Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Na Sua Opinião, O Que Mais Influencia Na Intensidade Do Treinamento?


RV415

Posts Recomendados

Publicidade

Nunca parei pra analisar o treino em si, mas tenho um preconceito grande quando vejo séries de 80% de RM com 5 reps ou menos sendo encaradas como "treino" ;)

[2]

com cargas acima de 80% Rm o que parece acontecer "comigo" é o fim da força ou ao menos grande dimuniição antes daquela fadiga muscular que estou acostumado a sentir com treinos de 8 a 12 repetições.

resumindo meu caso:

falho por falta de força e não pela fadida do músculo, que na minha opinião é o mais importante.

vou continuar com o 8 a 12 e vou mudar um exercício para o 5x5 e ver que resultado dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

M desculpa jonas, mas dessa maneira não irá dar resultado nenhum mesmo. O conceito de treinar com reps mais baixas não é simplesmente abaixar as cargas de um exercício e sim toda uma estruturação do treino e escolha de exercícios mais eficientes.

kkkkkkkkkkk

entendeu errado amigo

quando se baixa o número de repetições se aumenta e muito as cargas..

por isso fazer um 5x5 neste caso é basicamente fazer um exercício visando um treino de força.

menos repetições com muito mais carga...

bons treinos.

Editado por jonas rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonas o que o danilo quis dizer é que "mudar 1 exercício só para 5x5" não vai mudar muita coisa no final..

o que mudaria mesmo, era fazer um treino todo estruturado nesse modelo, principalmente com exercícios básicos, entende?

Por exemplo se teu treino de perna for:

3x8 Agachamento

3x12 extensora

3x8 leg 45°

3x10 panturrilha 3x8 stiff

3x10 Flexora

não adiantaria muito vc mudar o agacho ou stiff para 5x5, assim aleatoriamente.

Tem todo um contexto na implementação das low/high reps, que ai depende do seu 'feeling' para saber dosar tonelagem, volume por grupo muscular, volume por treino, intensidade de carga , frequência de grupamentos por semana, etc

Espero que ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, uma outra coisa: como é esse exatamente esse HST modificado (nome em inglês)? Para eu dar uma Googleada aqui.

O HST modificado nao tem site/artigo/livro, ele é feito com base em mudanças dos próprios HSTers os quais colocam as ideias em foruns etc. Só pra dar uma ideia: substituem as semanas de 15 reps por Myo-Reps; incluem repeticoes parciais + isos nas semanas seguintes as 5 reps; treinam a cada 36h (segunda de manha, terca a noite, quinta de manha, sexta a noite e por ai vai) justamente pra tentar maximizar os picos bioquimicos já citados etc.

1) Sei que tu não gosta muito da estratégia bulk/cut para naturais. Mas para segurar a massa magra em um cutting, será que 1 único estímulo por grupo muscular por semana é suficiente? Por exemplo treinar peito na segunda-feira, baixo volume mas intensidade alta, mantendo as cargas, baixas repetições... esse estímulo seria realmente suficiente para não perder massa magra (estratégia do Lyle)

Essa estratégia do Lyle é a mais atual dele? O Lyle já mudou alguns conceitos de treino ao longo dos anos entao tem que ver o que ele defende hoje. EU optaria por seguir exatamente isso ai, mas reduzir intensidade (dependendo do caso, da fase do cutting etc) e realizar um segundo treino semanal.

2) Descanço para os músculos. Vemos muito que a literatura diz 24h para descanço e 48-56h para hipertrofia. Eu não sei se isso leva em conta 'chegar à falha', então para um natural que treina sem chegar à fala, poderia treinar o mesmo músculo em 48h tendo ganhos de força e hipertrofia? Vi em outro tópico que tu disse que já treino o mesmo grupo 3x na semana... logo o intervalo de descanço (dias) foi bem pouco.

Na verdade tem bastante natural que treina o mesmo musculo a cada 24-36h (geralmente sao os seguidores do HST), isso quando nao fazem dois treinos por dia. Nao tem problema algum em aumentar a frequencia de estimulos, basta equilibrar as outras variaveis como volume e intensidade. Certamente tentar fazer DoggCrapp ou GVT a cada 24h nao vai dar muito certo, mas seguindo algo com menos volume e intensidade funciona perfeitamente bem. Ganhos vao existir, se vao ser os ganhos ótimos da pessoa ai depende de cada um... eu, como já citei, prefiro trabalhar com um pouco menos de frequencia mas mais intenso, outros podem preferir justamente o contrario.

:)

Nossas opiniões divergem no ponto com relação as fibras musculares e carga, porque não são variáveis passíveis de se observar, seja em natural seja em on-drugs. Não vejo esses dois fatores como sendo decisivos em construção de dano muscular + sinalização de necessidade de reconstrução. Vejo a necessidade como sendo de progressão de tensão. E tensão é algo difícil de definir (tá presente em todo tipo de atividade muscular), e não necessariamente vai estar relacionado a carga, apesar de que com progressão de carga é quase impossível não ter progressão de tensão - e até por isso quem segue seu conselho de treinar pra progredir em carga costuma não falhar.

Concordo que o ponto alvo seria progredir a tensao em si, mas defendo claramente a progressao de carga pelo motivo que voce já citou: é uma forma extremamente simples, prática e eficaz de também se progredir tensão. Eu acho mais facil explicar - e aplicar - a ideia de progressao de carga do que a ideia de progressao de tensao. Nao concordo com quando voce diz nao considerar carga como um fator decisivo na construcao muscular pelos motivos os quais eu tambem já trabalhei ao longo do tópico (levando em consideração que a carga nao é decisiva, entao um natural poderia agachar pra sempre com 10kgs/lado, progredir tensao de outras formas no mesmo agachamento e ter um lower body excelente, o que eu nao acredito que vá acontecer [é um exemplo extremado, eu sei, mas só pra ilustrar meu ponto]). A ativação de fibras certamente é dificil de se observar na pratica e em cada caso concreto, mas existem excelentes evidencias tanto no potencial de hipertrofia delas quanto no recrutamento diferenciado que elas recebem ao realizar um treino explosivo e intenso; por isso eu vejo tal trabalho como essencial em uma hipertrofia "completa". Enfim, nao discordo da ideia de progressao de tensao de maneira alguma (eu mesmo citei fazer isso), apenas acho que é um conceito melhor aproveitado por quem já tem uma base mais formada e tambem nao acho que a progressão de tensão exclua outras formas de progressão, como a progressão de carga.

Os protocolos, que me lembro de cabeca, sao o 10x3 (o mais popular é o do Waterbury, mas tem varios), alguns que trabalham focando em Cluster, alguns do Thibaudeau (como o IBB)...

resumindo meu caso:

falho por falta de força e não pela fadida do músculo, que na minha opinião é o mais importante.

vou continuar com o 8 a 12 e vou mudar um exercício para o 5x5 e ver que resultado dá.

Acho que voce nao entendeu exatamente o que foi discutido aqui Jonas. A ideia de treinar 5x5 nunca foi fadigar um musculo, e sim exatamente consertar essa falha que a maioria tem de nao saber ser explosivo ou treinar com cargas altas. Voce só vai fadigar o musculo treinando 5x5 quando sua força estiver acompanhando tais repeticoes. Como aquela frase diz "a corrente sempre quebra em seu elo mais fraco"; em outras palavras, os fatores limitantes da sua hipertrofia sempre vao ser sua falta de forca em baixas repecitoes assim como provavelmente a sua falta de resistencia com altas repeticoes. O seu musculo sabe trabalhar tanto com 1 repeticao quanto com 20 ou 30, por que limita-lo a 8-12?

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que voce nao entendeu exatamente o que foi discutido aqui Jonas. A ideia de treinar 5x5 nunca foi fadigar um musculo, e sim exatamente consertar essa falha que a maioria tem de nao saber ser explosivo ou treinar com cargas altas. Voce só vai fadigar o musculo treinando 5x5 quando sua força estiver acompanhando tais repeticoes. Como aquela frase diz "a corrente sempre quebra em seu elo mais fraco"; em outras palavras, os fatores limitantes da sua hipertrofia sempre vao ser sua falta de forca em baixas repecitoes assim como provavelmente a sua falta de resistencia com altas repeticoes. O seu musculo sabe trabalhar tanto com 1 repeticao quanto com 20 ou 30, por que limita-lo a 8-12?

Abracos

CRAW , gostaria que vc explicasse melhor essa expressão

" essa falha que a maioria tem de nao saber ser explosivo ou treinar com cargas altas " .

Voce só vai fadigar o musculo treinando 5x5 quando sua força estiver acompanhando tais repeticoes

Veja o que eu entendi sobre isso , e me diga sobre :

Vc quiz dizer que fadigar o músculo ( que a maioria busca como ocorrencia primária ) na realidade é uma ocorrencia secundária

( bonus ) derivada da situação em que um indíviduo consegue atingir o máximo de força , certamente trabalhando com uma carga que acompanhe a tal numa determinada faixa de repetição ?

O que quero dizer é o seguinte , que na maioria das vezes procuramos atingir a falha/ fadigar o músculo quando este na verdade é um efeito secundário , e que o que devemos buscar na verdade é a progressão de força , numa determinada faixa de repetição , aí as cargas irão aumentando até chegar ao ponto máximo de vc fadigar o músculo .

Ou seja fadigar é a ultima coisa que devemos nos preocupar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, o Lyle defende manter SEMPRE a intensidade e diminuir o volume em cutting, pois como ele fala, precisa-se de MUITO MENOS estimulo para se MANTER uma adaptação do que para progredir. E como um dos objetivos do cutting é segurar a mm....quanto a frequencia ele deixa mais em aberto, mas ele mesmo diz que treinar um grupo por semana em cutting não é ruim, mas tb dá exemplos de upper/low 2x semana.

Ele diz isso em um dos seus famosos artigos sobre treino em cut (tem traduzido lá), se nao me engano, é de 2009-2010.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...