Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe Alimentos Que Ajuda O Esvaziamento Gástrico?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Queria sbaer se existem alimentos que ajudam o precesso de esvaziamento gástrico. Ja ouvi falar que a agua ajuda, é vdd?

Obs: queria saber disso e saber se promovendo um melhor esvaziamento gástrico é mais fácil eu comer mais. Pois tenho a impressão que meu esvaziamento demora e isso prejudica pois quando vou comer estou muito cheio, tem algo a ver?

Me desculpem se viajei bonito. Hehehe

:P

Editado por Visitante

Publicidade

Postado

se tá perguntando se água ajuda é pq vc não deve tar bebendo mta água...

pessoas que comem mta proteína na dieta são recomendadas a beberem muita água, pois a água facilita a eliminação dos resíduos amôniacos..

Postado

se tá perguntando se água ajuda é pq vc não deve tar bebendo mta água...

pessoas que comem mta proteína na dieta são recomendadas a beberem muita água, pois a água facilita a eliminação dos resíduos amôniacos..

Ele ta Perguntando se Existe alimentos que ajude na Digestao dos alimentos pois tipo se ele almoça 12:00 e na outra refeiçao é 15:00 e ele ta com a barriga cheia dai fica dificiu comer entao ele quer saber se tem algum alimento que ajude no esvaziamento do alimentaçao passa nece caso o almoço ''/
Postado

Ele ta Perguntando se Existe alimentos que ajude na Digestao dos alimentos pois tipo se ele almoça 12:00 e na outra refeiçao é 15:00 e ele ta com a barriga cheia dai fica dificiu comer entao ele quer saber se tem algum alimento que ajude no esvaziamento do alimentaçao passa nece caso o almoço ''/

EXATAMENTE leo
Postado

Andei pesquisando e parece que o alface ajuda mesmo, porém só quando consumido cru, confere?

Postado

Carboidratos de alto IG , pois eles fazem a digestao rapida , igual quando tu come um pratao de macarrao , e depois de pouco tempo ja esta com fome de novo !

os carboidratos de alto IG sao os que o esvaziamento gastrico ocorre mais rapido !

Postado

não, algo doce não vai te ajudar no esvaziamento gástrico de uma refeição grande não.

O usuário aí de cima ta falando de uma refeição com carboidrato isoladamente.

Água também não vai facilitar o processo não

O esvaziamento gástrico é regulado por mecanismos hormonais e neurais. O que é fundamentalmente regulado no esvaziamento gástrico é liberar o bolo alimentar pra o duodeno à medida que esse consiga processar o quimo que lá está.

Resumindo: o estômago funciona como um reservatório, que vai liberando o bolo alimentar aos poucos à medida que o duodeno processa o que já passou.

Esclarecida essa ideia principal, algumas considerações:

1 - A velocidade com a qual o bolo alimentar é transferido pra o duodeno não excede a velocidade com a qual a gordura pode ser emulsificada pela bile.

2 - A velocidade com a qual o bolo alimentar é transferido pra o duodeno não excede a velocidade com a qual os ácidos estomacais são neutralizados pelas secreções pancreáticas.

3 - A velocidade com a qual o bolo alimentar é transferido pra o duodeno não excede a velocidade com a qual outros componentes são digeridos no intestino delgado.

O que realmente atrasa o esvaziamento gástrico:

ácido no duodeno

produtos de digestão de gorduras

Os outros fatores não chegam a atrasar significativamente, só se você tiver algum problema genético de produção de enzimas proteolíticas ou de regulação de pressão osmótica.

Ou seja, nenhum alimento que você coma a mais vai te ajudar no esvaziamento gástrico (a não ser que tenha conteúdo enzimático, eu já ouvi falar em chás que aceleram, ou medicamentos que interferem nos próprios reguladores hormonais e enzimáticos do trato gastrointestinal).

O que você pode manipular é a combinação das refeições em determinados horários que você não queira atrasar o esvaziamento. No caso, comeria refeições com menor teor de gordura, ou proteínas de digestão mais demorada, ou carboidratos de menor IG ou refeições com menos fibras em momentos específicos (antes do treino, por exemplo), e deixaria esse tipo de refeições pra outros horários.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...