Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Pessoal está fazendo tempestade em copo d'água.

A recomendação de 0,8g/kg é para adultos sedentários.
Recomenda-se 2g/kg para crianças em fase de crescimento.
1,4-1,6g/kg para atletas em manutenção de peso.
1,6-1,7g/kg para atletas desejando aumento de massa muscular, podendo passar de 2g/kg.

Eu tinha um artigo bacana da Revista Brasileira de Medicina do Esporte falando sobre isso. Procurei aqui e não achei, então só to postando este artigo:
[url="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000300011"]http://www.scielo.br...922008000300011[/url]
[size=3][color=#000000][font=Verdana]Assim, os dados de BN e cinética da [/font][/color][sup]15[/sup][color=#000000][font=Verdana]N-glicina indicam que a ingestão protéica recomendável para esses atletas é [size=4][b]superior ao preconizado para sedentários (0,88g/kg) e inferior a 2,5g/kg de peso[/b][/size], sendo no caso, 1,5g de proteína/kg de peso/dia com ajuste do consumo energético para 30 kcal/g de proteína.[/font][/color][/size]

[color=#000000][font=Verdana][size=3]Espero que isso deixe os brothers que comem 1kg de carne por dia de consciencia limpa. E hiperamonemia por alto consumo de proteínas é um belo de um mito para nós mortais.[/size][/font][/color]

Editado por Taels

Publicidade

Visitante usuario_excluido22
Postado

[quote name='busarello' timestamp='1333931304' post='999866']
Eu também ACHO que há um limite, embora não tenha a formação dos amigos.
[/quote]
Eu não diria que há um limite, mas sim que existe uma quantidade que pode apresentar probabilidades de "riscos"? O aminoácido possui um grupo amino (NH3), no fígado o nitrogênio deste grupo é convertido em ureia, creatinina, acido úrico, amônia e uma pequena parte em síntese de aminoácidos. Sendo uma grande parte convertida em ureia. É por isso que quanto mais proteínas vc come = mais aminoácidos = mais ureia.
Eu não quero me aprofundar muito nisso, pois meu conhecimento é raso, mas posso conseguir informações se ficar alguma coisa no ar. rs

Taels,

uma pesquisa sem base. Novamente eu pergunto, "o que é uma quantidade alta?" 3, 4, 5, 6..gramas por quilo?

Postado (editado)

[quote name='dones' timestamp='1333933488' post='999939']uma pesquisa sem base. Novamente eu pergunto, "o que é uma quantidade alta?" 3, 4, 5, 6..gramas por quilo?
[/quote]
Exatamente, é difícil definir uma quantidade alta o suficiente para trazer malefícios ao corpo.
Pesquisa sem base? Por que alega isso?

[quote name='dones' timestamp='1333933488' post='999939']
Eu não diria que há um limite, mas sim que existe uma quantidade que pode apresentar probabilidades de "riscos"? O aminoácido possui um grupo amino (NH3), no fígado [b][size=5]o nitrogênio deste grupo é convertido em ureia, creatinina, acido úrico, amônia e uma pequena parte em síntese de aminoácidos[/size][/b]. Sendo uma grande parte convertida em ureia. É por isso que quanto mais proteínas vc come = mais aminoácidos = mais ureia.
Eu não quero me aprofundar muito nisso, pois meu conhecimento é raso, mas posso conseguir informações se ficar alguma coisa no ar. rs[/quote]

WHAT?

[url="http://www.youtube.com/watch?v=PZeDFwTcnCc"]http://www.youtube.com/watch?v=PZeDFwTcnCc[/url]

Editado por Taels
Postado

Taels, você encontra isso que eu expliquei em qualquer livro sobre nutrição. "Alimentos, nutrição e dietética" do Krause, é um ótimo livro e explica isso que eu disse.

Digo que é sem base pois foi feita com poucas pessoas e a quantidade não foi alta. 2,5g/kg é realidade aqui para nós. Seria interessante uma pesquisa com 3, 4 ou 5g/kg, por isso digo que foi sem base/em vão. :crying:

Postado (editado)

[quote name='dones' timestamp='1333935776' post='1000003']
Taels, você encontra isso que eu expliquei em qualquer livro sobre nutrição. "Alimentos, nutrição e dietética" do Krause, é um ótimo livro e explica isso que eu disse.

Digo que é sem base pois foi feita com poucas pessoas e a quantidade não foi alta. 2,5g/kg é realidade aqui para nós. Seria interessante uma pesquisa com 3, 4 ou 5g/kg, por isso digo que foi sem base/em vão. :crying:
[/quote]

Nitrogenio de aminoacidos não são convertidos em ácido úrico. Ácido úrico é produto da degradação de purinas.
Creatinina é produto da degradação de fosfocreatina, não de aminoácidos consumidos na dieta.
Uréia não se acumula no sangue em indivíduos saudáveis.
Não creio que um livro de nutrição diga o contrário do que estou dizendo.
Creatinina e uréia no sangue só se elevam a níveis preocupantes quando há comprometimento da função renal. Caso contrário, o corpo consegue depurar esses compostos sem dificuldades.

Esse artigo foi para exemplificar o que eu disse sobre recomendações do proteínas para atletas. Diversos outros confirmam a recomendação bem acima de 0,8g/kg, que foi o citado no primeiro post. Este link deve servir:
[url="http://www.scielo.br/pdf/rbme/v9n2/v9n2a02.pdf"]http://www.scielo.br...9n2/v9n2a02.pdf[/url]
As diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

Apesar disso, não vejo porque a busca pelo altíssimo consumo de proteína, já que sabemos que a partir de um certo ponto é inútil aumentar a ingestão de proteínas, mesmo usando anabolizantes:
[img]http://i39.tinypic.com/xapi0i.jpg[/img]

Editado por Taels
Postado

[quote name='Taels' timestamp='1333937961' post='1000025']
[/quote]

Bom comentário, boa pesquisa!

Mas é isso, é atrás desse "quando há comprometimento da função renal" que tem um limite. Lógico que não ta nem perto do que o artigo do dono do posto citou. Pelo amor de jeová, se alguém aqui comer muito mais proteína do que o habitual por períodos curtos, ou comer até 2,5g/kg, até porque nem trás mais vantagens.

Se sabe que pra anabolismo até um certo ponto é inútil, e até em cutting depois de um certo ponto é inútil (depois de uma faixa, tanto faz se as 4kcal vem de carboidrato ou proteína ou se outras kcal vem de gordura).

Enfim, pra mim esse artigo inicial não disse nada, esse seu aí que merecia um tópico

Postado

Taels, eu nada mais e nada menos falei a não ser de bioquímica pura, claro, tudo muito resumido e talvez você esteja me julgando por isso, mas foi sobre o ciclo da ureia. E sim, você encontrará isso em qualquer livro de fisiologia/nutrição, eu só falei o que os livros e os professores de bioquímica falam, se estou errado, por favor, esclareça a verdade.

Aliás, esse ultimo artigo que vc postou é muito bom, e realmente não tem o porquê de se usar uma quantidade muito alta de proteínas quando o assunto é músculo, sendo que o que importa são hormônios.

Postado (editado)

[quote name='dones' timestamp='1333990677' post='1000521']
Taels, eu nada mais e nada menos falei a não ser de bioquímica pura, claro, tudo muito resumido e talvez você esteja me julgando por isso, mas foi sobre o ciclo da ureia. E sim, você encontrará isso em qualquer livro de fisiologia/nutrição, eu só falei o que os livros e os professores de bioquímica falam, se estou errado, por favor, esclareça a verdade.

Aliás, esse ultimo artigo que vc postou é muito bom, e realmente não tem o porquê de se usar uma quantidade muito alta de proteínas quando o assunto é músculo, sendo que o que importa são hormônios.
[/quote]

O que vc falou de bioquímica pura, tirando os erros que vc cometeu, não tem aplicação prática em nutrição esportiva. Conheço o ciclo da uréia.
O que a contece é que o fígado é muito eficiente em desaminar aminoácidos, assim como o rim é muito eficiente em eliminar uréia (além de creatinina e ácido úrico, que pouco tem a ver com metabolismo de aminoácidos). Não há porque se preocupar com hiperamonemia e uremia, por exemplo, a não ser que seu fígado/rins estiverem em péssimas condições.

Editado por Taels
Postado

Ok, Taels, obrigado por corrigir os meus erros.

Aliás, qual é a sua formação? E já aproveitando que vc demonstra ser um homem entendido, uma pergunta: o aumento dos ácidos no sangue decorrente de uma dieta hiperproteica é mito ou verdade? e quanto a acidose metabólica, outro mito? Se puder postar com alguma referencia seria ótimo. Até :hannibal:

Postado (editado)

[quote name='dones' timestamp='1334018803' post='1001136']
Ok, Taels, obrigado por corrigir os meus erros.

Aliás, qual é a sua formação? E já aproveitando que vc demonstra ser um homem entendido, uma pergunta: o aumento dos ácidos no sangue decorrente de uma dieta hiperproteica é mito ou verdade? e quanto a acidose metabólica, outro mito? Se puder postar com alguma referencia seria ótimo. Até :hannibal:
[/quote]

Faço medicina.
Acidose metabólica existe sim, devido a produção excessiva de corpos cetonicos em quem tem diabetes e quem está em jejum prolongado; produção excessiva de ácido lático durante exercício físico extenuante (não estou falando de um treino intenso de 1 hora), hipoxia, insuficiencia renal, diarréia grave, defeito em enzimas do ciclo da uréia, coma alcoolico, ingestão inadequada de cálcio, baixa ingestão de carboidratos, etc, além de diversas doenças do metabolismo.
Todas essas situações são extremas, pois é muito difícil a produção de algum ácido ultrapassar a capacidade tamponante do bicarbonato e outras substancias no sangue. Há produção de ácidos na degradação de proteínas, mas é algo fisiológico e facilmente controlado pelo tampão e compensado, se necessário, pelos rins.

Editado por Taels

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...