Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

É necessario citar os benefícios desses alimentos ? E os contras ? Desde que vc nao seja intolerante ou alergico à lactose não há malefício algum.

E outra, sou a favor do natural, antes q vc venha me dizer que podemos encontrar os mesmos nutrientes em outras fontes de alimentos.

sim, eu também sou a favor dos naturais, alimentos.

Mas porque com baixo teor de gordura? porque não o bom e velho leite integral?

Postado (editado)

agora entendi sua pergunta.

Vamos usar o exemplo do leite integral e o desnatado.Em 100g de leite natural temos 2,5g de gorduras saturadas que sao as gorduras ruins.No leite desnatado temos cerca de 50% menos.

É impossivel querer separar dos derivados do leite as suas gorduras ruins, mas o quanto mais perto disso o alimento chegar, melhor.

Conheço pessoas que bebem mais de 2Lt de leite p/ dia.Ponha isso ao longo de anos e anos e teremos uma pessoa com altas probabilidades de adquirir doenças cardíacas.Se a pessoa optar por consumir um leite com 50% a menos de gordura, os prejuízos para saude ja caem pela metade...

Editado por DanielJP
Postado

agora entendi sua pergunta.

Vamos usar o exemplo do leite integral e o desnatado.Em 100g de leite natural temos 2,5g de gorduras saturadas que sao as gorduras ruins.No leite desnatado temos cerca de 50% menos.

É impossivel querer separar dos derivados do leite as suas gorduras ruins, mas o quanto mais perto disso o alimento chegar, melhor.

Conheço pessoas que bebem mais de 2Lt de leite p/ dia.Ponha isso ao longo de anos e anos e teremos uma pessoa com altas probabilidades de adquirir doenças cardíacas.Se a pessoa optar por consumir um leite com 50% a menos de gordura, os prejuízos para saude ja caem pela metade...

com essa quantidade normal que uma boa alimentação tem de gorduras saturadas (carne, leite integral, ovos e etc) não tem porque esquentar a cabeça não. Não há prejuízos à saúde, como você citou, então não tem porque diminuir.

Situações patológicas podem levar a problemas vasculares, mas aí são erros do próprio metabolismo, não da gordura saturada exógena. Se o consumo for em quantidades normais, o corpo se livra delas com facilidade (e produz, inclusive).

Se tirar as fontes de gordura que tem gordura saturada (em proporções razoáveis) eu quero ver você me prescrever uma dieta e me dar as opções de alimentos pra fechar 120g/dia de gordura.

Postado

Geralmente eu evitava a gordura do leite para "perder gordura", agora que aprendi mais sobre alimentação passei a fazer isso:

- evito a gordura do leite (já que me acostumei com o desnatado)

- com isso sobra mais espaço na dieta para outras gorduras que ainda me dão prazer (carne um pouco mais gorda e chocolate, por exemplo)

Então no final vou manter minha preferência pelo desnatado, mas agora por outras razões.

Postado

concordo. Eu nem tomo nenhum leite, mas pq eles me causam mal estar estomacal e acredito que eu tenha intolerância, não tenho certeza mas eu costumava gostar até uns 14 ou 15 anos, depois passei a ir tirando, tirando e naturalmente hj nem consumo mais. Muita gente acredita que leite nõ deveria fazer parte da nossa dieta, e as evidências corroboram essa idéia, já que somos a únida espécie mamífera que consome leite após adultos...

No entando, a ingestão de derivados e de outras fontes de cálcio ainda são essenciais, bem como de proteínas. Então eu tomo iogurte ou leite fermentado, queijos de vários tipos e suplemento multivitamínico pra suprir tudo que há de necessidade mineral e vitamínica. Mas leite em si não tem necessidade. Toma quem quer. E o fato de eu não tomar leite também me abre espaço pra ingerir outros micronutrientes aliados à gordura, como selênio, proveniente das castanhas-do-pará por exemplo, que é tão difíci lde conseguir diariamente.

Melhor é consumir gorduras monoinsaturadas, tipo azeite castanhas etc e deixar as saturadas ao menos possível, mas nunca zero, pois elas apesar de ser classificada como a vilã de todos os tempo pela vasta maioria, é uma fonte de gorduras que pode sim fazer um papel importante no corpo na regulação hormonal inclusive da testosterona por exemplo. É que existem vários tipos de gordura saturada, e alguns são benéficos mas a maioria não. Lembrando que se vc diminuir o consumo drasticamente de gorduras saturadas, vc diminui o colesterol ruim, o LDL, mas também diminui o bom, o HDL, mesmo fazendo exercícios. Ou seja, o melhor a fazer é maneirar. E claro, se possível, ingerir a maior parte de gorduras provenientes de óleos de peixe, coco etc que possuem ácidos graxos considerados saudáveis, e que contenham omega-3 principalmente.

Leite não emagreçe nada não, nem óleo de côco nem remédio nem shake mágico. O que emagreçe é déficit calórico e mobilização de triglicérides do tecido adiposo.

Para detalhes sobre os tipo e funções de cada gordura, consulte aqui:

http://www.bodyrecom...ats-part-1.html

(tá em inglês, porém assim como a maioria dos estudos nessa área)

Postado

Correções do post do camarada acima:

1-testosterona (e semelhantes) é sintetizada a partir do colesterol

2-LDL e HDL são lipoproteínas carreadoras, elas são parte funcionante do corpo (não pode-se dizer que são boas ou ruins, proteína não tem caráter), mas a elevação e acúmulos vasculares patológicos de HDL é muito mais ligado a fatores genéticos.

3- os omega-3 já são ácidos graxos

mas concordo com as partes que dizem que é melhor procurar fontes ricas em micronutrientes, das fontes de cálcio e das partes que dizem que é melhor procurar fontes de gorduras saudáveis.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...