Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Valeu!

Eu terminei meu cutting ontem.

Em certa fase dele eu tinha receio de ta perdendo MM, mas enfim, valeu a pena.

Agora é bulk!

Publicidade

Postado

Pois é, pessoal.

Resolvi ganhar mais uns 5kg (de 100 para 105) em bulking antes de começar. Comecei um mini bulking com esse objetivo em 28/04/12 e acredito que até dia 05/06/12 (total de 39 dias) devo chegar nos 105kg, pra só daí entrar no meu primeiro cutting.

No "olhômetro", devo estar com uns 17% (17,8gk) de gordura corporal. Pensando mais pra frente em reduzir para, pelo menos, 9%(9,4gk), significaria ter de perder 8,5kg, estacionando entre as casas 96/97kg. Penso em procurar perder 1kg por semana, mas não tenho certeza se esta perda é segura em termos de mantimento da massa magra. O QUE ACHAM?

.

Se não tiver problemas em perder até 1kg por semana, significaria que dois meses seriam o suficiente para eu alcançar meu objetivo de 96/97kg. Porém, considerando que provavelmente vou perder duas semanas em calibrando a necessidade exata de calorias necessárias para este objetivo de menos 1kg a cada sete dias, sem contar as duas semana pós cutting, que pelo que li, precisarei voltar a minha taxa calórica de manutenção, a fim de consolidar a perda de gordura, no final, creio que 3 meses seja tempo suficiente para eu atingir o objetivo.

.

E AÍ? PERDER ATÉ 1KG POR SEMANA É SEGURO PARA A MASSA MAGRA?

• Supermoderador
Postado

Talvez seja........ talvez não, não tem como responder sua pergunta com 100% de certeza.

Lembro de um estudo que mostrou que não houve perda de força (o que pode significar manutenção de massa magra) com uma perda de peso de 0.7% do peso corporal por semana (no seu caso seria algo em torno de 700g).

O que você pode fazer é começar com uma perda de gordura mais alta no início (1 kg/semana) e ir diminuindo com o tempo; quanto mais alto o BF menor a tendência a perder gordura.

Você poderia ir diminuindo, por exemplo, 100g por semana... começa perdendo 1000g, depois 900, 800, etc. E quando chegar a 700g você mantém.

Vai demorar um pouco mais para atingir seu objetivo, mas assim você mantém melhor sua massa magra (considerando um treino decente e ingestão suficiente de proteínas).

Com relação ao seu "mini-bulking", 5 kg em 39 dias é demais. Você vai ganhar quem sabe 1 kg de massa magra (se tiver boa genética, talvez uns 2) e o restante de gordura. Que você vai ter de perder depois.

Nada contra você fazer um mini-bulking agora, mas almeje um ganho de peso menor, talvez 2 kg no mesmo período.

Postado (editado)

Talvez seja........ talvez não, não tem como responder sua pergunta com 100% de certeza.

Lembro de um estudo que mostrou que não houve perda de força (o que pode significar manutenção de massa magra) com uma perda de peso de 0.7% do peso corporal por semana (no seu caso seria algo em torno de 700g).

O que você pode fazer é começar com uma perda de gordura mais alta no início (1 kg/semana) e ir diminuindo com o tempo; quanto mais alto o BF menor a tendência a perder gordura.

Você poderia ir diminuindo, por exemplo, 100g por semana... começa perdendo 1000g, depois 900, 800, etc. E quando chegar a 700g você mantém.

Vai demorar um pouco mais para atingir seu objetivo, mas assim você mantém melhor sua massa magra (considerando um treino decente e ingestão suficiente de proteínas).

Com relação ao seu "mini-bulking", 5 kg em 39 dias é demais. Você vai ganhar quem sabe 1 kg de massa magra (se tiver boa genética, talvez uns 2) e o restante de gordura. Que você vai ter de perder depois.

Nada contra você fazer um mini-bulking agora, mas almeje um ganho de peso menor, talvez 2 kg no mesmo período.

Bom.

Destes 5kg, imaginei ser possível ganhar pelo menos a metade em músculo (2,5kg). Sei que é mta ousadia tentar ganhar 2,5kg de massa em 5kg...e pra isso ter a mínima chance de ocorrer, tomei o cuidado de manter uma dieta restringindo ao máximo o consumo de gorduras, mantendo apenas as boas (praticamente oleo de oliva e cártamo)

Vou mais ou menos te detalhar minha situação nesse "mini-bulking":

Começei com 100,5kg.

Numa dieta com 4200 calorias (58% carbo, 30% proteína, 12% gordura), obtive ganho de apenas meio quilo em sete dias (sou ectomorfo). Achei pouco.

Baseado nesse ganho de apenas 0,5kg/semana com 4200 calorias, creio que minha taxa de manutenção esteja por volta de 39cal/kg (achei extremamente alto, já que o máximo que ouvi falar foi 35cal/kg...mas....), o que hoje estaria em torno de 3950cal, pode ser?

Então, aumentei minha ingestão para 4700 calorias (na expectativa de tentar 1kg por semana). Sábado(12/05/12) vou novamente me pesar lá na mesma balança, pra ver se consegui ganhar esse 1kg na semana, o que me colocaria com 102kg.

.

Sei que apesar de estar restringindo ao máximo a gordura (12%, ou 0,5g/kg), o excesso de carboidrato também pode ser utilizado para ganho de mais tecido adiposo, mas estou sempre procurando treinar no limite do sacrifício, a fim de gastar o máximo de carboidratos ingeridos. Atualmente, o carbo está em 7,4g/Kg...a proteína em 3,3g/kg(animal+sup(desjejum/pre/pos/pra-dormir)+vegetal+cereais).

Não sei se tudo está certinho, mas to tendo a preocupação de manter estes números assim e ver no que vai dar. Nessa semana, ao me pesar, eu já vou ter uma idéia, mas o ganho de força que obtive é notoria.

HÁ ALGO QUE JULGE QUE DEVO RECONSIDERAR?

grato!

Editado por Labarra
  • Supermoderador
Postado

Você não precisa restringir tanto assim a gordura, não vai ser por ingerir 50g a menos de gordura por dia que você não vai acumular gordura (ou vai acumular menos, considerando que o total de calorias seja o mesmo). Seu corpo transforma sim carboidrato em gordura se houver energia em excesso.

De repente é por "treinar no limite afim de gastar o máximo de carboidratos" que você teve de aumentar as calorias; está gastando uma quantidade maior de calorias no treino.

Ganhr 0.5 kg/semana está muito bom, no meu entendimento mais do que isso e começa a acumular mais gordura. Você não é iniciante; iniciantes tendem a ganhar massa magra mais facilmente, à medida que você vai ganhando massa magra fica mais e mais difícil. Mais um motivo para você ir com calma nesse bulking.

Pense assim: cada kg de gordura que você ganhar a mais agora significa no mínimo uma semana a mais de cutting.

Não existe "máximo" definido para gasto de calorias, esses valores de 30, 35, etc são apenas estimativas; dependendo da sua rotina você pode gastar mais, ou menos. Quanto você acha que é o gasto calórico de um atleta, um maratonista por exemplo, ou um nadador? É muito mais do que 39 kcal/kg.

Abraços

Postado (editado)

Você não precisa restringir tanto assim a gordura, não vai ser por ingerir 50g a menos de gordura por dia que você não vai acumular gordura (ou vai acumular menos, considerando que o total de calorias seja o mesmo). Seu corpo transforma sim carboidrato em gordura se houver energia em excesso.

De repente é por "treinar no limite afim de gastar o máximo de carboidratos" que você teve de aumentar as calorias; está gastando uma quantidade maior de calorias no treino.

Ganhr 0.5 kg/semana está muito bom, no meu entendimento mais do que isso e começa a acumular mais gordura. Você não é iniciante; iniciantes tendem a ganhar massa magra mais facilmente, à medida que você vai ganhando massa magra fica mais e mais difícil. Mais um motivo para você ir com calma nesse bulking.

Pense assim: cada kg de gordura que você ganhar a mais agora significa no mínimo uma semana a mais de cutting.

Não existe "máximo" definido para gasto de calorias, esses valores de 30, 35, etc são apenas estimativas; dependendo da sua rotina você pode gastar mais, ou menos. Quanto você acha que é o gasto calórico de um atleta, um maratonista por exemplo, ou um nadador? É muito mais do que 39 kcal/kg.

Abraços

Ok.

Estava meio bolado com esse gasto calorico de 39g/Kg, mas a tua argumentação me deixou mais tranquilo.

parece ter razão quando diz que não dá pra eu querer me comparar com iniciante, que tem muito mais facilidade de adquirir massa. Talvez eu reconcidere o retorno para a casa das 4200calorias.

mais uma vez, valeu pelas dicas!

Editado por Labarra
Postado

Não li tudo o que vocês falaram, só pra deixar claro.

Mas vou dar uns pitacos.

Concordo com o mpcosta. Essa lance de dar uma intensivada no bulk pra depois entrar em cutting me parece furada. É muito peso em pouco tempo, e basicamente tu vai ganhar gordura. No fim, é um caminho que tu vai percorrer pra ter que voltar depois. Ou seja, pra que ganhar gordura, se o teu objetivo vai ser perder gordura logo mais?

Entra em cutting tomando cuidados, claro, mas vai sem medo de perder "kg". Porque tu vai perder.

De resto é olhometro. Se tá perdendo peso e não tá vendo definição, tem coisa errada aí.

Eu fui muito de soco no cutting, cortei bastante a dieta e perdi bastante peso nas primeiras semanas.

Se não me engano perdi uns 2,5kg na primeira semana. Mas tem todo aquele lance de "esvaziamento" gástrico e tal...

Aí foi tipo assim:

Semana 1: 2,5 kg

Semana 2: 1,5 kg

Semana 3: 1kg

Semana 4: - de 1kg

Aí entrei com aeróbicos e lipo 6.

Postado (editado)

Não li tudo o que vocês falaram, só pra deixar claro.

Mas vou dar uns pitacos.

Concordo com o mpcosta. Essa lance de dar uma intensivada no bulk pra depois entrar em cutting me parece furada. É muito peso em pouco tempo, e basicamente tu vai ganhar gordura. No fim, é um caminho que tu vai percorrer pra ter que voltar depois. Ou seja, pra que ganhar gordura, se o teu objetivo vai ser perder gordura logo mais?

Entra em cutting tomando cuidados, claro, mas vai sem medo de perder "kg". Porque tu vai perder.

De resto é olhometro. Se tá perdendo peso e não tá vendo definição, tem coisa errada aí.

Eu fui muito de soco no cutting, cortei bastante a dieta e perdi bastante peso nas primeiras semanas.

Se não me engano perdi uns 2,5kg na primeira semana. Mas tem todo aquele lance de "esvaziamento" gástrico e tal...

Aí foi tipo assim:

Semana 1: 2,5 kg

Semana 2: 1,5 kg

Semana 3: 1kg

Semana 4: - de 1kg

Aí entrei com aeróbicos e lipo 6.

Boa...

relatos baseados em experiências reais sempre acabam sendo boas fontes.

.

Quanto ao aeróbico, também já planejei a mesma estratégia: só lá a partir do meio do programa ou quando não for mais possível a perda de peso somente via défict calórico.

.

E o mini bulk......to pensando de sábado congelar ele...e meter o cutting a partir de segunda. Mas ainda tenho que fazer uma consulta orçamentária aqui pra ver se guento a compra de uma porra de BCAAs..heheh. Se não, vou retornar pra meu gasto calórico de manutenção até o final do mês....pra só a partir de junho entrar fudendo em cutting!

mas vou te dizer:...meu braço se foi a 43cm a duas semanas, frio e esticado....contraído tá quase a 47. Quente e contraído não cheguei a medir.

tá me dando uma tristeza saber que vou perder essa medida...heheh

Bom...mas pra se perder gordura é isso...fazer o quê.

outra questão que tá me deixando bolado é essa do braço.

Não sei se estou certo...mas como minha gordura está bem concentrada na região abdominal e quase nada nos braço (mais ou menos definido até)..a tendência é eu perder um pouco da gordura na barriga e um pouco de massa magra nos braços, é isso?

Editado por Labarra
Postado

Na minha percepção a questão não é tão favorável assim.

Se eu pegar fotos minhas do final do bulk, o braço tá legal, tem um certa definição e tal, mas a barriga tava na pior.

Mesmo o bf não ficando tão baixo, tu contrai o bíceps e vê uma definição do músculo considerável, mas se contrai o abdome, ele nem aparece (pelo menos era o meu caso).

Acredito que o corpo perca gordura de forma bem homogenia mesmo, variando um pouco com a particularidade de cada um.

Esquece a medida do braço, vai perder medidas com certeza, mas se tudo der certo, ele nem vai parecer menor devido ao ganho de definição.

Postado

Na minha percepção a questão não é tão favorável assim.

Se eu pegar fotos minhas do final do bulk, o braço tá legal, tem um certa definição e tal, mas a barriga tava na pior.

Mesmo o bf não ficando tão baixo, tu contrai o bíceps e vê uma definição do músculo considerável, mas se contrai o abdome, ele nem aparece (pelo menos era o meu caso).

Acredito que o corpo perca gordura de forma bem homogenia mesmo, variando um pouco com a particularidade de cada um.

Esquece a medida do braço, vai perder medidas com certeza, mas se tudo der certo, ele nem vai parecer menor devido ao ganho de definição.

legal.

quanto ao abdômem, é mais ou menos na situação em que estou. forçando...o máximo que dá pra ver são os pares abdominais superiores...e era isso.

se eu secar metade da gordura abdominal nesse primeiro cutting e me manter com pelo menos 39/40 de braço, já vou considerar um sucesso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...