Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Criança obesa é a garantia de uma população XXGG. Olhem para as criancinhas, parecem com aquele bonequinho da Michelin.

Quanto aos adultos, se falta educação para eles, imagine para os próprios filhos.

Publicidade

Postado

que? continuo sem entender.

Tolerância aí, na verdade, ele quis dizer resistência periférica. É uma situação em que o organismo faz as células expressarem menos receptores pra a insulina, assim há menos entrada de glicose. Não deixa de ser uma tolerância.

Termo "tolerância" é equivocado e pronto. O que você está dizendo é de saturação, concentração, e não tolerância intolerância. Se com a glicose ocorresse tal como ao álcool uma não tolerância de elevada de metabolização, havendo a incapacidade metabólica de realizar a oxidação de forma que produzindo um substrato diferente ao esperado ou não o oxidando, daí se poderia dizer de tolerância, mas não é o caso porque gordura é um substrato esperado da alta ingestão da glicose. Se ao contrário disso fala-se de uma incapacidade de ativação de carreamento de glicose não é por tolerância ou intolerância e sim baixa receptividade... mas daí seria um estudo sobre a diabetes e não de obesidade.

Enfim, isso aqui é um assuntinho que era para ser simples e se tornou complicado por nada. Não acho que nos leva a lugar nenhum. Pessoas estão gordas porque estão cada vez mais sedentárias, cada vez tendo alimentos fáceis de ingerir altas calorias. Existem outros motivos? Talvez sim, mas não são eles os principais.

Postado

O problema da obesidade, cada vez mais presente em nosso meio (e já num índice pandêmico), não é ocasionado pela falta de atividade física - hoje em dia fazemos muito mais atividade física que no tempos da antiguidade, nos quais o homem caçava num dia e adquiria alimento por vários dias, não se fazendo necessário tanto deslocamento

Discordo.

Certamente a atividade física nao ocasiona os indices de obesidade atuais, mas contribue. O lapso temporal que voce utilizou é demasiado, seria algo "vida moderna X paleo" o que nao é a questão aqui; a questão é que nos últimos séculos/décadas, a industrialização em massa vem diminuindo cada vez mais a população rural, o trabalho manual (este sendo trocado por máquinas) e as facilidades de locomoção, em todos sentidos, se tornam cada vez mais acessíveis.

Hoje voce não precisa andar até uma loja para alugar um filme, basta assistir pela internet; nao precisa ir no restaurante, basta pedir que a entrega seja feita em casa; veículos públicos/táxis/automóveis permitem que voce desça a sua quadra sem precisar caminhar. Para a população em geral, quando muito vao a pé para a padaria no final de semana. Tudo isso pode nao ter causado a obesidade, mas do meu ponto de vista é óbvio que as pessoas estão sim cada vez mais sedentárias e esse é um dos fatores que influenciam.

Abracos

Postado

Concordo com o Craw.

Antigamente 2 coisas eram bem óbvias: 1 se comia menos (ou na grande maioria das vezes menos comidas ''gordas'') e 2 as pessoas antigamente exerciam muitas atividades físicas.

Repare na quantidade de crianças e adolescentes gordos hoje em dia.

Isso na maioria das vezes se deve ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.

Se vc conversar com pessoas mais velhas vai ver q antigamente a coisa mais calórica q comiam eram rapadura e torresmo,mas batiam enxada 8 horas por dia,então nem fazia diferença.

Não existia video games, as crianças brincavam correndo e pulando o dia todo,hoje a diversão e ficar jogando video game sentadinho em frente ao PC ou TV e comer porcaria.

Meus tios mesmo cresceram comendo tudo natural,meu pai disse q a primeira vez q viu coisas como sorvete,chocolate,refrigerante e afins foi aos 17 anos.

Pessoal hoje não faz praticamente nada,trabalha sentado,anda de carro...moto...ônibus... antigamente era tudo na base do caminhar e ás vezes de bicicleta, não tem como comparar 30 anos atrás com hoje.

Postado

Pq dificilmente vemos pedreiros gordos?

Isso mesmo.

Antigamente era raridade ver uma pessoa gorda,principalmente antes da velhice porque 95% da população ralava no pesado,seja em construção...plantações...pecuária...cortando arvores no machado...caminhando...pedalando...tudo era na mão,não existiam praticamente máquinas para fazer quase nada.

Um exemplo q tenho e o q vejo: hoje as crianças vão pra escola de ônibus,carro,ou van...na época do meu pai TODO mundo com exceção filho de rico q era uns 5% da galera ia a pé, andava uns 7 Km pra ir e pra voltar ,14 Km por dia a pé,imaginem vcs andando 14 Km por dia??? Acho q seria meio difícil uma criança/adolescente ficar gordo caminhando tal distância,ainda mais comendo somente comida natural e verduras.

Postado (editado)

E complementando o que o Danilo e Iceman estão afirmando, até mesmo "praticantes" de atividade física muitas vezes se encaixa em uma espécie de sedentarismo. É tão comum o cara que faz musculação achar que o fator de atividade dele é de 1,6 ou até 1,8 só porque treina... daí você pergunta como é o dia a dia do camarada e ele responde que tem quem faça a própria comida dele, tem quem limpa e arruma a casa e roupa dele, quando vai a padaria na esquina usa o carro, o supermercado faz entrega em sua casa, se precisar colocar um prego na parede ele tem de chamar alguém para fazer por ele e trabalha 5 horas por dia sentado em frente ao computador.

Daí o cara faz uma dieta relacionada a uma atividade diária diferente ao que ele tem e reclama do panceps que ganha.

Editado por Dan Hibiki
Postado

Criança obesa é a garantia de uma população XXGG. Olhem para as criancinhas, parecem com aquele bonequinho da Michelin.

Quanto aos adultos, se falta educação para eles, imagine para os próprios filhos.

as crianças tão naquela época podre em que se come pão e embutidos com refrigerante todo dia!

Postado

Aff, ainda bem que na época de colágio eu não tinha grana nenhum pra comprar coisa na cantina! senão hoje eu era um obeso! huahahuha

É foda mesmo ver criança obesa...Deviam dar aulas de nutrição básica no colégio, mas não aquelas merdas técnicas de ficar desenhando peptídeos na lousa que a criança não sabe nem falar o nome da bagaça hauhau e sim colocar slides, estudos, dietas, fotos de gente que treina e gente que só come essas coisas...Ninguém vai pra faculdade realmente sabendo de nutrição. E o pior é que tudo ao nosso redor contribui para a obesidade. Faculdade então tem altos lanches gordurosos. Mesmo quando tem coisas saudáveis pra vender, a vasta maioria opta pelo não-saudável puramente por não ter tido uma educação e porque, obviamente, lanches são gostosos.

Postado (editado)

Vish, viajou feio.

Antigamente se fazia muito mais atividade física do que hoje, isso é inquestionável.

Precisa detalhar?

Antigamente o cara ficava vários dias caçando e comendo pouco (vide paleo diet e dieta do guerreiro, por exemplo).

Conseguia comida para alguns dias, não era tanto tempo assim, até pq não tinham geladeira para estocar.

Mas mesmo quando não precisava caçar, precisava acender fogo para cozinhar, carregar pedras, carregar água, cortar e carregar madeira, se defender de animais selvagens, construir cabanas, paliçadas etc.

Mesmo depois, era agricultura e pecuária, ou seja, o dia inteiro em atividade.

Hoje não se faz nada, a gente não levanta nem para mudar o canal da televisão.

Quer comparar uma hora de atividade física diária na academia com os tempos em que a atividade física era praticada o dia inteiro?

Pq dificilmente vemos pedreiros gordos?

Não sei não... acho que o que manda mesmo em caso de obesidade é alimentação... mas isso vai da minha experiência pessoal. Eu baixei de 103 para 68kg sem fazer uma caminhada sequer... foi tudo na alimentação mesmo, pois a minha rotina ficou a mesma.

Voltei a malhar há 8 meses mas foi por estética e para melhorar condicionamento... estava flácida e ficava esbaforida com qualquer caminhada mais puxada.... então não sei se é tão sem fundamento assim o que o usuário TheyCallMePeter colocou....

Editado por themis
Postado

É sem fundamento no contexto que ele apresentou, dizendo que antigamente se fazia muito menos atividades físicas do que hoje.

Isto está completamente equivocado, pois antigamente as pessoas faziam muito mais atividade física do que atualmente.

Não discuto a possibilidade de se controlar o peso apenas com a alimentação, claro que é possível emagrecer e se manter magro apenas com alimentação adequada (embora não veja muita vantagem nisto), no entanto, minha crítica foi voltada exclusivamente ao contexto do post dele.

Por isso continuo sustentando que é sem fundamento dizer que hoje as pessoas praticam mais atividades físicas do que antigamente.

Boa ! Falou certinho Ice, comparar antigamente com hoje em termos de atividades físicas.. Hoje em dia é tudo prático, temos tudo em mãos...

Sem falar em problemas psicologicos de hoje em dia né ? como stress e outros, que "criam" uma compulsão para comer, como se fosse resolver alguma coisa ..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...