Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise Crítica Sobre Os "treinos De Força" - 5X5, Ss, 5/3/1...

Posts Recomendados

Postado

Faz um tempo que estou procurando iniciar um treinamento mais miofibrilar. Eu iria começar o SS por pensar ser um treino base e de aprendizado, mas lendo este tópico vi que não é bem assim e fiquei na dúvida.

Faço o ABCDA (Perna 2x por semana), mas já uso todos os exercícios compostos que tem no SS. Seria mais benéfico eu iniciar o SS, posteriormente 5/3/1 e futuramente WSB. Ou começar com um WSB4SB?

Levando em consideração que primeiramente vou ler todo o treinamento antes de segui-lo, e o farei ao pé da letra, sem modificações próprias.

Desculpe se fugi do tema principal, mas ao ler este tópico fiquei com esta dúvida, e creio que não tem muitas pessoas experiente o suficiente para me auxiliar e pelo visto este assunto também é controvertido.

Se quiser pode ignorar meu post ou deleta-lo, mas realmente agradeceria se alguém me respondesse.

Cara, pelo visto você não tem experiência nenhuma com esse tipo de treinamento, acho que você deveria fazer pelo menos os 3 meses de 5x5 antes de partir mesmo pro WS4SB.

Publicidade

Postado

kra e agora a questao do SNC, isso eh uma parada MUITO polemica na gringa e sim realmente utilizar os msm exercicios com 90%+ de carga uma hora vai saturar o SNC, agora qnd isso ocorre? em 3 sem igual o Simmons prega com tanta certeza? duvido, se a gnt pegar por exemplo Levantadores Olimpicos a gnt ve os kras treinando sabe se la qnts horas por sem por sabe se la qnt tempo,e msm assim estao melhorando....se o q o Simmons prega fosse realmente verdade seria impossivel fazer o q esses animais fazem....

e eh claro q tb existem outros metodos q poe a prova essa teoria do Simmons como o 5/3/1 sendo praticado 3x por sem deloads mensais,CnP

e alguns metodos Russos q eu ja vi mas n me lembro direito

Só para constar como informação, levantadores olímpicos não treinam tanto assim na faixa de 90-100% RM. O objetivo deles é a potência do movimento então se usam de cargas menores a maior parte do tempo, priorizando mais velocidade da barra do que carga.

O objetivo é maior ativação de fibras do tipo IIb do que IIa(e adaptação neural obvio). O treino lembra mais o DE do que o ME.

Eu não manjo de LPO, mas em alguns poucos artigos que li é bem como o gaspar falou. Eles treinam na maior parte do tempo técnica/explosão e afins, do que rms maximas.

E sobre sobrecarregar o SNC, eu acredito que antes de 3 semanas isso ja aconteça dependendo do atleta. Além do que, não vejo porque ficar levantando cargas maximas no mesmo exercicio com frequencia, sendo que posso levantar carga maxima em um exercicio um dia, carga maxima em outro exercicio outro dia, e no final dar um carry over em 2 ou 3 exercicios ao mesmo tempo.(Isso supondo que os exercicios recrutem as mesmas unidades motoras).

A ideia não é exatamente "pegar qualquer 5x5 mesmo" cara, mas sim que esse treino se adapta melhor - na minha opinião - a realidade dos iniciantes. Sei que dá impressão de ser uma forma "preguiçosa", mas na verdade é mais no sentido de ser algo mais "acessível".

Vamos supor um iniciante em Squat. Se ele for pelo WSB, ele vai ter um dia para trabalhar ME - o que dá para adaptar sem descaracterizar completamente o dia - e um dia para DE, o que eu duvido que um iniciante siga sem descaracterizar completamente a ideia do treino. Na prática, vai ser um dia razoavelmente útil (ME) + um dia praticamente perdido (DE), ou então no mínimo não considerado como DE. Já um SS seria três dias razoavelmente úteis de agacho. Numericamente, eu já vejo uma vantagem.

Um iniciante, por melhor autodidata que seja, nunca vai aplicar corretamente um DE em pouco tempo, justamente porque isso depende de experiência prática e eficiência "neuromuscular", e não unicamente de conhecimento teórico. Pra mim, essa aplicação falha de um dia DE para lower body já significa ou que a pessoa simplesmente já não está seguindo WSB (de tão mal feito que faz o DE, já virou um treino simplesmente ABx2) ou então que ela estaria melhor apenas aprendendo agachar sem se preocupar com detalhes do tipo "exploda em determinado momento". É esse excesso de detalhes que eu vejo como "não-acessível" para o iniciante. Pra que o cara vai treinar explosão no agacho se o cara nem sabe agachar ainda? Pra que o cara vai fazer Box Squat e outras variações sendo que nem a biomecânica do agacho "padrão" ele sabe? Como o cara vai usar de "auto-regulação" sendo que nem carga pra isso ele tem?

É por esse tipo de coisa que, na minha visão, um treino simplista cai melhor. Jogo o cara em um SS e ele já vai ter que agachar, com a mesma técnica, três vezes por semana. Isso em conjunto com um MWOD/afins em dias OFF já vai auxiliar MUITO com flexibilidade/mobilidade para a execução correta. Ao mesmo tempo, entrego a teoria dos WSB-like para que ele possa, gradualmente, passar de um método para o outro. Claro que o que eu estou dizendo não é a melhor opção 100% das vezes, já que nesse tipo de coisa não existe regra absoluta; claro, também, que eu acho que muita gente não compreende nem mesmo o 5x5 (justamente por achar que ele é uma desculpa pra aumentar peso todo treino e pronto, só isso)... eu costumo chamar os 5x5-like justamente de "treino de base" (e não "treino de força" ou "powerlifting") porque pra mim eles "brilham" nesse quesito: são simples teoricamente, aliam uma boa frequência de execução de movimentos sem complicar muito a vida da pessoa e permitem bastante flexibilidade nos dias OFF.

Eu acho que meus argumentos são facilmente derrubados supondo uma pessoa MUITO dedicada + um bom coach. Pegar alguém que entende de WSB, CnP, Sheiko ou coisa do tipo e coloca-la para ajudar um iniciante que também tem tempo e dedicação para seguir os conselhos certamente é perda de tempo seguir um 5x5, simplesmente porque esse iniciante poderia estar treinando 5x+/semana, fazendo um trabalho de mobilidade muito mais inteligente e progredindo absurdamente mais rápido... mas por eu achar que na prática essa situação dificilmente acontece, então eu prefiro os 5x5 na maioria dos casos pela facilidade de aplicação mesmo :P como eu disse, obviamente não acho o 5x5 melhor do que o WSB ou coisa do tipo, apenas acho que ele se encaixa mais no perfil de um iniciante.

Abraços

Agora sim ficou muito claro seu post.

abraços

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Cara, pra te falar a verdade eu nunca segui o WSB a risca. Eu falo bastante dele por aqui mas na realidade não o sigo. O que eu uso são alguns métodos deles, como o DE, ME, reactive method, a rotação frequente de exericcios, circa maximal, etc....só que meu treino não se prende em um "AB 2x" ou seja, duas vezes cada levantamento por semana. Tem semanas que eu treino supino 4 ou 5 dias, agachamento 3 ou 4, terra a cada 2 semanas, assim como posso treinar menos tambem, e isso muda muito seguido, conforme eu "estiver precisando".

A questão é que recorde pra acima de 90-100%RM, é só uma vez por semana, os outros 4 treinos do mesmo supino por exemplo, vão ser com cargas moderadas - 60-80%, com repetições exigindo o maximo de potencia, e a tecnica completamente perfeita. Isso constrói um grande volume de treino sendo possivel treinar mais frequentemente. E eu foco sempre em partes do movimento e certas fraquezas. A assistencia tambem não é o que WSB sugere. Então não, não sigo Westside.

Esse é um tópico importantíssimo.

Negada fala pacas de WSB aqui no fórum, mas não sabem do que se trata. A mania de amarrar as coisas acabou fazendo WSB, que é um conjunto de métodos (e por isso tem o Book of Methods), virar "ABx2" separado em upper/lower e heavy/light. E é o motivo de eu não recomendar WSB at all.

Vamos supor um iniciante em Squat. Se ele for pelo WSB, ele vai ter um dia para trabalhar ME - o que dá para adaptar sem descaracterizar completamente o dia - e um dia para DE, o que eu duvido que um iniciante siga sem descaracterizar completamente a ideia do treino. Na prática, vai ser um dia razoavelmente útil (ME) + um dia praticamente perdido (DE), ou então no mínimo não considerado como DE. Já um SS seria três dias razoavelmente úteis de agacho. Numericamente, eu já vejo uma vantagem.

Cuidado com essa afirmação. O powerlifting brasileiro vem se apoiando basicamente nessa prática "razoavelmente útil" por um bom tempo.

É por esse tipo de coisa que, na minha visão, um treino simplista cai melhor. Jogo o cara em um SS e ele já vai ter que agachar, com a mesma técnica, três vezes por semana. Isso em conjunto com um MWOD/afins em dias OFF já vai auxiliar MUITO com flexibilidade/mobilidade para a execução correta. Ao mesmo tempo, entrego a teoria dos WSB-like para que ele possa, gradualmente, passar de um método para o outro. Claro que o que eu estou dizendo não é a melhor opção 100% das vezes, já que nesse tipo de coisa não existe regra absoluta; claro, também, que eu acho que muita gente não compreende nem mesmo o 5x5 (justamente por achar que ele é uma desculpa pra aumentar peso todo treino e pronto, só isso)... eu costumo chamar os 5x5-like justamente de "treino de base" (e não "treino de força" ou "powerlifting") porque pra mim eles "brilham" nesse quesito: são simples teoricamente, aliam uma boa frequência de execução de movimentos sem complicar muito a vida da pessoa e permitem bastante flexibilidade nos dias OFF.

Eu acho que meus argumentos são facilmente derrubados supondo uma pessoa MUITO dedicada + um bom coach. Pegar alguém que entende de WSB, CnP, Sheiko ou coisa do tipo e coloca-la para ajudar um iniciante que também tem tempo e dedicação para seguir os conselhos certamente é perda de tempo seguir um 5x5, simplesmente porque esse iniciante poderia estar treinando 5x+/semana, fazendo um trabalho de mobilidade muito mais inteligente e progredindo absurdamente mais rápido... mas por eu achar que na prática essa situação dificilmente acontece, então eu prefiro os 5x5 na maioria dos casos pela facilidade de aplicação mesmo :P como eu disse, obviamente não acho o 5x5 melhor do que o WSB ou coisa do tipo, apenas acho que ele se encaixa mais no perfil de um iniciante.

Só tem um problema, Craw. Você acaba indicando 5x5-like pra quem não é iniciante. Então você tem um sujeito já com uma certa base estruturada, fazendo um agachamento com 20kg de uma barra olímpica. Ele vai passar 12 semanas ou mais agachando com uma carga abaixo até do que daria pra caracterizar um DE (em WSB). Tá, vai ganhar peso porque o gasto calórico é menor e ele não altera a dieta de acordo, vai se sentir melhor porque saiu da quebradeira que era o treino antes (um deload de 12 semanas faz bem pra qualquer SNC), e coisas do tipo. Mas o treino aproveita muito mal o tempo, e conforme avança, continua piorando... Ao invés de condicionar o sujeito a fazer mais, e continuar progredindo, diminui o progresso... É o mesmo que dizer que HIT é um bom treino...

Tá, tratando de um iniciante mesmo, treinando pra estética, sem nenhuma pretensão bodybuilder, mas o gordão que entrou na academia pra ganhar saúde e melhorar a aparência, que sequer consegue subir as escadas do prédio, esse sim vai se beneficiar de colocar uma barra vazia nas costas e agachar três vezes na semana. O magricela do WOW que não faz uma flexão de braço sem se apoiar nos joelhos, ok, esse também passa. Mas quero ver esse "treino de base" funcionar pra um não sedentário (que não é o perfil de quem procura um treino "alternativo", seja 5x5like, WSBlike, whateverlike) tão bem quanto um ME funcionaria, como um 5/3/1 funcionaria, no mesmo período de tempo...

Faz um tempo que estou procurando iniciar um treinamento mais miofibrilar. Eu iria começar o SS por pensar ser um treino base e de aprendizado, mas lendo este tópico vi que não é bem assim e fiquei na dúvida.

Faço o ABCDA (Perna 2x por semana), mas já uso todos os exercícios compostos que tem no SS. Seria mais benéfico eu iniciar o SS, posteriormente 5/3/1 e futuramente WSB. Ou começar com um WSB4SB?

Levando em consideração que primeiramente vou ler todo o treinamento antes de segui-lo, e o farei ao pé da letra, sem modificações próprias.

Desculpe se fugi do tema principal, mas ao ler este tópico fiquei com esta dúvida, e creio que não tem muitas pessoas experiente o suficiente para me auxiliar e pelo visto este assunto também é controvertido.

Se quiser pode ignorar meu post ou deleta-lo, mas realmente agradeceria se alguém me respondesse.

WSB4SB... Tá no nome: For Skinny Bastards. Acho que 78kg pra 1,77 de altura não é mais skinny ;)

Faça o 5/3/1. Mas faça a semana 5/3/1 virar 2/2/2. Craw is gonna hate :D

• Supermoderador
Postado

Quisso, quando eu entrei na academia eu era gordao e consegui perder uma boa quantidade de gordura mas nao estava evoluindo nas cargas. Depois de muito tempo treinando, eu fazia levantamento terra com 20Kg de cada lado e agachava com isso, e ambos com tecnica errada. Nunca tinha feito militar. Foi a busca por algum treino melhor (do que o que a academia passava, depois de 6-8 meses) que encontrei o SL5x5 e gostei bastante. Fiz ele e consegui bons resultados de carga. Parei pois estava em cutting e comecei apertar as calorias e nao estava mantendo a rotina (mesmo baixando agachamento para 2x na semana).

Eu talvez tivesse tido mais sucesso com outro estilo de treinamento, nao tem como saber, mas o SL pediu muito menos esforco para entender e trouxe bons resultados. Eu ainda penso voltar para ele no futuro, mas tambem quero continuar aprendendo sobre treinamentos e testar outras coisas.

Por falar nisso, esta todo mundo falando do SL/SS... quais as criticas quanto ao 5/3/1? :D

Postado

Cuidado com essa afirmação. O powerlifting brasileiro vem se apoiando basicamente nessa prática "razoavelmente útil" por um bom tempo.

Acho que não me fiz claro Quisso. Quando disse "um dia razoavelmente útil" seria supondo pegar um dia ME padrão WSB e aplicá-lo para um iniciante, já que nesse contexto o ME levemente adaptado torna-se razoavelmente útil, mas não extremamente já que mesmo com leves adaptações, ao meu ver, não preenche um dia de treino ideal para um iniciante. Não quis entrar no contexto do PL em si ou afins.

Só tem um problema, Craw. Você acaba indicando 5x5-like pra quem não é iniciante. Então você tem um sujeito já com uma certa base estruturada, fazendo um agachamento com 20kg de uma barra olímpica. Ele vai passar 12 semanas ou mais agachando com uma carga abaixo até do que daria pra caracterizar um DE (em WSB). Tá, vai ganhar peso porque o gasto calórico é menor e ele não altera a dieta de acordo, vai se sentir melhor porque saiu da quebradeira que era o treino antes (um deload de 12 semanas faz bem pra qualquer SNC), e coisas do tipo. Mas o treino aproveita muito mal o tempo, e conforme avança, continua piorando... Ao invés de condicionar o sujeito a fazer mais, e continuar progredindo, diminui o progresso... É o mesmo que dizer que HIT é um bom treino...

Não discordo de voce irmão, apenas acho que o seu exemplo foge levemente do que eu tendo a recomendar. Primeiramente, supondo um squat de 20kgs com barra olimpica, pra mim ainda é iniciante. Claro que só com esses dados é difícil analisar, mas a priori eu não vejo porque ele não se enquadraria no conceito de iniciante. Ainda, a questão de "12 semanas ou mais" entra justamente no que eu disse em resposta para o Frango: certamente não tento estabelecer uma regra absoluta; para alguns talvez baste 4-6 semanas, para outros 8-10, para outros 12... mais do que isso eu acho bem difícil ser necessário - até porque, reafirmando, eu vejo esses "treinos de base" como uma mera ponte para treinos mais complexos.

Quanto a parte final, concordo plenamente. A ideia é sim condicionar a pessoa cada vez mais, não tenho dúvidas (até porque eu também não gosto de HIT, embora não seja tão hater do método quanto voce :P), eu apenos não boto muita fé que uma pessoa, sem um belo auxílio, consiga aprender de cara alguns pilares dos WSB-like. Como eu sou a favor de "siga algo básico, mas siga direito" ao invés de "siga algo top, mas siga errado", eis o motivo de eu achar melhor a pessoa perder 4-12 semanas da vida com um treino não-tão-fodido-de-bom-assim do que arriscar pegar um treino fera e ficar patinando por falta de conhecimento e experiência.

Tá, tratando de um iniciante mesmo, treinando pra estética, sem nenhuma pretensão bodybuilder, mas o gordão que entrou na academia pra ganhar saúde e melhorar a aparência, que sequer consegue subir as escadas do prédio, esse sim vai se beneficiar de colocar uma barra vazia nas costas e agachar três vezes na semana. O magricela do WOW que não faz uma flexão de braço sem se apoiar nos joelhos, ok, esse também passa. Mas quero ver esse "treino de base" funcionar pra um não sedentário (que não é o perfil de quem procura um treino "alternativo", seja 5x5like, WSBlike, whateverlike) tão bem quanto um ME funcionaria, como um 5/3/1 funcionaria, no mesmo período de tempo...

Acho que aqui dá para citar outra coisa: muita gente que usa o 5x5 e 5/3/1 não o fazem pensando no PL, mas sim em aplicar o "PowerBuilding". Para quem está nessa situação, eu particularmente não vejo porque utilizar de certos pontos dos WSB-like, então - na minha opinião, é claro - fugir muito dos dois primeiros (5x5 ou 5/3/1) e seus semelhantes, para quem não visa o PL de fato, também não é uma forma inteligente de se treinar, vide que a pessoa teria que aprender coisas não necessariamente úteis. Seria algo próximo do princípio de Pareto, ou lei do mínimo esforço ou 80/20 ou etc. Mas confesso que essa opinião minha é extremamente viciada pelo o que eu vivenciei e senti que funcionou na prática, para mim. Eu tendo a ser mais minimalista quanto a treino porque é assim que gosto de treinar, então talvez de um ponto de vista mais geral/abstrato eu esteja dizendo besteira.

WSB4SB... Tá no nome: For Skinny Bastards. Acho que 78kg pra 1,77 de altura não é mais skinny ;)

Faça o 5/3/1. Mas faça a semana 5/3/1 virar 2/2/2. Craw is gonna hate :D

Faça o 5/3/1 ou o Starting Strength/StrongLifts. Aliás, Quisso, voce está levemente mais simpatizado com o 5/3/1 ou é impressão minha? E não vou hatear não, estou em um momento zen de minha vida :P

Mas só pra tentar concluir algo da minha opinião expressada nesses últimos posts, estou apenas tentando bancar o advogado do diabo e defender a aplicação do 5x5 em determinados contextos. Longe de mim querer afirmar que ele é de fato superior a outros métodos (até porque, obviamente, não é) ou coisa do tipo.

Abraços

Postado

E o que acham do meio termo misturar compostos e isoladores com um treino com certo volume por exemplo , meu treino de costas

Barra fixa-3x10-6

Terra-105 kg 3x5

Remada Cavalinho

Remada Curvada 3x12 42 kilos no total

Deixando Claro que viso uma execução o mais próxima da perfeita possível não curvo a lombar etc etc dou muita atenção mesmo para execução , ai por exemplo faço costas e triceps terça na sexta faço uma serie de barras fixas ,uma de paralelas ,e uma de supino ambas 3x para dar um estimulo e treino peito e bíceps no sábado sendo que na quarta no treino de ombro faço uma rosca alternada 3x12 , oque acham de um treino elaborado assim , é interessante teoricamente falando dar esses estímulos em outros dias levando em conta que para naturais muitos defendem maior frequência e menor volume tentei aliar o util ao util pois estou meio que sem tempo , então meu treino fica:

Segunda Feira:Abs Panturrilha

Terça:Costa triceps

Quarta:Ombros , Trapz (1 de biceps

Quinta off

Sexta abs , 3x supino reto,3x paralelas,3x rosca alternada ,3x extensora pensando em jogar um agacho

Sábado Peito e biceps

Domingo:Perna

Só postei o treino para tentar transmitir oque quero mais fácil , não estou querendo disvirtuar o tópico só quero saber se existe algum embasamento teorico para um treino assim

Postado

Pessoal, ja que estão citando bastante a questão do sobrecarregamento do SNC, alguem poderia aprofundar um pouco sobre o assunto??

O tal agachamento de 20 reps por exemplo feito 3 vezes na semana com um pouco mais de 1BW ja esta no ´´nivel`` de causar tal sobrecarregamento?

Postado

Craw e Quisso, posso estar falando bobagem, mas vou dar um pitaco aqui.

Vocês falam do 5/3/1 pra um cara iniciante. Pra fazer o 5/3/1, ele tiraria a RM dele e faria um ciclo de 4 semanas usando porcentagens em cima dessa RM dele. Então ele aumentaria 5~10lbs nessa RM e começaria outro ciclo baseando as porcentagens nesse novo número. A minha questão é a seguinte. Se o cara não é um completo iniciante, mas ele também não é avançado. Digamos que ele tenha tirado a RM do agacho dele e deu 80kg. Se esse cara estiver com um surplus calórico e descansando bem, daqui alguns dias (ou daqui 1 semana) ele pode voltar pra academia e tirar uma RM nova, que será maior.

O meu ponto é. Se ele não é um cara muito forte (exemplo do cara de 80kg no agacho), ele consegue em um treino agachar com 80kg e daqui uma semana agachar com 85, por exemplo. Se ele pode progredir "rápido" desse jeito, por que esperar 1 mês pra progredir 5~10lbs?

Não sei se fui claro o suficiente hehe. Eu posso estar errado, mas na minha cabeça, 5/3/1 é um treino pra quem já levanta cargas relativamente pesadas. O cara que a RM dele não muda todo treino, por exemplo.

Postado (editado)

Pessoal, ja que estão citando bastante a questão do sobrecarregamento do SNC, alguem poderia aprofundar um pouco sobre o assunto??

O tal agachamento de 20 reps por exemplo feito 3 vezes na semana com um pouco mais de 1BW ja esta no ´´nivel`` de causar tal sobrecarregamento?

kra isso vai variar de acordo do nivel do atleta e da % q 1xBW representa pra ele.......tem atleta q 1xbw eh 40% da RM ou seja uma coisa ridicula, agora se vc ker pegar um mortal qualquer q 1xBW eh 70% da RM dele provavelmente ele n vai nem fazer as 20 reps

Craw e Quisso, posso estar falando bobagem, mas vou dar um pitaco aqui.

Vocês falam do 5/3/1 pra um cara iniciante. Pra fazer o 5/3/1, ele tiraria a RM dele e faria um ciclo de 4 semanas usando porcentagens em cima dessa RM dele. Então ele aumentaria 5~10lbs nessa RM e começaria outro ciclo baseando as porcentagens nesse novo número. A minha questão é a seguinte. Se o cara não é um completo iniciante, mas ele também não é avançado. Digamos que ele tenha tirado a RM do agacho dele e deu 80kg. Se esse cara estiver com um surplus calórico e descansando bem, daqui alguns dias (ou daqui 1 semana) ele pode voltar pra academia e tirar uma RM nova, que será maior.

O meu ponto é. Se ele não é um cara muito forte (exemplo do cara de 80kg no agacho), ele consegue em um treino agachar com 80kg e daqui uma semana agachar com 85, por exemplo. Se ele pode progredir "rápido" desse jeito, por que esperar 1 mês pra progredir 5~10lbs?

Não sei se fui claro o suficiente hehe. Eu posso estar errado, mas na minha cabeça, 5/3/1 é um treino pra quem já levanta cargas relativamente pesadas. O cara que a RM dele não muda todo treino, por exemplo.

vc deve ter mal interpretado o 5/3/1 ele n limita o seu progresso a 5-10lbs, ele se expressa claramente q ele n quer q vc quebre seu recorde simplesmente pondo mais peso logo de kra, e comece o programa quebrando sua RM por reps, no livro esta td MUITO bem explicado e recomendo q vc leia.....talvez a grande desvantagem pro iniciante nesse treino eh q o Jim meio q deixa q vc escolha livremente a forma q vc vai usar os exercicios de assistencia e descubra o q vc acha melhor

talvez o grande argumento contra esse programa pra qm ja ta mais na frente eh q ele trabalha mt com uma RM estipulada sem de fato levantar o numero real.....se alguem ver outros motivos e tiver como explicar tb eh bem vindo =D

Editado por Budega
Postado

Mas por exemplo, essa questão do SNC é pra cada exercicio ou pro geral? :P

Não acho nada sobre o assunto quase..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...