Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Na Sua Opinião, O Que Mais Influencia Na Intensidade Do Treinamento?

Posts Recomendados

Postado

Eu nao vejo a fadiga muscular ou a falha como pontos ruins do treino, eu vejo como pontos que precisam apenas ser utilizados de uma maneira... inteligente.

A falha concentrica é sim útil (eu diria necessaria, inclusive), ela apenas precisa ser otimizada. O que eu NAO apoio é essa ideia que a galera tem de "aniquilar" o musculo com diversas falhas concentricas seguidas, em um treino volumoso, para justificar o descanso de sete dias (geralmente é isso que acontece). A falha concentrica pode muito bem ser utilizada junto de uma "auto-regulacao" do treino, por exemplo (realizo X séries sub-máximas e ai tento atingir uma nova marca de força em um exercicio, quebrar um recorde pessoal ou levar uma série além; ou seja, falharia em 1-3 séries do exercicio); ou entao em treinos os quais foquem na falha mas diminuam o volume para compensar (como é o caso do DoggCrapp). Nestas ocasioes a falha tem um propósito tanto teórico quanto prático, diferentemente da idéia de "aniquilar" o musculo o qual caracteriza falha como algo quase que exclusivamente ideologico (se eu nao falhar, entao nao dei meu maximo e ai o treino na rendeu).

Fadiga muscular, na minha opiniao, tem que seguir a mesma linha de racicionio. A forma ótima de se treinar um musculo nao é fadigando este a toda e qualquer oportunidade, é fadigando no momento correto e sabendo equilibrar com as outras variaveis. A pessoa pode muito bem, por exemplo, fazer um 10x3 no supino reto da seguinte forma: inicia a primeira série com 70% 1RM e trabalha apenas a explosao do movimento, e vai progredindo a %RM. A partir da 6a/7a série, supondo que a pessoa soube progredir a intensidade, vai comecar a existir uma fadiga notável (já que geralmente os treinos 10x3 utilizam baixo descanso) pois a %RM já vai comecar a estar passando 85% e entrando na casa dos 90%RM. Na 9a série a pessoa arrisca um novo 3RM e consegue, porém atingindo a falha concentrica. Na 10a ela pode repetir a 9a série e ver o que acontece, ou entao reduzir 5-10% a carga e tentar atingir novas tres repeticoes. Nesse exemplo (que provavelmente tem muita coisa errada porque construi a ideia rapidamente na cabeca, nao analisei pra ver se está coerente) a pessoa fadigou o musculo no momento correto, treinou até a falha de uma maneira ótima e nao taxou desnecessariamente o SNC (possibilitando que ela supine novamente em questao de 24-72h, dependendo da pessoa/experiencia etc).

.

Qualquer treino foca sarco e mio, ambas hipertrofias ocorrem em conjunto; a diferença é que alguns treinos tentam priorizar os ganhos de alguma das duas (sem excluir a outra, obviamente). No caso da sua idéia, ficaria bem equilibrado, por assim dizer.

Eu faria 3 para grande e 2 para pequeno no esquema 12-9-6-3 e o último exercício apenas uma série de drop-set ou entao 2x15-20. Nao é OOOO treino mas tambem nao vejo porque seria uma má escolha.

Abracos

Craw ,

primeiramente , obrigado pela sua explicação lá atrás ... (atrasado) , entendi perfeitamente .

E agora só por que eu to fazendo o SS , que eu entendi essa explicação sua , na prática , senão eu não entenderia .

Masss , como eu viso primordialmente estética /hipertrofia , agora vou voltar com treino de hipertrofia , e eu

tava pensando em fazer exatamente o MUCK propôs . E levar pro treino de hipertrofia o que eu aprendi no SS ,

Ou seja progressaõ de cargas durante as séries , permitindo com que o músculo fadigue somente na ultima

( Algo que acontece ( parecido) no SS , durante o processo de aquecimento/e treino em si ).

E também progressão de cargas por treinos , como no SS , vou ver qual processo vai me beneficiar

mais pra essa progressão . talvez eu aumente a cada treino só a ultima série , ou vou aumentando as séries intermediárias

forçando o treino a ficar mais pesado na tentativa de aumentar a carga final .

Ficou meio confuso né , vou exemplificar :

Vou fazer supino hoje , faço 4 séries 12/9/6/3 onde 12 com 25kg / 9 com 30kg / 6 com 35 kg / 3 com 40 kg

Aí no próximo treino , faço 4 series 12/9/6/3 onde 12 com 27 kg / 9 com 32kg / 6 com 36kg / 3 com 41 kg ou 40Kg

Essa progressão é só ilustrativa , só no papel por que na hora lá talvez eu não consiga progredir dessa forma

mas a idéia é essa , ir aumentando as % de RM das primeiras séries mesmo que eu não aumente a carga na série

final , mas tentando forçar o aumento da carga limite .

Ou , como eu disse , é melhor eu tentar ir progredindo somente na ultima ? que puxará a progressão das outras .

Pois progredindo na ultima , acredito eu que , as séries mais " leves " vamos assim dizer , ficarâo ainda mais leves

dando possibilidade pra progressão delas também .

Resumindo , vou ver qual método eu me dou melhor/ me beneficia em questão progressão , mas vc que já é mais

experiente nessa area Dê uma esplanação aí sobre o que vc acha sobre isso .

Publicidade

Postado

@antonny p.

Todas opções são viáveis já que todas irão estar progredindo a tesão, como eu e o Quisso debatemos. Existem pessoas que iriam optar pela progressão das séries intermediárias pois assim é mais facil de progredir o volume total do treino (isso seria a quantidade de peso total levantada no treino todo, ex: se voce fizer 10x10 com 100kgs no agachamento, serão 100 reps com 100kgs totalizando 10 toneladas naquele treino; progredindo as intermediárias é mais facil de progedir para 11 toneladas do que progredindo apenas a carga máxima); outros defendem que o principal é a força máxima e que esta já transfere para o restante...

Enfim, eu nao sei se existe resposta correta para sua pergunta, mas acredito que não. EU prefiro utilizar a progressão visando a carga máxima, e usar as séries intermediárias como séries de ativação/aquecimento, mas nao vou afirmar que essa é a melhor opção porque a galera que defende a progressão do volume total de treino tem bons argumentos também.

Abraços

Postado

Bom na minha humilde opnião o que faz um treino ter uma intensidade maior são as técnicas colocadas no msm e as repetições. Claro não esquecendo da forma de execução, acredito que o segredo é um conjunto de fatores : Tecnica, Repetição, Velocidade do movimento e descanço apropriado isso tornaria um treino muito intenso se aplicado corretamente.

Postado

Então, na questão do quão forte eu quero ficar, agacho e supino jamais serão suficientes.

Bom, vamos esclarecer as coisas. Em momento algum eu falei mal do Jamie ou menosprezei seus treinos malucos. Se foi isso que pareceu, que fique esclarecido aqui que NÃO foi nada disso que eu falei. Esse cara é um visionário, tem a visão diferente de todos, é extrovertido e sarcastico quando fala seus palavrões sobre sexo ou como ser politicamente correto, e eu acho ele engraçado pra caralho; ele tem seu conheciemnto como eu ja tinha dito acima, tanto é que ja escreveu um livro, e ele é a prova viva de que seus treinos funcionam.

Antes de continuar aqui, quero colocar o que é o meu conceito de ser forte, que causou toda essa enrolação aí. Voce disse aí sobre quebrar recordes em powerliting/ weightlifitng... TA, mas a que nivel? Mundial, continental, nacional, estadual, municipal, ou o recorde da sua rua mesmo? Se voce ta pensando nesses 3 primeiros niveis, pode esquecer mesmo. Pra um cidadão normal que trabalha ou estuda, e tem muitas tarefas e pouco tempo livre, esquece, nem com um treinador bom vai conseguir bater algum recorde a esses niveis. Não posso dizer nunca, por algum milagre talvez seja possivel, mas vou dizer igual voce disse, um entre um milhao, só que com treinador.

Pra mim ser forte é conseguir alguns feitos, tomando um coeficiente de peso corporal. Ex: Supino 2-2,5xbw, Agachamento 2,5-2,8xbw, terra 3xbw, fora outras coisas que eu gosto muito, como overheads, olys strongman, queda de braço, potencia nos golpes, etc...isso tudo com um peso corporal relativamente alto, entre 95 e 115kg. Pronto, ja ta esclarecido o que é ser forte pra mim, e o porque não da pra chegar usando os metodos do C&P.

Como eu disse no outro post, não acho o treino do Jamie eficaz pra ganho de força, pode ser que funcione de alguma maneira, mas não é eficaz quando se quer cargas altas como citei, ou até mesmo pra uma competição. Claro que sempre tem os que podem se dar bem com ele...E esse negócio de modificar aí, quando começa modificar demais ja não é mais aquele treino, então daquela forma voce não estaria treinando C&P, e não adianta dizer que é. Por isso mesmo eu digo que meu treino não é Westside, porque não é totalmente como eles fazem, e sim só a base e alguns conceitos.

Eu gosto do Westside Barbell, mas não tem esse Xiitismo não. É o que eu mais gosto com toda a certeza, mas tem outros muito bons por aí com visoes totalmente diferente.

É normal defender seu ponto de vista, defender o que gosta e usa no cotidiano e querer que os outros pensem da mesma maneira. E pelo jeito voce esta usando o C&P pra defende-lo dessa forma.

E não, não tenho muito conhecimento sobre o mundo esportivo e métodos para produzir ganhos de força. Me falta muita coisa pra aprender, inclusive falta muita experiencia tambem. O que eu posso estar dizendo hoje pode entrar em conflito com minha experiencia de amanhã.

Pois é....

E geralmente são esses que nunca saem do lugar, ficam sempre perseguindo seu próprio rabo, seja qual for o objetivo.

Quando voces falam em "ponto fraco" é tipo, "eu tenho dificuldade com o peitoral inferior", então faço um strong lift na segunda e execicios auxiliares na quarta como cross over. Ou viajei ?

Postado

Quando voces falam em "ponto fraco" é tipo, "eu tenho dificuldade com o peitoral inferior", então faço um strong lift na segunda e execicios auxiliares na quarta como cross over. Ou viajei ?

viajou =D

ponto fraco é tipo um musculo mais fraco que outros, mas fraco no quesito força e não fraco no quesito beleza. No seu exemplo (e na minha opinião) o peitoral inferior dificilmente vai te limitar a levantar mais carga. Ja triceps, deltóide, ombro, geralmente podem te limitar, e esses sim merecem um trabalho especifico. Ponto fraco pra powerlift/powerbuilding/olimpic lift é bem diferente de poto fraco de bodybuilging.

Geralmente ponto fraco é um musculo que em determinada parte do levantamento fica pra traz quando é mais exigido que os outros.

Ai tem varias maneiras de voce trabalhar os auxiliares, pode fazer no dia do levantamento principal, pode fazer um dia só pra auxiliares/pontos fracos, pode não fazer nada e rezar pra eles ficarem mais fortes, etc...

abraço

Postado

viajou =D

ponto fraco é tipo um musculo mais fraco que outros, mas fraco no quesito força e não fraco no quesito beleza. No seu exemplo (e na minha opinião) o peitoral inferior dificilmente vai te limitar a levantar mais carga. Ja triceps, deltóide, ombro, geralmente podem te limitar, e esses sim merecem um trabalho especifico. Ponto fraco pra powerlift/powerbuilding/olimpic lift é bem diferente de poto fraco de bodybuilging.

Geralmente ponto fraco é um musculo que em determinada parte do levantamento fica pra traz quando é mais exigido que os outros.

Ai tem varias maneiras de voce trabalhar os auxiliares, pode fazer no dia do levantamento principal, pode fazer um dia só pra auxiliares/pontos fracos, pode não fazer nada e rezar pra eles ficarem mais fortes, etc...

abraço

rsrsrsrs .. entendi ... valeu brother ...

Postado

Intensidade na minha opinião, é um treino com carga no limite da força e ou atingindo falha muscular.

Trabalhar perto ou na falha, é uma das formais mais intensas de se treinar. Independente da técnica de treino utilizada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...