Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde,

Me bateu uma dúvida na cabeça agora..

Vocês sabem o porque do arroz/cuscuz e até outros alimentos perderem kcal depois de cozidos?

Por exemplo, se vocês verem na embalagem do arroz ele tem muitas kcal pra poucos gramas de arroz, mas depois que cozinha, essa mesma quantidade de arroz ficará com menos kcal..

Alguém sabe uma explicação lógica/científica pra isso?

Obg!

Publicidade

Postado

Porque 100g de arroz cozido tem muita mais agua que 100g de arroz cru. Só teria sentido isso que você esta falando se você contasse os grãos e a partir dai mensurasse o peso.

Postado (editado)

Acho que entendi..

Hipótese

100 g de arroz cru = 100 grãos de arroz (Só um exemplo)

100 g de arroz cozido < 100 grãos (Pois o arroz cozido absorveu água e cada grão vai estar mais pesado)

Logo, se vai estar mais pesado, vao se precisar de menos grãos pra chegar em 100 gramas.. menos grãos = menos kcal..

Então quer dizer que não há perda de macronutriente no processo de cozinhar? apenas de micronutrientes?

Editado por tfernandes
Postado

Acho que entendi..

Hipótese

100 g de arroz cru = 100 grãos de arroz (Só um exemplo)

100 g de arroz cozido < 100 grãos (Pois o arroz cozido absorveu água e cada grão vai estar mais pesado)

Logo, se vai estar mais pesado, vao se precisar de menos grãos pra chegar em 100 gramas.. menos grãos = menos kcal..

Então quer dizer que não há perda de macronutriente no processo de cozinhar? apenas de micronutrientes?

exato. Mas não é minha área de formação.

Postado

Se contar que o arroz vai perder alguma coisa na lavagem ou na água que cozinha...talvez, mas seria algo insignificante. O fator aí é que ficou menos denso por causa da água mesmo.Tipo, 100 gramas de arroz cozindo não é 100 gramas de arroz, mas 80g de arroz+20g de água (por exemplo).Daí a quantidade menor de calorias

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...