Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo Sobre Frequencia De Treino Para Naturais


MARTINS-NR

Posts Recomendados

Fala Craw69

Essa explicação que vc dá a respeito da frequência de estímulos é muito boa e coerente do ponto de vista fisiológico mas eu fiquei com algumas dúvidas:

1. Como um atleta natural que treina pernas, por ex., apenas 1 vez por semana, consegue ter um algum resultado positivo na hipertrofia local desses músculos?? Se o estímulo anabólico durar apenas 48 ou até 72, o catabolismo presente no restante dos dias não iria ser predominante?

2. Pra mim ainda não é claro qual deve ser a intensidade do treinamento de um músculo para que seja possível treiná-lo 2 ou 3 vezes por semana. Por exemplo, nos últimos tempos meu treino tem sido AB e no dia de upper body eu faço apenas um exercício para peito (supino reto) e eu vario entre 5x5 ou 3x8 ou ainda 4x8 mas eu sempre me questiono se eu deveria encaixar mais um exercício para peito, talvez supino inclinado ou me preocupo se o volume está elevado para um treino com uma frequencia tão alta. Isso pra mim é mto confuso. Qnd eu treinava HST eu acha que os músculos não eram bem trabalhos com apenas 2 séries de cada exercício (eram 2 no geral para cada músculo).

E se der pra vc dar uma força na minha pergunta a respeito da WD lá no tópico do Guia como vc indicou eu agradeço mesmo! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ruazevedo,

1) Como eu disse, nao existe apenas anabolismo e catabolismo, mas tambem anti-catabolismo. Voce treina, o musculo recebe o estimulo para crescer e após o pico de anabolismo passar, nao significa que vá ocorrer catabolismo, apenas "fica na mesma" (ou seja, anti-catabolismo, de uma forma beeeem didatica).

2) Isso vai da pessoa, do método que ela quer seguir etc. Nao existe padrão. Voce pode muito bem adequar o volume de treino da forma que mais te agradar, mas pra isso voce precisa ter o já citado: conhecimento téorico + conhecimento prático do seu próprio corpo; eu, por exemplo, tenho facilidade em ganhar biceps então mal o treino diretamente, já pernas eu respondo melhor a mais volume então meu treino atual (FullBody 3x/semana) tem 5-8 series de agacho todo dia.

E vou olhar o tópico lá :)

Abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria muito entender o que o Craw tenta "pregar".... mas acabo ficando mais confuso com o que fazer, sou meio burro pra entender essas teorias

Lendo só esse tópico não é o suficiente mesmo cara, sugiro ler a maioria dos que estão listados no "Melhores tópicos da seção treinamento" e o meu diário (fechado a um bom tempo, só jogar "diario do craw" no google). Dá pra encontrar tudo isso também em debates gringos, mas ai complica porque voce vai ter que saber no minimo ingles e ter paciencia pra ficar cacando artigos, estudos e discussoes. Eu tento resumir de forma pratica e convincente o que tem de mais atual e aceitado como melhor opcao para os naturais, mas só isso tambem; tudo o que eu "prego" é apenas repasse de informacao (como eu gosto de dizer), nao é nada que eu inventei, deduzi ou coisa do tipo.

Só espero que a galera entenda que eu não ganho nada em converter alguem para esse tipo de treinamento, então não me julguem no sentido de "ele quer transformar os outros" ou coisa do tipo :P quem tiver bons argumentos para refutar o que eu coloco, fique a vontade para expor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, ao ver esse tópico lembrei de ter visto em um bolg algo a respeito.Procurei e achei o lugar onde Madilson Medeiros, personal trainer, decacampeão cearense de fisiculturismo, formado e especializações e tals, posta em seu blog o seguinte item:

* Descanso Insuficiente Para Realizar Novo Treinamento: Outro deslize bastante comun.Na idéia de "quanto mais melhor" muitas pessoas acabam repetindo o treino sem respeitar o tempo de recuperação ideal. Entendo que o treino foi uma fonte de estresse, é fundamental que haja tempo suficiente para que o trauma seja reparado e que existam condições para se reaçizar o mesmo esforço novamente. Aqui podemos identificar um erro dentro do outro: Alguns se baseiam pela sensação da DMIT(dor muscular tardia), e supõem que, quando cessar a dor, estarão prontos para um novo treino. LEDO ENGANO! Quando cessar a dor tardia, é sinal de que os processos inflamatórios ocorridos no interior na fibra muscular acabaram, porém o crescimento e a reparação começam justamente neste momento. Cuidado com esta percepção, não se engane. Dê um dia extra de descando quando a DMIT desaparecer e só então, treine o grupo muscular em

questão.

Ou seja, acho dificil uma pessoa ter uma recuperação rapida da DMIT, depois de ter um treino "pesado" como a maioria gosta de ter( até a falha). Vendo isso se voçe quer treinar 2x ou 3x na semana um determinado musculo voçe teria que dar menos estresse( volume) no treino para não sofrer dias e dias de DMIT???

Link do texto : http://madilsonmedeiros.blogspot.com.br/2011/04/os-erros-mais-frequentes-na-musculacao.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Craw, muitos dos ABCD e ABCDE que os naturais do forum usam aqui, como por exemplo

Peito

Costas

Perna

Ombro

Braços

Olhando pelo lado da metodologia Direto / Indireto, percebe-se que os braços estão sendo estimulados 2x, uma como sinergistas nos treinos de peitoral e costas e diretamente no próprio treino de braços, E É AQUI ONDE QUER CHEGAR.

Por isso existem tantos naturais braçudos e peitoral e costas nao tão proporcionais, como o artigo do topico diz e o BodyBuilder Fernando Sardinha em entrevista aqui no forum mesmo disse, pra aos naturais o melhr é frequencia e um treino nao tao intenso assim para proporcionar recuperação mais rapida, tende a ser eficiente, porem há sua excessões e preferencias é claro.

Para quem gosta da divisao do ABCDE, da para adapta-la como um ABC1.5 algo assim:

Peitoral

Costas

Pernas

Peitoral / Ombros

Costas / Braços

Só que para ficar interessante poderia usar a metodologia que o Andre VitaFIT usa, no inicio da semana usa exercicios compostos e com +carga, na intenção de romper bem as fibras e causar o maximo possivel de rupturas, e para o final da semana usar exercicios isolados com menor carga e mais repetição, com o objetivo de "pump", acumular sangue (nutrientes) no local para recuperação e etc.

Lendo esse topico e refletindo nas teorias do Andre e do Craw e agora postando com minhas palavras, ate eu ja me convenci disso e estou montando meu proximo treino hahaha.

Fala galera, ao ver esse tópico lembrei de ter visto em um bolg algo a respeito.Procurei e achei o lugar onde Madilson Medeiros, personal trainer, decacampeão cearense de fisiculturismo, formado e especializações e tals, posta em seu blog o seguinte item:

* Descanso Insuficiente Para Realizar Novo Treinamento: Outro deslize bastante comun.Na idéia de "quanto mais melhor" muitas pessoas acabam repetindo o treino sem respeitar o tempo de recuperação ideal. Entendo que o treino foi uma fonte de estresse, é fundamental que haja tempo suficiente para que o trauma seja reparado e que existam condições para se reaçizar o mesmo esforço novamente. Aqui podemos identificar um erro dentro do outro: Alguns se baseiam pela sensação da DMIT(dor muscular tardia), e supõem que, quando cessar a dor, estarão prontos para um novo treino. LEDO ENGANO! Quando cessar a dor tardia, é sinal de que os processos inflamatórios ocorridos no interior na fibra muscular acabaram, porém o crescimento e a reparação começam justamente neste momento. Cuidado com esta percepção, não se engane. Dê um dia extra de descando quando a DMIT desaparecer e só então, treine o grupo muscular em

questão.

Ou seja, acho dificil uma pessoa ter uma recuperação rapida da DMIT, depois de ter um treino "pesado" como a maioria gosta de ter( até a falha). Vendo isso se voçe quer treinar 2x ou 3x na semana um determinado musculo voçe teria que dar menos estresse( volume) no treino para não sofrer dias e dias de DMIT???

Link do texto : http://madilsonmedei...musculacao.html

Pois é, ai vira uma bagunça total.....uns dizem que é muito descanso, outros dizem que é pouco...há quem diga que pode sim treinar com dor tardia de treino, outros não....enfim, como muitos falam, você deve absorver isso e de uma certa forma filtrar e aplicar na pratica e ir conhecendo se corpo, por isso musculação e principalmente para os naturais devemos ter tanta paciencia, sao muitas coisas a serem aplicadas e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikaka

Antes de tudo, cientificamente dizendo a explicacao do Madilson sobre DMT e processo inflamatorio não é a mais aceitada atualmente. Cada vez mais se descobre que o processo inflamatório é essencial no processo de hipertrofia (processo inflamatório "normal", não excessivo!); citei alguns estudos e expliquei algumas coisas neste tópico (não vou repetir novamente o que foi dito no tópico, ele é bem pequeno então não é cansativa a leitura). O ponto aqui é: bioquimicamente o corpo não espera a DMT passar para iniciar o anabolismo como o Madilson afirmou, seria quase o contrário disso.

Sobre como treinar, novamente o que eu opinei na primeira pagina. O treino é formado por uma série de fatores os quais precisam ser equilibrados. Não adianta aumentar frequencia para 2-3x/semana e querer treinar com a mesma intensidade/volume que alguem que treina com 1x/semana; deve existir um balanco entre estimulo e descanso muscular. Aqui no fórum já tem alguns vários tópicos mostrando que, tanto cientificamente quanto na pratica, a importancia da DMT para o processo de hipertrofia é minima/inexistente; então sim, a pessoa que busca treinar com mais frequencia deve treinar com menos intensidade se comparado com aquele que treina 1x/semana. Eu particularmente não sinto DMT 99% das vezes (só quando fico 7+ dias parado e olhe lá) justamente porque acho mil vezes mais importante treinar o musculo com maior frequencia do que o contrario.

@Thiago

Concordo. Alias, uma das poucas divisoes ABCDE que eu gosto (e que nao fica exatamente ABCDE, mas é 5x/semana):

Pernas

Peito

Costas

OFF

Pernas

Upper Body

OFF

Repete

É uma das poucas divisoes nesse sentido que treina todo e qualquer musculo 2-3x/semana. E não vou mentir, amei as partes em que o Sardinha falou na entrevista que naturais devem treinar com mais frequencia e menor intensidade, e também valorizou as periodizações incluindo treinos de força mesmo para BodyBuilders (duas coisas que eu venho "pregando" por quase 2 anos aqui no fórum) :P voce pode colocar quanto estudos quiser, citar pessoas que seguem e tem excelentes shapes... mas um profissional competidor falando a mesma coisa sempre traz mais credibilidade.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai no caso, pra quem optar por revesar o treino de pernas como foi citado, por exemplo: colocando um treino com + intensidade, carga e tal, e outro com pouca intensidade, pouco peso e talvez até um agachamento profundo. Deve escolher a ordem desses treinos pelo conhecimento do próprio corpo também né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...