Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

e eu já não acredito que a mídia "sódio mata, não ingira nada" possa fazer a sociedade na era do sódio conseguir fazer a fração água/sódio chegar a níveis patológicos.

Eu também não, por isso que nao falei da sociedade em geral e sim de pessoas com um pouco mais de consciencia sobre dieta/saude :)

Tenho certeza quase absoluta que se der uma olhada na literatura epidemiológica, esses casos somem na quantidade absurda de relatos de distúrbios de coagulação, sistema imune, litíase, até quadros de indisposição relatados por vc, e a infinidade de doenças renais causadas por baixa ingestão de água.

Também concordo plenamente, mas nao entendi o porque dessa colocação. Em momento algum eu tentei comparar os quadros clinicos de baixa ingestão de água (e aqui eu diria bem menos do que os 2Ls) com os da relação muita agua/pouco sódio, apenas citei que este segundo caso pode ser problematico e muitas vezes é esquecido.

Pra a fração água/sódio levar a um quadro desses, tem subnutrição no meio, anorexia, bulimia (uma dieta com déficit de 60% pelo menos). Acredito que numa dieta normal há sódio pra muitos e muitos litros de água.

Discordo. Ninguém precisa ter anorexia pra sofrer com esse tipo de coisa, nao estamos falando de casos tão graves a ponto de precisarem de uma causa tão severa quanto essas que voce citou. E também nao estamos falando de uma dieta normal, eu citei que o problema era especialmente comum entre quem segue jejum justamente porque eles já sao adeptos de uma dieta baixissima em sódio e aliam isso com 4L+/dia. Nao citei uma fadiga excessiva ou morte, citei apenas fadiga dentro de casos especificos, por exemplo.

inclusive eu acho que você acha muito mais casos de insuficiência adrenal relacionado à merda que faz a mídia "colesterol mata, não coma nada"

Insuficiência adrenal é muito complicada então prefiro não entrar nela, inclusive por isso que quando eu a citei, coloquei entre aspas.

E infelizmente nao tenho as referencias brother, nao é o tipo de coisa que costumo salvar ou então pegar de apenas um lugar, é o tipo de conhecimento agregado através de diversas fontes ao longo de um bom espaço de tempo, vou ficar te devendo :/

Ps: continuo batendo na mesma tecla: abundância de água é o céu pra a fisiologia em geral, principalmente pra o trato gastrointestinal e pra os rins.

Eu também sou a favor de uma ingestão correta de água, mas nao vou dizer que concordo com o termo abundancia. Abundancia, pra comecar, é um termo vago. Defina "abundancia de agua". Pior, defina abudancia de água de uma forma que o conceito seja valido para todos.

O que eu acho que deu problema foi a sua interpretacao, ou a forma com a qual me expressei, dos/nos meus posts anteriores. Eu não quis dizer que sou contra a água ou coisa do tipo, pelamor; eu quis apenas dizer que sair recomendando "se entupam de água" nao é coerente, tanto por nao atender as necessidades individuais de cada um quanto por existirem questoes controversas sobre o tema. Se voce quiser expor os estudos que voce usa pra afirmar que "... abundância de água é o céu pra a fisiologia em geral" eu iria agradecer imensamente pela oportunidade de aprender; só nao garanto que vou rebater já que dentro de o prazo de um mês vou ter 5 provas + 1 concurso, então investir meu tempo atrás de estudos sobre ingestão de água pra ganhar uma discussão na internet nao é exatamente minha prioridade no momento :P

Abracos

Postado (editado)

ok, pensamentos parecidos.

só pra constar, eu me passei nisso "Esse problema é especialmente famoso entre a galera que pratica jejum visando saúde e adota essa idéia de que beber litros e litros de água ajuda a desintoxicar o corpo; é bem comum encontrar debates e relatos de pessoas que ficam 12-16h em jejum por dia reclamando de fraqueza/sintomas similares e que são facilmente resolvidos com menor ingestão de água e/ou maior ingestão de sódio" Se eu tivesse prestado atenção, teria entendido o motivo do comentário e interpretaria melhor.

E achei o dito "ganhar uma discussão na internet" meio irônico. Não era a intenção, esta era com a "honesta intenção de aprender e descobrir a verdade" como diz seu perfil. Também tenho provas, caso clínico que abre e fecha toda semana, algumas anamneses grandes pra estudar e também não acho que seja um assunto que mereça meu tempo. Só o faço porque sou completamente apaixonado por fisiologia, mas meu tempo não é menos precioso.

Se for o caso, posso não mais marcar o seu perfil pra discutir, sem problemas.

enfim, obrigado

fim de papo

Editado por Maximus Decimus
Postado

Eu ainda sou a favor da ideia "respeite a vontade do seu corpo, qd ele tiver sede, beba, qd nao tiver sede, nao beba.

Eu nao sou tanto nao.. por que tem pessoas que quase nao senten cede e talz, ai pensa? se a pessoa sentir poca sede, tomar só 1 L de agua por dia? acho sempre bom, tomar agua, mesmo que for pouca e sem sede, manter o corpo hidratado!

Postado

Em todos os sentidos da vida,e principalmente no que diz respeito à fisiologia, a palavra-chave é "equilíbrio".

Como já falaram:

"urina transparente = água demais"

"urina clara = qtde ideal de água"

"urina escura = pouca água"

Acho que não poderia haver explicação mais simplória e correta que essa.

Não acho que vc vai morrer "afogado" se tomar muita água, mas com certeza isso vai alterar os processos no seu organismo, provaelmente atrasando as coisas para que o corpo elimine o exceso de água. Principalmente durante as refeiçõe, é bom evitar a ingestão de líquidos. No resto do dia, mantenha-se bebendo goles e goles a cada 5-10 min por exemplo, ou 200ml a cada uma hora...

Postado

Em todos os sentidos da vida,e principalmente no que diz respeito à fisiologia, a palavra-chave é "equilíbrio".

Como já falaram:

"urina transparente = água demais"

"urina clara = qtde ideal de água"

"urina escura = pouca água"

Acho que não poderia haver explicação mais simplória e correta que essa.

Não acho que vc vai morrer "afogado" se tomar muita água, mas com certeza isso vai alterar os processos no seu organismo, provaelmente atrasando as coisas para que o corpo elimine o exceso de água. Principalmente durante as refeiçõe, é bom evitar a ingestão de líquidos. No resto do dia, mantenha-se bebendo goles e goles a cada 5-10 min por exemplo, ou 200ml a cada uma hora...

Por que? :D

Postado

Maximus, de maneira alguma foi irônico, foi apenas uma piada com a minha própria atitude. Voce sabe o tanto que eu invisto em discussões aqui pelo fórum, e claramente nao é pelo simples prazer de tentar ganha-los ou não, mas sim por acreditar que eles realmente podem adicionar conhecimento a todos; se eu achasse que toda discussão fosse apenas uma simples questão de ganhar ou perder, te garanto que eu não investiria o tempo que invisto no fórum.

Perdão pelo mal entendido, foi apenas uma brincadeira para dizer que estou em uma fase bem corrida do meu semestre e então essa discussão aqui não é minha prioridade. Discussões as quais eu acho que não tem valor algum eu não chego nem a postar, não começo debates que nao me interessam.

Postado

@victorpalandi,

É bom evitar a ingestão de líquidos na hora da refeição sólida por que se vc beber muito líquido a digestão será retardada devido ao esvaziamento gástrico. Primeiro o estômago terá de se livrar de um monte de líquidos ingeridos pra depois começar a digestão da parte sólida. E com esses líquidos eliminados vc já vai perder boa parte dos sucos gástricos que estariam destinados à digestão dos sólidos, o que também fará com que o organismo precise produzir mais deles para que a digestão dos sólidos seja completa.

No entanto, vc dar uns goler pra "descer" a comida não faz mal não. mas normalmente as pessoas bebem 350 ml de bebida no almoço por exemplo pq é o que comprar em forma de latinhas, seja de suco, chá,´refri... Só que nã oé bom beber tudo não. No máximo 200 ml. (1 copo pequeno)

Vc tem cerca de 16 horas por dia pra ingerir água, então não há necessidade de fazê-lo bem na hora da comida! rsrsr

Postado

Maximus, de maneira alguma foi irônico, foi apenas uma piada com a minha própria atitude. Voce sabe o tanto que eu invisto em discussões aqui pelo fórum, e claramente nao é pelo simples prazer de tentar ganha-los ou não, mas sim por acreditar que eles realmente podem adicionar conhecimento a todos; se eu achasse que toda discussão fosse apenas uma simples questão de ganhar ou perder, te garanto que eu não investiria o tempo que invisto no fórum.

Perdão pelo mal entendido, foi apenas uma brincadeira para dizer que estou em uma fase bem corrida do meu semestre e então essa discussão aqui não é minha prioridade. Discussões as quais eu acho que não tem valor algum eu não chego nem a postar, não começo debates que nao me interessam.

Tudo bem.

É, também andei entendendo umas verdades sobre o fórum.

Até o próximo então.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...