Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Horário Da Refeição. Informação.

pkzinho

Posts Recomendados

Postado

Horário da refeição influencia mais no ganho de peso do que a comida

Risco de obesidade diminuiu em ratos que comiam em hora marcada.

Alimentação aleatória pode alterar metabolismo de produção de glicose.

Quando se está ganhando peso, o horário que você come é tão ou mais importante do que o tipo de comida escolhida. Essa é a conclusão de um estudo divulgado nessa semana na revista científica “Cell Metabolism”.

saiba mais

* Vantagem do colesterol 'bom' é questionada por cientistas

* Relógio biológico evoluiu de forma parecida em todos os seres vivos

* Carboidrato pode ser consumido sem prejuízo à saúde e à boa forma

Ao separarem dois grupos de camundongos, um que comia alimentos gordurosos por até oito horas por dia, e outro que fazia a mesma dieta sem restrição de horário, os pesquisadores perceberam que os primeiros corriam menos risco de obesidade e de ter doenças metabólicas.

A observação concluiu que há uma incompatibilidade entre o relógio biológico e horário desregrado da alimentação.

“Cada órgão tem um relógio. Isto é, há momentos que órgãos como fígado e instestino têm picos de eficiência e depois ficam mais lentos”, afirma o autor do estudo Satchidananda Panda, do Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Chamada de ciclos metabólicos, essas oscilações são essenciais para os processos de quebra de colesterol para produção de glicose, que são ativados ou desativados quando comemos ou não. Quando camundongos ou pessoas comem durante todo o dia e noite, os ciclos metabólicos podem sofrer alterações.

"Quando comemos aleatoriamente, os genes não estão totalmente ativados ou não desligam completamente. O príncipio é o mesmo com o sono e a vigília. Se não dormirmos bem à noite, não estamos completamente acordados durante o dia, e, consequentemente, trabalhamos de forma menos eficiente”, afirma Panda.

Pelas experiências do estudo, os camundongos que comiam uma dieta rica em gordura, em tempo restrito, mostraram melhoras no ritmo fisiológico, ganharam menos peso e sofreram menos danos no fígado do que os que comiam o dia todo.

Fonte: G1, em São Paulo.

• Supermoderador
Postado

Interessante que esses sites de noticias nao dao a fonte (estudo) publicado para que as pessoas possam ler. Alem de ser com ratos, ainda duvido do 'fazia a mesma dieta'. Provavelmente isso quer dizer mesmo alimento, nao exatamente mesma quantidade.

Postado

Pode crer, sem saber os parâmetros, e sem saber se essa pesquisa é aprovada pelo american college ou algum instituto renomado do ramo, como podemos saber se a pesquisa é representativa ou não?

"Ao separarem dois grupos de camundongos"...Aqui eu já passei a franzir a testa. Camundongos podem ser ótimos pra pesquisar coisas e descobrir outras coisas boas para os humanos, mas até que façam os estudos com HUMANOS, eu fico com um pé atrás. Afinal, por mais parecido que sejamos, basta um genezinho diferente pra nos tornarmos extremamente diferentes. Genética não é brincadeira. O genoma dos macacos é uns 97% parecido com o nosso, e olha adiferença que tem entre um e outro.

De qualquer forma, valeu pela informação, muito interessante!

Eu acho que não temos que estipular horários corretos pra comer porquê não existe isso. Não quero levar a discussão pro lado religioso, mas eu creio em Deus, e na forma que os humanos vêm vivendo desde sua origem, e em nenhuma escritura, nunca o homem teve um horário correto pra comer. uns passaram até períodos de escassez enormes, outros de abundância, e o corpo está preparado para tais alternâncias, de acordo com a natureza que Deus lhe concedeu.

Uma hora alguém vez e diz que o café da manhã é a refeição mais importante, amanhã é a janta...Um diz que é a gordura o vilão, o outro carboidrato... balela. Cada coisa tem um papel e nós dificilmente compreenderemos muio mais do que já se sabe sobre o corpo humano. "Nem tudo saberei" como diz na bíblia.

Postado

qualquer coisa que vejo de g1/globo já acho uma merda

ratos são diferentes de humanos, ratos não "pensam" que nem humanos. Metabolismo é diferente, tudo é diferente.

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Interessante esse "horário do órgão", nunca tinha ouvido falar, mas é um pouco sem sentido essa história... ou tem sentindo mas é muito mal explicado.

Metabolismo é diferente, tudo é diferente.

Não é tudo diferente. A morfologia celular, bioquímica, histológica e fisiológica dos ratos são parecidas com a dos humanos, afinal, nossas células são animais.

Editado por dones
  • Supermoderador
Postado

ratos são diferentes de humanos, ratos não "pensam" que nem humanos. Metabolismo é diferente, tudo é diferente.

Interessante esse "horário do órgão", nunca tinha ouvido falar, mas é um pouco sem sentido essa história... ou tem sentindo mas é muito mal explicado.

Não é tudo diferente. A morfologia celular, bioquímica, histológica e fisiológica dos ratos são parecidas com a dos humanos, afinal, nossas células são animais.

Ratos sao bem parecidos, o que explica o fato de muitos medicamentos serem testados neles primeiro. Mas esse eh apenas o primeiro passo. Para que algum remedio/conclusao seja feita, tem que passar por varias etapas, e testar em ratos/animais eh uma inicial. Nao se pode pegar o resultado de 1 teste com ratos e fazer conclusoes com seres humanos.... isso eh certo.

Postado

Pois pare de tomar todos seus remedios e produtos capilares, pois quase todos são testatos em ratos! :laughingsmiley:

Eu não gosto de algumas matérias do gênero pois elas tendem a ser sensacionalistas e por isso muitas vezes induzem ao erro. Uma pessoa leiga ler "Horário da refeição influencia mais no ganho de peso do que a comida" vai entender que assim ela pode comer qualquer besteira, basta ser no horário.

Que é preciso horarios pra refeições isso sabemos desde a idade média, faz parte do cotidiano saudável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...