Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Estou mantendo um treino com pesos segunda, quarta e sexta, seguidos de 20 minutos de aeróbicos em baixa intensidade nesses dias, e na terça e quinta apenas aeróbicos, 1 hora, de baixa intensidade.

Vou começar a tomar termogênico e me surgiu uma dúvida:

Qual o melhor jeito de perder gordura sem perder massa, usando o termogênico? Tem gente que toma e faz aeróbicos intensos, já que o termo dá um gás a mais e permite vc queimar mais calorias, porém, fazendo exercícios intensos (cerca de 80-85% da FMC) vc acaba perdendo massa magra significativamente.

Então, queria saber de vocês, qual seria a melhor mescla de treinos nesse caso:

a) Treino com peso e aeróbico de baixa intensidade (65% da FMC)

B) Treino aeróbico apenas e sempre intenso

c) Treino aeróbico apenas e sempre baixa intensidade (fat burn)

d) Treino com peso e aeróbico intenso (cardio 85% da FCM)

Pela lógica, é claro que fazer apenas aeróbicos intensos dariam uma queima calórica maior de todos esses casos, mas também viria uma perda de MM grande pois não tem treino com pesos. E também uma perda de força provavelmente.

Se eu já faço o treino de pesos e aeróbicos de baixa intensidade, agora tomando o oxy, se eu mantiver esse treino do jeito que está, simplesmente vai aumentar a queima calória durante o dia, e talvez um pouco no treino mas pelo simples efeito do termo em si.

Quer dizer, será que estarei "desperdiçando" o potencial do termogênico assim?

E aí, o que vocês acham?

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Bruno,

normalmente a perda de massa magra em aeróbicos não é muito significativa, em torno de 5% das calorias gastas são oriundas de aminoácidos (então se você gasta 400 kcal em um aeróbico, serão 20 kcal de aminoácidos, ou 5g). Vai ser significativa se a frequência for alta, a duração alta e sua dieta não tiver proteína em quantidade suficiente.

O ideal para minimizar a perda de massa magra é não ter um déficit calórico elevado na dieta, manter a intensidade nos treinos com pesos e consumir proteína em quantidade suficiente.

Se você não treinar com pesos você irá perder massa magra; não há por que o corpo manter o que você tem se você retira o estímulo para isso.

Para as opções que você colocou, considerando que o aeróbico de baixa intensidade tenha duração maior de forma a ter o mesmo gasto calórico que o de alta intensidade, a opção A seria a melhor.

Quanto ao termogênico, o oxy vai aumentar muito pouco o seu gasto calórico. O maior efeito dele é a inibição do apetite, que te permite comer menos ou comer o mesmo passando menos fome.

Abraços

Postado

Ficaria legal, intercalar os dias , tipo :

Segunda: Treino

Terça: Aero

Quarta : Treino

Quinta : Aero

Sexta : Treino

Particularmente, pra queimar gordura , eu prefiro fazer HIIT, acho uma das melhores técnicas, se você tiver uma dieta bem estruturada e um bom treino com pesos...

Postado

Opa, valeu pelas respostas!

@mpcosta82: No meu caso, os treinos serão sempre de mesma duração, independente de qual for seguir. O que significa que se eu fizer o aeróbico de baixa, então queimarei menos calorias. Mas não entendi essa, se apenas 5% de calorias é proveniente de aminoácidos, porquê então os próprios equipamentos e a crença popular de que é melho manter em 60-65% da FCM pra queima de gordura? se eu fizer intenso, queimarei mais calorias, e portanto, se estou sem cómer há algumas horas, imagino que a exergia terá que vir da gordura meio que obrigatoriamente, certo? É melhor queimar mais calorias num exercício intenso, ou menos calorias mas na frequência dita "apropriada" para queima de gorduras?

@Kauem: Esse treino que vc postou é jutamente o que eu to fazendo, ocmo informei no tópico. Só que além dos aeróbicos de terça e quinta, também faço 20 minutos nos dias de treino com pesos, após o treino de peso. E quanto ao HIIT, eu não tenho feito pois treino de  noite e creio que fazendo esse tipo de treino, isso possa atrapalhar o meu sono, que já possui menod de 8 horas por dia... Não sei com certeza se o HIIT realmente afeta o sono nesse caso, mas é o que dizem...

Postado

Quando eu fazia o HIIT, eu fazia ele as 21:30 e ia dormir 22:20 por aí, e meu sono era tranquilo !!

To em cut com o SL , mas não faço aero não, são 3xAgachamento na semana, se eu fizer aero, não dá tempo de recuperação pro músculo manja ?

Ou faço no mesmo dia ou não faço!!

• Supermoderador
Postado

Opa, valeu pelas respostas!

@mpcosta82: No meu caso, os treinos serão sempre de mesma duração, independente de qual for seguir. O que significa que se eu fizer o aeróbico de baixa, então queimarei menos calorias. Mas não entendi essa, se apenas 5% de calorias é proveniente de aminoácidos, porquê então os próprios equipamentos e a crença popular de que é melho manter em 60-65% da FCM pra queima de gordura? se eu fizer intenso, queimarei mais calorias, e portanto, se estou sem cómer há algumas horas, imagino que a exergia terá que vir da gordura meio que obrigatoriamente, certo? É melhor queimar mais calorias num exercício intenso, ou menos calorias mas na frequência dita "apropriada" para queima de gorduras?

Qual é a duração do seu aeróbico?

Dependendo de quanto for, a diferença entre baixa/alta intensidade é pequena. Correndo meia hora a uma intensidade moderada você vai gastar umas 300 calorias; não é muita coisa. Se fizesse em intensidade baixa talvez gastasse umas 200-250.

E se fizer HIIT, o gasto calórico também não será muito alto, já que metade do tempo você passa descansando.

HIIT ainda tem um problema - não dá pra fazer muito frequentemente, ou você vai ter problemas de recuperação nas pernas. Ele é bem desgastante.

Por outro lado, ele usualmente diminui seu apetite, o que sempre é bom em dieta hipocalórica.

Essa crença de que você deve ficar entre 60-65% da FCM é porque a partir daí você queima cada vez mais carboidratos como fonte de energia (começa a depletar o glicogênio). Ou seja, durante o aeróbico você queima menos gordura.

Mas isso não faz diferença - mais cedo ou mais tarde você terá de repor o glicogênio gasto, e quando fizer isto seu corpo irá queimar gordura como fonte de energia. Por isso que as calorias importam. Se você tem a opção de fazer um aeróbico com um pouco mais de intensidade, vai queimar mais calorias, e mais gordura no final das contas. Mas a diferença pode ser bem pequena, como no exemplo acima.

A não ser que seu aeróbico seja intenso, longo e frequente, o gasto calórico dele não vai ser grande em comparação com o que você pode fazer na dieta.

Considere um aeróbico feito 4 vezes na semana, e que gaste 300 calorias. São 1200 ao final da semana; na média, menos de 200 kcal por dia.

Compare com uma redução calórica que você faça na dieta - é bastante simples reduzir 500 kcal, imagina 200. Então, a não ser que você faça bastante aeróbico, é mais fácil obter a redução de calorias na dieta.

Outra coisa que ajuda muito é se "mover" mais durante o dia. Andar mais, levantar-se com frequência se você trabalha sentado, esse tipo de coisa.

Abraços

Postado

Então, eu me movo muito pouco pois trabalho no escritório aqui e ,tirando  as levantadas pra pegar água e mijar, poucas vezes saio da cadeira. Em compensação, nos treinos eu faço 1 hora de musculação, que deve me queimar umas 300 kcal, e mais 20 minutos de aeróbico que me queimam 200 calorias. Nos dias de aeróbico puro, eu queimo mais de 600 kcal.

No final da semana, só de treinos deve dar 2700 kcal mais ou menos. Se eu aumentar o treino pra alta intensidade no dia de aeróbico, talvez consiga queimar umas 800-900 kcalorias em uma hora, mas ficando extremamente cansado. A dieta, já to consumindo poucas calorias. Tomo um café com iogurte sem gordura, aveia, banana, mel, granola, castanha. Depois só no almoço vou comer denovo, aí um prato caprichado, mas sem gorduras além do que já tem nas carnes de peixe/frango, só com salada de legumes, vegetais, proteínas e um pouco de azeite.

A noite umas torradas com patê de atum, uma fruta, queijo branco, e depois um shake de caseína pra dormir. Deve estar em torno de 2200-2500 calorias eu acredito. Mas o gasto calórico em 3000 por dia. Não é um défict grande mas é assim que prefiro manter.

Vou tentar fazer hoje esse treino mais intenso pra ver quantas calorias a mais eu consigo queimar, manter a dieta com poucas calorias, e até diminuir talvez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...