Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Coluna: O Passo Para Trás De Dana White E A Injustiça Com Cigano

Posts Recomendados

Postado

Coluna do blog MMA Por Dentro da Arena publicada hoje no jornal O Globo:

Dana White nunca deu um passo errado. Sob o comando dele, o UFC se tornou uma marca bilionária. Até 2001, valia apenas de 2 milhões de dólares. Dana criou as regras necessárias para tornar o MMA um esporte mais seguro e regulamentado pelas comissões atléticas. Se aliou a políticos, atores e celebridades para passar uma imagem mais nobre desse esporte e conquistar um público maior. Nunca criou um ranking oficial no UFC por medo de que isso fosse um incentivo para a combinação de resultados que o obrigassem a escalar um determinado atleta numa luta pelo cinturão. No passado, eventos gloriosos como, por exemplo, o Pride e o Elite foram acusados de proteger atletas e promover lutas em que escolhiam o vencedor. Isso nunca aconteceu no UFC. Mas a reputação antes irrepreensível do maior evento de MMA do planeta agora corre risco.

Dias atrás o próximo desafiante ao cinturão peso-pesado do UFC, Alistair Overeem, acabou flagrado num exame antidoping com 14 vezes mais epitestosterona no corpo do que o normal. O correto seria o UFC cortá-lo da luta pelo titulo e escalar um novo oponente para enfrentar o campeão Júnior Cigano. Mas o UFC não planeja fazer isso. Dana admitiu que não tem um plano B caso Overeem seja impedido de lutar. Ele insistiu para que a Comissão Atlética de Nevada conceda um licença especial ao holandês e autorize o combate. Uma atitude inédita e absurda. Dia 26 de abril esse caso será decidido.

Cigano não está nada contente com a dúvida sobre quem, enfim, o enfrentará. Nomes foram ventilados na imprensa e alguns deles têm o jogo completamente diferente do Overeem. “Meu treino está sendo todo focado para o Overeem, se mudar terei que formular uma nova estratégia”, - me disse Cigano. “Preciso saber o quanto antes quem será o oponente!”, - comentou apreensivo o atleta nascido em Santa Catarina, mas baiano de coração.

Com 14 vitórias e uma única derrota no cartel, Cigano é um atleta que nunca fugiu à luta. E jamais fugiria de Overeem, mesmo que ele lute dopado. Mas o catarinense bom de boxe não esconde que seria um combate injusto. Um desrespeito ao MMA. Palavras dele:

- Caso a luta aconteça lutarei com prazer, mas posso dizer que caso se comprove o uso ilegal de substâncias será um desrespeito ao esporte e algo desleal comigo. A proporção de testosterona que há no corpo dele pode aumentar em 30% a força dele e a agressividade dele, me disseram gente que sabe do assunto. Realmente vai ser injusto a luta, mas como lutador estarei pronto para enfrentar qualquer um.

Cigano vai além. Taxa de falso um campeão que se valha de doping. Pede mais rigor na fiscalização de atletas. Mais testes surpresas como fizeram nele e em Overeem semanas atrás. O que disse Cigano:

- Se a comissão atlética e o UFC quiserem eu vou lutar com ele. Sou lutador e estarei lá para lutar, mas isso com certeza será um desrespeito ao MMA e ao quão sério é esse esporte. Isso vai ser injusto também, será injusto comigo. Nunca usei desses artifícios para ganhar força. Acho que o certo seria fazer exames de sangue nos lutadores como é feito nas olimpíadas, e não o de urina, já que o de sangue é mais fácil de detectar essas substâncias ilegais. A gente quer saber quem é o melhor de verdade. Não adianta ser o melhor mentiroso. Ser um campeão do mundo falso fazendo o uso de um monte de droga, isso não é ser campeão. Posso dizer claramente que sou o campeão sem nunca ter feito o uso de nenhum artificio ilegal para poder chegar lá. Sou a favor de testes ainda mais rigorosos para avaliar se alguém se dopou. Tem que ser um esporte limpo e esses testes surpresas deveriam ocorrer mais. Se o Overeem estiver mais agressivo e forte ele resistirá mais aos golpes e isso será complicado para mim. Caso eu perca será injusto. Ele não terá lutado melhor do que eu, terá lutado dopado.

Ledo engano quem acha que Cigano considera o Overeem a maior ameaça ao trono de campeão. Para o brasileiro, o ex-campeão Cain Velasquez ainda é o desafio mais perigoso entre os pesados. Cigano também põe em dúvida o passado glorioso de Overeem que carrega na bagagem três cinturões. Mais palavras dele:

- Acho muito curioso ele ter ganhado três cinturões sem nunca ter sido pego no antidoping e logo de cara no UFC acaba sendo pego. Ele seria um bom desafio pra mim, mas meu maior desafio eu passei na luta pelo título contra o Cain. Ele é o que mais se destaca e seria um grande desfio para mim. O Overeem seria um desfio bom, mas não seria meu maior desafio. Ele falha no condicionamento físico e na velocidade. Ele amedronta os leigos, mas quem sabe o que é ser um lutador sabe que ele não seria meu oponente mais difícil. A gente sempre diz que o próximo desafio será o mais difícil, até para se preparar mais, mas não acho que o Overeem seria meu maior desafio.

Em breve Cigano saberá se enfrentará o holandês dopado ou se escalarão um novo oponente. Mark Hunt e Frank Mir foram citados como possíveis desafiantes. “Se entrar qualquer um outro, tem que ser alguém que mereça lutar pelo cinturão e nesse momento só o Frank Mir merece lutar pelo título”, - decretou o campeão. Apesar dos apelos de fãs essa luta foi descartada por Dana White já que Mir tem luta programada contra Cain Velasquez. Sem plano B, o cartola apelou para um plano ainda mais sagaz e que põe na berlinda o legado de evento sério construído pelo UFC ao longo de anos. Um bombado vs o verdadeiro atleta. Parece até cena do filme Rocky 4, quando o soviético Ivan Drago no auge do doping enfrenta Silvestre Stallone e o massacra por quase 12 rounds. No fim, Stallone vence e o boxe sai glorificado do cinema. Na vida real o enredo pode ser bem diferente e o final dessa história pode melar a imagem do MMA. A conferir!

Ótimo texto!

Postado

Realmente muito bom o texto.

Infelizmente é o que tudo indica que irá ocorrer, Dan conseguirá a liberação do Overeem, já que o mesmo afirma que não possui uma segunda opção. Provavelmente 80% dos ingressos da luta já estão vendidos, ele não iria devolver esse valor arrecadado e muito menos ele irá querer perder o investimento do marketing desse combate. Triste em saber que um grande espetáculo poderá ser manchado por algo como isso, sempre soubemos que existia drogas no meio marcial, mas chegar ao ponto de um dos maiores investidores do mercado de lutas APOIAR o uso é terrível.

O Cigano é guerreiro, se essa luta ocorrer, vou torcer para que ele nocauteie com uma bela porretada na cara do OverRUIM Bombado.

Go Cigano \o

Postado

o nível de testo deu 14x acima do considerado normal, Tenso demais.

achei que a comissão atlética não ia liberar mesmo soltando muita grana, mas acho que não vai dar outra...

Postado

a cara como os dois usam então eu estou torcendo pra rolar mesmo essa luta, pra quem é do meio sabe que isso não vai fazer diferença na hora do vamo vê.

Cigano vs Overeem talvez é a luta mais aguardada dos HW de 2012

Postado

Putz, que circo.

Não sei o que é pior, se o circo ou a choradeira hipócrita.

Quer dizer que é só o "maldito" Overeem que usa esteróides, mais ninguém usa?!!??!

Todos os demais são puros e naturais?

Ah vá...

Falow tudo ... pelo amor de deus né ... não tem um ali que se salva ... o engraçado são as palavras do cigano "nunca usei nada ilicito", bom até ai o overeem também não ... o dele deu 14 vezes a mais, e dos outros lutadores? só 12 vezes .... hahahahaha

Postado

Levando em consideração que produzimos em média 7mg por dia

14 vezes seriam 98mg

Só para ficar fácil a conta, ele estaria tomando em média 700mg de testo por semana o que dariam 100mg/dia

Mas. . . claro que não ocorre assim a liberação da droga não é feita dessa forma exata, é como os efeitos de um ciclo são acumulativos, aumentando os níveis séricos a cada aplicação.

Dependendo de quando ele começou, se é que começou, pois pode ser do tipo que cicla o ano todo.

Enfim vai saber né.

Postado

Levando em consideração que produzimos em média 7mg por dia

14 vezes seriam 98mg

Só para ficar fácil a conta, ele estaria tomando em média 700mg de testo por semana o que dariam 100mg/dia

Mas. . . claro que não ocorre assim a liberação da droga não é feita dessa forma exata, é como os efeitos de um ciclo são acumulativos, aumentando os níveis séricos a cada aplicação.

Dependendo de quando ele começou, se é que começou, pois pode ser do tipo que cicla o ano todo.

Enfim vai saber né.

isso vai variar de acordo com o tipo de testosterona usada também né ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...