eles não comem carbos em praticamente nenhuma época do ano!".
Hoje você vê a pirâmidealimentar e os médicos recomendando retirar as gorduras e preencher com carbos, enquanto as pessoas estão cada vez mais gordas e doentes... Tirar gordura e carbos da dieta e encher de proteína é besteira(pra mim, no texto, ele está falando da dieta da proteína), mas viver com gordura e proteína e sem carbos acho plenamente possível e até mais saudável do que recomendam hoje em dia.
Além disso, acho impossível alguém comer 200g de proteína só se alimentando de carne, órgãos, etc... É outro equívoco achar que só pq zerou carb é pq está aumentando as proteínas.

Link para o comentário

____

Wesley tu q é entendedor do assunto low carb, acha válido quem sempre está com carb alto fazer 1 dia de low carb pra quebrar homeostase?

Em partes vai estar respondido abaixo :D

___

Ta aqui o que escrevi no outro tópico:

Como já mencionei, minha dieta tem em torno de 100 a 150gm de carbo por dia, então meu refeed é de uma refeição com carbo de alto ig. e gordura (pizza por exemplo, ou arroz feijão e bife), isso pois viso mais a questão da leptina. Mas vamos tentar pensar referente ao caso dos no carbo, ou low carbo (30, 70gm). Eu tento seguir uma lógica dentro do que o Nutrologo Alexandre Marheb propõe. Vamos por tópicos:

Ele diz que o corpo não queima mais do que 2kcal de gordura por dia, qualquer coisa acima disso é carbo. E que a gordura seria a energia usada em repouso, (pois em atividade como musculação predomina o glicogenio). Pois bem

2kcal x 60min x 24h = 2880.

Ai muitos dizem: Nossa, mas minha TMB (lembrando, sem treino) é de 2500. Logo seu corpo em repouso gasta 2500 só da gordura. Mas tem individuos, por conta da tireoide que o tmb é de 3500, logo ele gasta 2880 de gordura e o resto de glicogenio e tecidos magros (por isso catabolizam tão rápido). Conforme a lógica dele, se você adicionar qualquer treino você nunca pode superar os 2880, acima disso é sempre carbo, e no caso de aeróbico em jejum onde se predomina a gordura, o corpo tem efeito compensador de eliminar o glicogenio ou invés da gordura depois.

O deficit então, alimentar, ele independente do treino, se ficar abaixo da sua TMB irá queimar gordura. Mas o que isso tem em relação com o refeed?

Dado que ainda que seu corpo esteja em cetogenese ele dificilmente irá armazenar mesma quantidade de glicogênio do que em consumo de carbo (isso eu vi na prática quando fiz metabólica, não sei se é cientificamente provado), a musculação então depletaria seu glicogênio e não o recuperaria eficientemente se não de outra forma que não consumindo carbo.

Agora vamos voltar ao começo para a lógica fazer sentido: sua tmb é de 2500, e a musculação é de 600kcal, totalizando 3100, mas o corpo só queima no maximo 2880 de gordura, e se puder ele vai queimar. Pela lógica, o corpo em treino consumiria 600kcal de glicogênio, e dado ao aumento do TMB bateria os 2880. Conforme vai treinando esse 600kcal são recuperados muito lentamente pelo trabalho do figado e cetogenese. Então meu calculo é: 600/4kcal 150gm de carbo por dia. (tai meu motivo dos 100, 150, e pq aconselham quem treina pesado a comer 100, 150 a 200g de carbo, e pq considero meu refeed apenas para leptina e tireoide ;) )

Logo 150 depletado por 5 dias = 150x5 = 750gm de carbo de refeed que a lógica sugere que funcionaria como recarga. Quem é ecto eu digo que pode se permitir até uns 850, quem não é, e é endo, talvez baixar para 400 ou 500gm é uma boa. 700o ou 750 seria interessante para garantir recarga e ainda ter efeito da leptina e regulação da tireoide.

Respondendo sua pergunta, uns 4 pedaços de pizza e um "pedaço de pudim" ou sorvete não teria problema algum em relação ao carbo. E esse carbo não seria utilizado como energia para lhe engordar, apenas encheria seus
músculos. Porém o superavit calórico não provendo dos carbos iriam sim trazer problemas.

Porém cabe o alerta para quem diz que macro é tudo macro o que importa é kcal. Não é bem assim, no refeed 100kcal de carbo vinto de batata inglesa é diferente de vindo de açucar. Motivo é sacarose x outros tipos de carbo. A sacarose é composta 50% de glicose e 50 de frutose, a frutose não alimenta outros orgãos se não o figado, e o figado usa muito pouco, pouco mesmo, boa parte da frutose será transformada na pior gordura para ficar circulando no sangue, sem falar em ácido urico. Por isso refeed não singifica usar ketchuup (pura frutose pelo xarope de milho) e coca cola, no entanto a pizza é legal, pois é feita de amido e apenas uma pitada de açúcar na massa, vai dar pico de insulina para melhoria da leptina e o carbo dela vai para os músculos, dado a lógica antes explicada.

Obs. Essas informações não sei se posso considerar achismo, pois são sistemas lógicos tirado de um nutrologo de grande representatividade.

A minha dieta tem sempre os 150, ou 100gm de carbo do glicogênio, e me dou 1 ou 2 refeições de lixo por semana ou a cada 15 dias por conta da leptina. Não me importo em ser matematicamente correto em perder 1, 2kg por semana, me importo em perder algo considerável de gordura, se for 700gm devido um superavit no sabado, que seja, se for 1kg certinho mesmo com o sábado de recarga da leptina pois o macro ficou correto, ok, melhor ainda. Pois a ideia desse nutrologo que cito, é que tanto eu, quanto vocês com low carb, temos o mesmo limite de queima de gordura, a questão é como manipulamos o carbo para aproveitar essa lógica citada, o refeed, ou no meu caso para letptina e tireoide.

Editado por Wesley Pinto
Link para o comentário

Rapaz acho que vc se expressou errado , vc deve tar consumindo 250 gramas de arroz por refeiçao ( ou outra fonte de carbo ) , nao 250 gramas de carboidrato. Pra conseguir 250 gramas de carboidrato vc teria que comer 1kg de arroz integral cozido. Isso em 5 refeiçoes dariam 5kg de arroz aproximadamente , e 5mil kcal

Mals, é que costumo falar assim em minhas refeições, mas está certo.

250g de arroz ou batata doce ou macarrão.

Isso se chama bulk limpo, fera.

Exatamente, mas como to vendo o pessoal falar outro estilo de dieta tava querendo saber a opinião.

ué, o que estaria errado?

no máximo uma retenção hídrica, mas isso é facil de controlar... se vc ta ganhando MM com bf baixo, então tá otimo

Pensei nisso tbm, esse meu primeiro ciclo que acabou, somado com essa dieta, me fez muito feliz.

Link para o comentário

Kaike, lembrando que, assim como quem fica muito tempo em cut a homeostase vai levando o cara para baixo na tmb, que ta em bulk o corpo vai levando para cima, estimulando principalmente T3 e leptina. Chegar ao nível de consumir 6000kcal sem grandes aumentos de bf, crescer limpo, é por dois motivos, corpo naturalmente acelerado, ou tempo de treino e boa dieta. Chegar a 1 digito de bf e depois fazer bulk limpo, ir aumentando a massa magra, se manter no 1digitio, fazer o bulk e assim seguind, tem essa vantagem de poder comer mais e se manter seco. Sua TMB deve trabalhar bem acima dos 3000, queimando assim os 2880 de gordura e glicogênio, sendo então a alimentação com alto carbo quase que essencial.

Mas isso pode ter um problema, a resistência a leptina e também a insulina, não a toa ex atletas costumam engordar muito após um ano que param de treinar. Se pretende treinar a vida toda ok, se um dia se aposentar vá reduzindo as Kcal.

Genética > Hormonios > Termodinamica > Dieta > Treino

Link para o comentário

alguém aqui sabe me dizer quanto tempo demora desde a digestão dos carbs até o seu armazenamento em glicogênio?

sei que provavelmente varia de acordo com o tipo de carbohidrato, mas um tempo médio?

se estou em low carb e quero comer carb apenas no pré treino pra não ter hipoglicemia, quanto tempo antes do treino devo comer? e qual a quantidade aproximadamente?

alguém entendido poderia esclarecer isso pra mim?

E ai vem minha crítica a Lifym. A termogenese faz sentido, faz, mas a distribuição e tipos de macro, e lógico o treino, determinarão como o corpo responderá a um ambiente catabólico, se será mais proveniente de BF ou massa muscular. Refeed com carbos, tipo batata até a inglesa, serão quebrados em glicose e utilizados para repor glicogênio, já algo contendo sacarose será 50% frutose e 50% glicose, o músculo é incapaz de utilizar a frutose, e com isso o fígado passará por vários processos quimicos que resultarão em colesterol, trigliceries, acido urico, inibição da lipogenese.

ué, vc tá dizendo então que é melhor fazer refeed com sacarose do que com glicose? é isso mesmo?

Link para o comentário

Estou dizendo completamente ao contrário. Qu é melhor fazer com glicose do que com sacarose. Batata inglesa é quebrada em glicose, ou seja, bom carbo, sacarose (açucar comum) é quebrado em glicose + frutose, a frutose não seria legal o que faz da sacarose ruim.

Para quem tiver curiosidade depois procurem no bb.com dietas 3-1, 4-1, em que se faz refeed a cada 3 ou 4 dias, eu não entendia bem o conceito, mas agora faz bastante sentido. La tem relatos de pessoas que inclusive crescem seco, sem o bulk e culting tradicional. E também relatos do uso desse conceito junto do Jejum Intermitente aplicado aos atores de cinema para baixar o bf consideravelmente e ter aumento da massa magra. Mas também é preciso ser consciente de que não existe milagres, não podemos negligenciar alguns componentes a mais que os atores usam e o fato do treino ser direcionado ao aumento de algumas regiões que serão valorizadas na câmera.

Editado por Wesley Pinto
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...