Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Efeito.Moléculas dos músculos se reprogramariam durante atividade física

São Paulo. Um estudo publicação na edição de março da revista "Cell Metabolis" demonstrou que a prática de exercícios físicos intensos pode alterar o DNA das células musculares, efeito similar ao apresentado quando a pessoa ingere cafeína, que teria a capacidade de "imitar" os efeitos provados pela atividade física.

Segundo os cientistas do Instituto Karolinksa, na Suécia, as modificações parecem ser etapas iniciais da reprogramação genética dos músculos para obter força e elasticidade. "Nossos músculos têm uma capacidade plástica muito grande", afirma Juleen Zierath, do Instituto Karolinska. Após a atividade física, os pesquisadores perceberam que as moléculas de DNA do músculo são modificadas em trechos que estão diretamente envolvidos no processo de adaptação muscular ao exercício.

Essa reprogramação genética do músculo pode, em última instância, promover alterações em relação aos benefícios estruturais e metabólicos do exercício.

Esse tipo de mudanças no DNA é conhecido como "modificações epigênicas". Ele consiste no ganho ou na perda de marcas químicas no DNA. Nesse caso, o estudo mostrou que as contrações musculares que ocorrem durante a física eliminam parte de marcas em porções de DNA que ativam genes importantes para a adaptação do músculo aos exercícios físicos.

"Nós frequentemente dizemos ‘somos o que comemos’. Bem, os músculos se adaptam ao que você faz. Se você não os usa, você os perde, e esse é um dos mecanismos que permitem que isso aconteça", analisa Juleen. Entretanto, os cientistas não recomendam que as pessoas bebam café no lugar de praticar exercício. "Exercícios físicos são remédios", declara Juleen.

Flash

Importância. Uma pesquisa de Taiwan diz que fazer exercícios durante 15 minutos por dia pode gerar três anos a mais de vida.

Fonte: O Tempo

Publicidade

Postado

Flash

Importância. Uma pesquisa de Taiwan diz que fazer exercícios durante 15 minutos por dia pode gerar três anos a mais de vida.

Fonte: O Tempo

Sou imortal.

Mas acho que nao altera ao ponto de transferir essa genetica para o filho (eu acho, desculpa pela asneira), se fosse assim todos os filhos de fisiculturistas nasceriam com 40 de braço.

Postado

Sou imortal.

Mas acho que nao altera ao ponto de transferir essa genetica para o filho (eu acho, desculpa pela asneira), se fosse assim todos os filhos de fisiculturistas nasceriam com 40 de braço.

Por enquanto não há nada que indique que essas alterações sejam passadas para as gerações seguintes, até porque essas alterações não se dão ao nível de sequência de bases do DNA.

Postado

Cara, eu acho que isso aí tá bem errado. Como o amigo aqui em cima falou, se fosse assim, os filhos de fisiculturistas nasceriam fortes e não é assim que as coisas são

Leia o que eu escrevi ali em cima.

Essas alterações genéticas são no sentido de ativar/inativar genes, não no sentido de mudar genes/fazer genes novos.

E ainda assim, essas alterações geralmente só acontecem em células somáticas (não germinativas, como espermatozóides).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...