Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Determinismo

Posts Recomendados

Postado

E aí galera, tudo certo?

Queria ouvir um pouco a opinião de vocês em relação a concepção das pessoas acerca da musculação. A impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas acha que o ofício do ¨personal trainer¨, do ¨nutricionista¨ ou qualquer outro ramo profissional é uma coisa fechada. As pessoas tendem a achar que existe uma única resposta correta, uma fórmula mágica, uma dieta milagrosa, o número excelente de repetições, etc etc.

Aqui no fórum eu vejo uma GALERAAAAA chegar na área de Treinamento e perguntar: 12 repetições é pra hipertrofia? 4 séries pra bíceps vão me ajudar a crescer? E mais um monte de coisas que não tem resposta simples. Eu não sei se eu sou muito doido, mas eu acho que essas coisas são MUITO complexas. Não que inexistam linhas fisiológicas iguais em nós, mas que tudo depende do seu histórico, do seu objetivo e das suas respostas adaptativas. Eu enxergo o hipertrofia.org como um lugar de diálogo e de construção de conhecimento, não de obtenção de fórmulas mágicas. Acho que essa concepção é fundamental pra que a parada fique massa.

As vezes vc fala: velho, não é fácil, procura um profissional e talz e cara te ignora. A maioria do pessoal não tem noção da complexidade da coisa. É como o Paulo Gentil costuma brincar nas palestras: cara acha que dá pra passar treino de musculação em guardanapo enquanto vc ta esperando o churrasco ficar pronto. E não é assim velho. Com o passar do tempo fui adquirindo essa noção. Quanto mais estudos eu leio, mais eu vejo que a construção do conhecimento é dialética.

Enfim, queria ouvir um pouco da opinião de vocês. O exemplo que eu dei foi da área de Treinamento, mas isso ocorre em todas as seções do fórum e inclusive da vida.

Só pra constar: eu não sou educador físico, nutricionista ou médico. Sou um estudante de direito que ama o corpo humano e vê na musculação uma possibilidade exploração de patemares físicos máximos.

Postado (editado)

essas pessoas se resumem a um adjetivo : preguiçosas.

não custa nada estudar um pouco para tirar suas dúvidas ou aprofundar seu conhecimento.

Editado por Theuziin
Postado

essas pessoas se resumem a um adjetivo : preguiçosas.

não custa nada estudar um pouco para tirar suas dúvidas ou aprofundar seu conhecimento.

Com certeza. Mas eu vejo que algumas até pesquisam mas são vítimas de pseudo-ciência. São pessoas que leem coisas em sites generalistas sem a menor fundamentação teórica.

Recomendo fortemente que pesquisem suas dúvidas em sites de artigos médicos, tais como:

www.bireme.br

www scielo br

www.scielo.br

www.pubmed.org

www.highwire.org

www.pubmedcentral.org

www pubmedcentral org

www.freemedicaljournals.com

www.periodicos.capes.gov.br

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...