Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Você entra em uma academia e a primeira coisa que vem em mente é: “O que vou tomar agora?”, não é mesmo? Tudo bem… Não se sinta repreendido, pois a maioria de nós também foi assim um dia, ainda mais em uma era em que o marketing do suplemento é tão grande quanto a quantidade de água salgada da Terra.

Mas é justamente nessa ânsia de usar algo para obter logo o corpo tão esperado, que muitos erros são cometidos. Então, isso faz com que seja prudente que discutamos um pouco do assunto, afim de não cair no marasmo de jogar dinheiro na lata do lixo.

1 – Substituir a dieta por suplemento

Esse talvez é o primeiro e o maior dos erros quando se usa algum tipo de suplemento. Como o próprio nome diz, suplemento é um complemento que serve para suprir alguma necessidade na dieta, seja ela energética, protéica ou o que for.

Além disso, os suplementos devem ser usados dentro da dieta, coerentemente com o objetivo e dentro de uma sinergia. Por exemplo, seria um tanto quanto contraditório e, diria eu errado, utilizar suplementos protéicos de lenta absorção no pós-treino ou consumir vitamina C numa refeição que contemple cálcio.

Mas, e os MRPs? Eles não foram feitos para substituir refeições? Sim e não! MRPs não substituis de refeição com um valor energético e protéico determinado. Mas o que garante que a sua refeição necessite exatamente daquilo e não de quantidades superiores ou inferiores de calorias e/ou nutrientes? Outro problema nos MRPs é a ausência de fibras alimentares, facilitando ainda mais a digestão e não contribuindo para o bom funcionamento do intestino. MRPs ainda contém quantidades de açúcares ou carboidratos simples (quanto muito oligossacarídeos), fazendo com que normalmente a absorção e utilização dos mesmos pelo corpo seja ainda mais rápida. Isso, sem falar nos preços…

Todavia, MRPs são válidos para pessoas que necessitam trocar uma ou no máximo duas refeições sólidas por dia, por falta de tempo, praticidade ou disponibilidade.

2 – Comprar o desnecessário

Parece lógico que a lenda diz que uma mulher vai ao shopping para comprar um sapato, mas antes passa na perfumaria, sucedida pela joalheria, depois para a loja de blusinhas, depois para a de calças, cintos, meia, maquiagem, cabeleireiro, pára pra comer um sanduíche, depois decide tomar um Sunday e no final a loja de sapatos fechou e ela tem que voltar no dia seguinte. Isso, sem contar o cartão de crédito estourado.(Desculpem a comparação, não resisti… hahaha)

Todavia, nos últimos tempos, o que vem acontecendo em loja de suplementos é parecido com isso, mas, devo dizer, para ambos os sexos. O indivíduo que deseja emagrecer vai na loja de suplementos atrás de um termogênico até R$50,00 e sai de lá com um termogênico de R$220,00, um whey protein, uma maltodextrina (porque whey sem malto é pecado mortal), Omega 3, 6, 9, BCAAs (pra não catabolizar), Glutamina (“Pra recuperar rapidão”), Aminoácido líquido e até um hipercalórico pra trocar pelo café da manhã sem engordar. Uffa! Que grande confusão!

A verdade é que ele levou muito mais do que precisava (assim como no primeiro caso), não saberá usar metade dessas coisas (pois se soubesse, não teria sido enganado ou persuadido), irá utilizar da maneira errada (orientado por algum colega, comunidade de internet ou professor de educação física) e não obterá ganhos satisfatórios e pronto…

Normalmente recebo perguntas do tipo: “O que você me recomenda tomar?” – A primeira coisa que saliento é que não recomendo nada… Mas, ajudo perguntando: “O que você necessita complementar na dieta?” – E a pessoa geralmente fica sem resposta!

É, como digo no início do artigo, suplemento é para complementar o falho. Logo, não seja enganado pelo marketing, porque a verdade é que eles estão pouco ligando para os seus resultados se o dinheirinho estiver no bolso deles. Pesquise e entenda sempre antes de ir às compras.

3 – Utilizar Whey Protein com leite

Ok! Não vamos discutir mais que o intestino (mais precisamente com digestão no duodeno e principal absorção no íleo) absorve as proteínas na velocidade de absorção da proteína mais lenta. Logo, se ingerirmos caseína com whey protein, teremos a velocidade de absorção da caseína (junto com seu pico de aminoácidos no sangue) e teremos uma caída rápida da disponibilidade de aminoácidos no sangue pela proteína vinda do WP, justamente por sua característica de rápida absorção.

Então, a verdade é que se você realmente necessita tomar uma proteína de lenta absorção, utilize a caseína, as carnes (todos os tipos) ou a velha e taxada albumina. Não perca tempo montando blends protéicos e muitas vezes muito mais caros do que uma alimentação equilibrada e muito mais eficaz no objetivo pretendido.

4 – Abrir mão de suplementos importantes ou da dieta para utilizar paks.

Paks são bons suplementos? Sinceramente, não valem o preço que se paga, ainda mais em um país corrupto como o Brasil. Geralmente esses são suplementos que não passam de polivitamínicos e poliminerais e, em alguns casos com uma ou outra adição de aminoácidos (geralmente Arginina e BCAAs) e/ou ácidos graxos. Eles na verdade são sim otimizadores de performance, mas essa otimização pode muito bem acontecer DA MESMA MANEIRA utilizando um polivitamínico barato e talvez algum BCAA mesmo (que possui concentração muito maior desses que vem nos famosos paks da vida). A verdade é que muitos desses indivíduos que utilizam esses paks deixam de adquirir suplementos importantes como Whey Protein, Albumina e até mesmo uma boa Glutamina, acreditando em promessas falsas de um anabolismo ou, pseudo-anabolismo. Pior do que isso é deixar de ter uma dieta impecável (que não é tão cara como se imagina) e investir o suado dinheiro nesse tipo de coisa. Contudo, se você ainda tem dinheiro sobrando e não sabe o que fazer, siga em frente com os paks, mas essa, pelo que vejo, não é a realidade da maioria dos brasileiros.

Conclusão:

Saber um pouco sobre suplementos alimentares o ajudará não tão somente a não ser enganado pelo marketing em cima da indústria do bem-estar, mas fará com que você poupe seu tempo, dinheiro e frustrações por falsas promessas, além é claro, de fazer com que o investimento de fato seja eficaz e satisfatório com suas expectativas.

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

Publicidade

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado (editado)

nossa essa a 4° bate comigo :X antes de eu entra na academia sem saber de nada e tals creçi o olho logo no animal pak uns 10 pacotinhos usei fazeno treino em casa [praticamente pra nada] e outros 10 nos primeiros dias de academia ai que eu fui ver que nao conpensava e vendi o resto pro meu primo

agora ja to um pouco mais esperto nessa coisas ando pesquisando bastante

Editado por wevertonxD
Postado

prefiro minha alimentaçao completa a gastar com suplementos a nao ser se algum dia eu mudar de emprego q nao me permita fazer refeiçoes com qualidade

Postado

Já li outros textos do marcelo e achei muito bons. Mas esse possui alguns conceitos antigos que eu não concordo. Enfim esse não é o foco do tópico, o texto cumpre muito bem o papel de mostrar 4 erros na suplementação principalmente de iniciantes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×
×
  • Criar Novo...