Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Vc queria beber 4L de agua e urinar o que? 2L de agua e 2L de suco e guaraná? --* normal.

O problema não é somente estar urinando de mais.

O problema é urinar transparente logo após ter tomado água, fazendo parecer que passou "direto".

Achei uma coisa legal no site do Waldemar Guimarães

''A ingestão de água recomendada é algo em torno de 40ml por kilo de peso corporal ao dia. Lembre-se, estamos falando de água – refrigerantes, sucos e chás não entram nessa conta! E tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez não resolve. Alguns dados apontam que o estômago tem capacidade para apenas 12 ml/kg/hora de líquidos, ou seja, tomar mais que 01 litro de líquido de uma só vez mal”. Recomenda-se algo em torno de 200ml a cada hora.''

Pois é, eu devo estar tomando essa quantidade de água por hora... Além da garrafinha que levo pra academia de manhã e da que levo pra faculdade de noite.

Bom saber que não é só comigo que acontece. Não tinha costume de tomar muita água.

Obrigado!

Editado por Igor Santiago
Postado

Como já afirmaram, 99% das recomendações são achismo/estudos falhos. Muita ingestão de agua e baixo sódio, como já afirmaram tambem, ainda pode ser bem prejudicial; é um dos fatores mais relacionados com os sintomas da "fadiga adrenal" (cansaço o dia inteiro; nao aguentar treinar pesado [semelhante ao overtraining]; dificuldades para dormir e, mesmo quando consegue, nao acorda 100%...), por exemplo. A maioria das pessoas que reportam esses sintomas ingerem muita água e pouco sódio na dieta, com base nessas indicações do tipo "ingira litros de agua por dia pra limpar o organismo!" + "sódio mata, nao ingira nada!".

Eu já tentei dar uma olhada na literatura sobre ingestão de água e tem muita coisa conflitante, hoje eu bebo 2-3L/dia, basicamente quando estou com sede mesmo. Repito o que o Dones disse, tem muito fator envolvido nesse assunto então é complicado determinar o quanto cada um deve beber.

Postado

A maioria das pessoas que reportam esses sintomas ingerem muita água e pouco sódio na dieta, com base nessas indicações do tipo "ingira litros de agua por dia pra limpar o organismo!" + "sódio mata, nao ingira nada!".

Pô, cheguei a pensar isso esses dias!!

Estava preocupado porque quando comprava alguma coisa no mercado ficava paranoico avaliando a taxa de sódio.

Agora estou mais tranquilo. Já que bebo de 2 a 3 litros de água por dia também e a taxa de sódio da minha dieta não é "tão" alta.

Obrigado, craw69!

Postado (editado)

Também tenho essa sensação as vezes, de que tomei a água e ela "passou reto". Porque tu toma bastante água, num curto intervalo de tempo, e parece que ela sai toda, 5 minutos depois em uma urina transparente.

Interessante o que o craw falou, sempre intrigando a galera e trazendo essas problemáticas. Pô, pouco sódio e muita água, sempre achei isso importante, aí leio o poste dele e "me cai os butiás do bolso". Mas é interessante, é dessas contradições que sai bons resultados.

Editado por villas
Postado

Pois é.. isso é um assunto interessante. Existem de fato estudos que ditam qual a quantidade de água a ser ingerida? Eu li em um estudo do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, que o correto seria em média 2,7 litros para mulheres e cerca de 3,7 litros para homens.

Outros estudos dizem que depende da constituição da pessoa.. que pode ocorrer perda de sódio com a ingestão em demasia (tipo intoxicação por ingestão de água), problemas cardíacos, etc.. todos ligados ao baixo índice de sódio.

Então acredito que estudo nenhum vai dar uma quantidade exata de água que a gente deve ingerir....

Correto, mas só adicionando ao teu post.. A intoxicaçao pela agua só acontece quando ingerimos uma quantidade muito alta de agua num curto espaço de tempo, sobre-carregando os rins, e diminuindo o sódio no corpo.

Isso é muito perigoso, pode causar até a morte pelo inchaço do cérebro.

Postado

Não sou da área, mas que eu saiba a morte por "beber água" é muito difícil. Teria que tomar um quantidade absurda de água durante um tempo considerável.

Postado

O rim é o orgão responsável pela filtração do sangue, vc ingerindo uma quantidade considerável de água so está dando um baita auxliio a ele, eliminando ainda + as impurezas

você vai BEBER agua e nao fazer apnéia certo?

Postado

eu tambem ja tive essa duvida a um tempo atrás, e resolvi perguntar a um clinico geral e ele me disse que :

urina amarelo escuro: pouca agua no organismo

urina transparente : agua demais no organismo

urina amarelo claro : agua em quantidade ideal

Postado

Morrer nao é o problema, porque realmente é dificil, o problema é o desbalanço sódio/água. Esse problema é especialmente famoso entre a galera que pratica jejum visando saúde e adota essa idéia de que beber litros e litros de água ajuda a desintoxicar o corpo; é bem comum encontrar debates e relatos de pessoas que ficam 12-16h em jejum por dia reclamando de fraqueza/sintomas similares e que são facilmente resolvidos com menor ingestão de água e/ou maior ingestão de sódio.

Eu também era adepto da idéia de que urina transparente = corpo limpo e desintoxicado, mas conforme comecei a pesquisar tanto a opinião de médicos especializados quanto ir atrás da literatura, já nao acredito mais nisso. Hoje eu encontro muito mais evidencias defendendo a urina clara do que a urina transparente, como o Wagner afirmou.

Postado (editado)

e eu já não acredito que a mídia "sódio mata, não ingira nada" possa fazer a sociedade na era do sódio conseguir fazer a fração água/sódio chegar a níveis patológicos.

Já tinha um tópico parecido com esse pra a gente ter que ler de novo que a água está "passando direto", lamentável demais.

Como já afirmaram, 99% das recomendações são achismo/estudos falhos. Muita ingestão de agua e baixo sódio, como já afirmaram tambem, ainda pode ser bem prejudicial; é um dos fatores mais relacionados com os sintomas da "fadiga adrenal" (cansaço o dia inteiro; nao aguentar treinar pesado [semelhante ao overtraining]; dificuldades para dormir e, mesmo quando consegue, nao acorda 100%...), por exemplo. A maioria das pessoas que reportam esses sintomas ingerem muita água e pouco sódio na dieta, com base nessas indicações do tipo "ingira litros de agua por dia pra limpar o organismo!" + "sódio mata, nao ingira nada!".

Eu já tentei dar uma olhada na literatura sobre ingestão de água e tem muita coisa conflitante, hoje eu bebo 2-3L/dia, basicamente quando estou com sede mesmo. Repito o que o Dones disse, tem muito fator envolvido nesse assunto então é complicado determinar o quanto cada um deve beber.

Tenho certeza quase absoluta que se der uma olhada na literatura epidemiológica, esses casos somem na quantidade absurda de relatos de distúrbios de coagulação, sistema imune, litíase, até quadros de indisposição relatados por vc, e a infinidade de doenças renais causadas por baixa ingestão de água.

Pra a fração água/sódio levar a um quadro desses, tem subnutrição no meio, anorexia, bulimia (uma dieta com déficit de 60% pelo menos). Acredito que numa dieta normal há sódio pra muitos e muitos litros de água.

inclusive eu acho que você acha muito mais casos de insuficiência adrenal relacionado à merda que faz a mídia "colesterol mata, não coma nada"

Tem aí a referência dos casos?

Ps: continuo batendo na mesma tecla: abundância de água é o céu pra a fisiologia em geral, principalmente pra o trato gastrointestinal e pra os rins.

Editado por Maximus Decimus

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...