Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novo Estudo Sobre O Consumo De Carne Vermelha


ikmenos

Posts Recomendados

O consumo excessivo de carne vermelha é apontado como fator de risco para vários tumores, mas no caso do câncer de intestino grosso, que já é um dos mais frequentes entre os paulistanos, essa relação se torna mais evidente. É o que mostra uma revisão de seis estudos científicos que será apresentada em junho no congresso da Sociedade Americana de Câncer, nos EUA, sob o comando de Alexandra Paola Zandonai, especialista em enfermagem oncológica pela Universidade de São Paulo (USP).

Em seu trabalho, a profissional observou que a ingestão diária de carne bovina ou suína, independentemente do tamanho da porção, aumentou em até 35% o risco de desenvolver câncer de intestino grosso, ou colorretal, porcentual que sobe para 49% no caso dos embutidos - entre eles salame, salsicha e até peito de peru. Uma solução apontada por ela para amenizar o problema é substituir a carne vermelha pela branca. "Os peixes, principalmente, são ricos em ácidos graxos, benéficos ao corpo".

Os resultados do trabalho podem ajudar a esclarecer os principais fatores ligados a esse tipo de câncer, pouco explorado em campanhas públicas e cada vez mais comum em locais desenvolvidos. "É a segunda neoplasia com maior incidência no Sudeste e a terceira no país", frisa o oncologista Samuel Aguiar Júnior, diretor do Núcleo de Tumores Colorretais do Hospital A. C. Camargo.

Entre as paulistanas, esse tipo de tumor só não é mais frequente que o de mama. Nos homens da capital a doença também aparece em segundo lugar, depois do câncer de próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) exclui dessa lista os tumores de pele do tipo melanoma. Os dados do órgão apontam ainda que a incidência do tumor no Estado mudou na última década. Entre os homens paulistas, a taxa de casos novos esperados por 100 mil habitantes passou de 10,5, em 2000, para 26 neste ano. Para as mulheres, nesses mesmos anos, a estimativa de novos diagnósticos foi de 15,4 para 25,6. Além disso, a taxa de mortalidade por neoplasias colorretais também tem crescido. As informações são do Jornal da Tarde.

Fonte: TERRA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

só queria saber o porque da carne vermelha causar cancer, ja ouvi falar q eh por causa da gordura saturada, se for assim é so comer uma carne magra tipo patinho,etc... em torno de 5g d gordura q nao eh nada excessivo

se for assim chocolate da cancer olha o tanto de gordura saturada contidas no chocolate e varios outros alimentos...

e otra coisa...

o povo antigo q comia só carne todo dia e num tinha nada disso, e os cara q vive la no gelo so comem carne

eu axo q o motivo msm do cancer eh o excesso de SÓDIO q contem nas carnes embutidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os povos antigos não são parâmetro, pois a expectativa de vida era muito baixa.

A questão do cancer e carne vermelha todo mundo já sabe, a questão é saber o quanto de carne seria excessivo e prejudicial ? Já li que não devemos passar de 500gr por semana de carne vermelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a carne vermelha é responsável por este tipo de câncer, o alto nível de carboidratos, alimentos industrializados, genetica e quimicamente modificados associados nada tem haver com o câncer? A tá senta lá Claudia.

Hoje existem inúmeros povos dentre eles os esquimós, me monstre estudos que comprovem mortalidade por este câncer nesta população, que vive quase exclusivamente de carne de baleia e de foca as mais gordurosas de todas.

Sedentarismo + alto nível de carboidratos + alimentos industrializados e moficados quimicamente = câncer. Consumir ou não carne não te livrará das consequências....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Esta é uma excelente notícia! Quer dizer que se gaúchos, uruguayos e argentinos deixarem de comer carne irão viver mais? O RG do Sul (75,3) é o 3º Estado brasileiro em longevidade e Uruguay(76,3) e Argentina(76.6) estão entre os 62 países de expectativa alta, junto com países europeus (Noruega, Áustria, Holanda, Luxemburgo e boa parte dos países europeus.). O Uruguay tem o maior consumo per capita do Mundo (58,2Kg/hab.) seguido pela Argentina (56,56Kg/hab) No RGS 50kg/hab E se pararem com o chimarrão (cancer de esôfago) vão se tornar imortais..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for parar para pensar, tudo causa câncer.

eu assisti a um documentário na facul, esses tempos atrás, que desde água da torneira, até gema de ovos, carnes vermelhas etc... embutidos, causam modificações nas células (DNA, RNA), assim possiveis mutações, ocasionando câncer.

fora que entra ai vários outros fatores : histórico familiar (hereditáriedade), prédisposição, outras doenças que a pessoa já tenha que "facilita" como diabetes mellitus, hipertensão, obesidade.

então não dá pra se prender a isso, claro que: 1 pacote de bolacha, faz muito mais mal do que um pedaço de carne vermelha, devido a quantidade de conservantes e o processo de industrialização que o primeiro item passa.

logo a maioria da população enche a cara com álcool, que no meu ver, também é muito mais maléfico que um simples pedaço de carne vermelha...

nossos ancestrais, muitas vezes comiam a carne da caça, crúa, para não morrer de fome.

tem medo de ter cancer?

1 - siga uma paleo diet.

2 - vire vegetáriano (nada contra)

ou então procure fugir dos alimentos processados e embutidos, que na minha opinião, é ai que mora o perigo.

eu mesmo como de tudo.

My point: câncer é consequência do mundo moderno, poluição, alimentos etc... uma doença que nós mesmos desencadeamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...