Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bráulio Estima Vai Estrear No Mma Para Provar Superioridade Do Jiu-Jítsu

Posts Recomendados

Postado

Destaque do ADCC 2011, Bráulio Estima está próximo de estrear no MMA. O pernambucano, um dos principais nomes do jiu-jítsu brasileiro, vai trocar a Inglaterra, onde mora há dez anos, para treinar na equipe do lutador do UFC Rashad Evans, nos Estados Unidos. Sua primeira luta, segundo adiantou Estima, deve ocorrer no Titan Fighting Championship, evento baseado no estado do Kansas. Em relação à data e ao adversário, no entanto, o atleta preferiu manter o sigilo.

- Eu assinei um contrato com a ACM, que é um grupo empresarial dos EUA dos Blackzilians, do time do Rashad, Kenny Florian, Jay Z. Então, meu foco agora é tentar o MMA, não lutei o Europeu (de jiu-jítsu) por isso, quero me concentrar para tentar coisas novas, entrar com o pé direito - disse o lutador de 31 anos ao "Sensei SporTV".

Quero ser um representante da minha arte no MMA, pois acredito que o jiu-jítsu é bem superior"

Estima

Faixa preta de jiu-jítsu desde 2004, Estima coleciona títulos em competições da arte suave. Foi medalha de prata do ADCC 2007 e conquistou dois ouros na edição de 2009, quando foi campeão no absoluto (sem limite de peso) e na categoria até 88kg. No último evento, em setembro de 2011, o pernambucano venceu a super luta em casa, na cidade de Nottingham (Inglaterra), sobre o compatriota Ronaldo Jacaré, ex-campeão do Strikeforce. No MMA, ele quer provar a superioridade de sua modalidade em relação às outras e espera estar contratado pelo Ultimate até 2012.

- Pretendo lutar o Mundial de Jiu-Jitsu (que acontece entre o final de maio e o início de junho, na Califórnia, Estados Unidos) porque é o que eu amo fazer. O MMA será um desafio que eu sempre tive curiosidade de fazer, quero ser um representante da minha arte no MMA, pois acredito que o jiu-jiísu é bem superior. Como é Mixed Marcial Arts, quero ser um dos caras que mostra como é a luta (jiu-jítsu) mesmo. Quero fazer três lutas de vale tudo esse ano e, quem sabe no ano que vem, entrar para o UFC - afirmou o lutador.

Segundo Estima, o seu destaque como um dos principais nomes do jiu-jítsu mundial contribuiu para sua publicidade dentro do MMA. O pernambucano disse já ter entrado em contato com o Ultimate e espera atuar na categoria dos meio-médios dentro do octógno.

- Com o meu currículo, tudo o que eu tenho feito, a luta contra o Jacaré, tudo isso abriu os olhos dos grupos de MMA para me procurar. O UFC, em si, não chegou a me procurar, mas já conversei com vários dirigentes de lá e há uma grande possibilidade. Acho que posso lutar até 77kg - disse.

estima.jpgBráulio Estima adiantou que estreia no MMA no evento Titan Fighting (Foto: Reprodução SporTV)

Otimista, Estima se baseia em episódios recentes para assegurar sua empreitada no MMA. Além do triunfo sobre Ronaldo Jacaré, o pernambucano comemora a boa forma após ter passado por uma cirurgia delicada em 2011. O procedimento, ocorrido antes do embate contra o compatriota no ADCC, corrigiu lesões sofridas em duas vértebras do pescoço durante um treinamento, no mês de junho, logo após ter sido campeão meio-pesado do Campeonato Europeu de Jiu-Jítsu. No momento em que se machucou, o lutador chegou a pensar que ficaria paraplégico.

- O Brasil tem que esperar um Bráulio que vai para cima em uma estratégia que ele sabe de melhor, que é o jiu-jítsu. Acho que quando a gente começa a treinar em pé a gente fica muito confiante e começa a querer a trocar. Vamos ver um Bráulio com uma luta estudada e fazendo aquilo que sabe de melhor. Uma vez que eu colocar o pé no cage só vou parar quando chegar no cinturão - finalizou.

Postado

Mesmo assim torço muito, e espero que sempre esses tops do jiu jitsu se dem bem no MMA. O problema é que o jiu jitsu competitivo está deixando de lado um pouco da essencia da defesa pessoal e posições que são melhores pro MMA.

Minota fez seu nome basicamente com jiu jitsu, e pegou um bocado de pedreira

Postado

Mas o Minotauro sabe trocar também, mesmo sendo o básico.

Agora Demian, Roger...

Também torço pra se darem bem, mas não adianta focar só no jiu-jitsu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...