Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Dia 8 de março é mais um dia de luta, contra o machismo que mata, a tradição patriarcal que subjuga, o padrão estético que coage, o direito que culpa, essa moralidade que violenta...e mais seus inúmeros derivados! sempre força, mulherada!

Publicidade

  • Moderador
Postado

Obrigada, Matheus,

Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, mas também de toda a da sociedade, na maior parte do mundo.

Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como o de freqüentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes e representar o país em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde da mulher (como a sobre o câncer de mama).

Hoje o Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma idéia, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros. Então, como vai se desenhar o futuro??

Postado

Rafaelxx, este dia caracteriza-se como uma homenagem à luta feminina pela igualdade, autonomia e contra a violência! Historicamente, as mulheres são o grupo alvo de uma opressão sem proporções, em todos os níveis. Esse dia não é apenas de parabenizar as mulheres por terem nascido assim, mas sim para homenagear essa luta digníssima, que significa a libertação de todos os homens também!

Fefe, o dia 8 de março como Dia da Mulher surgiu na Rússia pré-Revolução de 1917. Elas lutavam por melhores condições de vida pela não-entrada da Rússia na 1ª Guerra Mundial. Infelizmente, com o tempo a razão de se existir esse dia foi sendo esquecida, e tornou-se apenas uma data para dar flores às mulheres e homenagear elas pela feminilidade, beleza e pela matriarcalidade. Ironicamente, a luta das mulheres foi sempre para a desnaturalização dessas características. Isto lhes rendeu - além do eterno "dever" que nunca lhes foi esquecido de cuidar da casa e dos filhos e servir de objeto sexual para os maridos -, o direito de votar, trabalhar, dirigir, e de se candidatar a cargos políticos.

Mas a luta ainda não está concluída: segundo a Anistia Internacional, 1 bilhão de mulheres já foram espancadas ou estupradas no mundo inteiro. A mulher ainda não tem o direito a decidir pelo seu próprio corpo, também. Não só pelo direito de abortar, negligenciado pela moral e que força as mulheres a irem à clínicas de aborto ilegais (com grandes chances de se matar junto com o feto), a mulher não tem autoridade sobre a sua própria estética. Para ser valorizada pelo seu parceiro e até pelo seu empregador (!!), precisa seguir os padrões estéticos culturais, ser magra, gostosa e não usar roupas muito comportadas. Não há lugar para a autoestima das mulheres pobres que não podem pagar um spa, uma academia ou produtos de beleza. Não há lugar para a autoestima das mulheres que nascem com uma genética para o sobrepeso.

A luta também é contra o pensamento ridículo da nossa sociedade de culpar o oprimido pela opressão. Mulher não é estuprada por estar bêbada ou por usar roupas pequenas. Mulher é estrupada porque existe o pensamento dentro da cabeça do homem de que, sob estas condições, estupro é justificável. É a mesma coisa que um padre culpar a criança por se insinuar para ele. Quem está errado?

A luta feminista é um passo indescritivelmente grande para a libertação do Homem. Tod@s estamos nessa luta!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...