Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

"Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificá-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar."

Sim, mas como eu falei, seu corpo não precisa ter carboidratos sendo digeridos (glicose, mais especificamente) para liberar insulina. Por exemplo, ao ingerir BCAA seu corpo irá liberar insulina.

Por isso que não dá para dizer simplesmente que "maior IG = maior liberação de insulina". Não vai funcionar sempre assim.

Publicidade

Postado (editado)

quem não acredita na ciência também morre no final...

O corpo morre, mas a essência é imortal. Para os que acreditam na ciência o corpo morre junto com a essência.

owned :D

hipócritas, ignorantes e alienados estão por toda a parte :oneeyed01:

Concordo absolutamente. :smile_anim:

Editado por Morlock
Postado

Te entendo, mas há exceções. Não é todo carboidrato complexo que é absorvido lentamente. Malto, por exemplo - tem uma estrutura complexa (é um polissacarídeo), mas é rapidamente absorvida (e, portanto, de alto IG). Amido também (pão branco).

Até onde eu sei, o que torna a digestão mais lenta em alimentos não-processados não é o tamanho da molécula, e sim a quantidade de "impurezas", como fibras, por exemplo. Como tem mais coisa para digerir, demora mais.

no caso, comer arroz com broccoli, o arroz pode ter 1472198749821798 IG, se eu jogar fibras ou um azeite ali, esse IG cai absurdamente.

Postado

Olá,

o índice glicêmico não tem a ver com insulina - tem a ver com a liberação de glicose no sangue.

Por exemplo, seu corpo libera uma quantidade grande de insulina quando você ingere proteína, mas a liberação de glicose é muito menor.

O que tem que ser entendido é o seguinte: não dá para vencer a termodinâmica. É simples assim.

Se você gasta 3000 kcal e ingere 2000 kcal, VAI faltar energia para o seu corpo. E essa energia será retirada principalmente do seu tecido adiposo.

Mesmo que você ingira as 2000 kcal em uma só refeição, mesmo que você ingira apenas dextrose; você pode, sim, transformar glicose em gordura (de novo lipogenesis) após esta refeição, mas no restante do dia VAI faltar energia e seu corpo irá recorrer aos estoques de gordura dele.

E lembrando que, se você estiver com pouco glicogênio nos músculos, a rota preferencial quando você ingere glicose é repor o glicogênio perdido. Em dietas que se baseiam em depleção de glicogênio (como a ultimate diet 2.0 do Lyle Mcdonald) você consome uma quantidade absurda de carboidratos durante o carb-load - coisa de 1000 gramas no espaço de um dia - e esse carboidrato todo não vira gordura.

Por isso que (com moderação, logicamente) o que importa é o déficit calórico.

mas é mais rápido comendo a mesma quantidade fracionada não é ? daí o corpo armazenaria menos e na presença do piruvato oxidaria gorduras mais facilmente..

ou to viajando?

• Supermoderador
Postado

no caso, comer arroz com broccoli, o arroz pode ter 1472198749821798 IG, se eu jogar fibras ou um azeite ali, esse IG cai absurdamente.

Exatamente, SG

E o interessante é que o IG cai mais do que você espera. Por exemplo, se você consumir quantidades iguais de um alimento com IG 100 e um com IG 50, esperaria que o IG resultante fosse de 75 (não sei se é exatamente assim, é só um exemplo). Mas na verdade ele acaba sendo menor.

Esse estudo aqui mostrou isso: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21831990

De acordo com o estudo, o IG resultante da refeição chegou a ser entre 20 e 50% menor do que o esperado.

Postado

Exatamente, SG

E o interessante é que o IG cai mais do que você espera. Por exemplo, se você consumir quantidades iguais de um alimento com IG 100 e um com IG 50, esperaria que o IG resultante fosse de 75 (não sei se é exatamente assim, é só um exemplo). Mas na verdade ele acaba sendo menor.

Esse estudo aqui mostrou isso: http://www.ncbi.nlm....pubmed/21831990

De acordo com o estudo, o IG resultante da refeição chegou a ser entre 20 e 50% menor do que o esperado.

Bem legal isso aí! Estou aprendendo bastante com o tópico, agradeço aos participantes.

Postado

E qual alimento legal de fibras e com baixas calorias? Eu tirava minhas necessidades de fibra com aveia.. e a fibra ajuda muito no IG da aveia n ser alto, ne? então, como tou dando uma secadinha, diminui os carbos e o q eu mais comia era aveia.. ai tou sentindo falta das fibras e n sei onde conseguir mais se me preocupar com as calorias.. ja mando salada, coisa que eu ja mandava... então n faz graaaaande diferença so salada..

Bem legal isso aí! Estou aprendendo bastante com o tópico, agradeço aos participantes.

O mpcosta82 tem um livro só de links po.. ehehheheehhe, tem artigos bem explicativos pra tudo =p

E como garantir que o déficit calórico será exclusivo do tecido adiposo? não vai MM junto com o déficit?

Levando essa lógica, como foi citado, de que se for IG muito alto e saciar logo, o resto do alimento vira gordura, que no fim do dia com o déficit, ela vai embora.. mas o que garante q é a gordura que foi embora?

• Supermoderador
Postado

o google ajuda pra caramba, hahaha

Randy, eu costumava usar (e agora devo voltar a usar) o All Bran... ele tem 11 gramas de fibras na porção de 40 gramas.

Abraços

Postado

o google ajuda pra caramba, hahaha

Randy, eu costumava usar (e agora devo voltar a usar) o All Bran... ele tem 11 gramas de fibras na porção de 40 gramas.

Abraços

E não é rico em carbo?

"que merda" Randy M.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...