Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Melhor Forma De Definir Pernas E Panturrilhas!


Posts Recomendados

Postado

malhar-pernas-e-panturrilhas.jpg

O quadril e as coxas são as regiões em que a maioria das mulheres costuma acumular gordura e flacidez. E todas desejam ter pernas belas, já que elas ficarão à mostra em saias e shorts na próxima estação. Associando exercícios livres, musculação e uma dieta equilibrada, é possível definir a musculatura das pernas e deixá-las bem torneadas.

“De cada dez mulheres, oito têm como objetivo a melhora e o fortalecimento dos membros inferiores, por estética ou por questões funcionais. Elas desejam ter coxas mais grossas ou mais finas e pernas bem torneadas”, comenta Marcelo Rocha, fisiologista e educador físico da Stúdio 2 You.

Os membros inferiores envolvem as articulações do quadril, joelhos e tornozelos. Os exercícios livres de solo, que podem ser feitos em qualquer ambiente e com auxílio de halteres, bolas e colchonetes, promovem um trabalho global, já que exercitam essas articulações e os membros inferiores como um todo.

“Se equilibrar e carregar o peso do próprio corpo exige uma destreza maior da pessoa e outras habilidades. Diferente dos aparelhos, que já têm um trilho a seguir”, explica Rocha. Outro benefício dos exercícios que envolvem mais músculos é o gasto calórico maior, acelerando a redução de gordura no organismo.

Já o treino nos aparelhos vai trabalhar alguns músculos de forma bem específica e a força. Rocha comenta que o treinamento com esse foco estético deve ser composto de 70% de trabalho de força e 30% de aeróbio.

Treinos para pernas

treino-panturrilhas-e-pernas-500x347.jpg

“Um trabalho mesclando o treinamento funcional, força física e a carga da musculação vai trazer a definição da musculatura das pernas. Essa mescla vai trazer um resultado mais rápido, eficaz e com mais motivação. O segredo está na variação de séries, cargas e exercícios, já que seu corpo nunca se acostuma com o estímulo”, ressalta.

Para definir a musculatura das pernas, os membros inferiores devem ser trabalhados de duas a três vezes por semana.

O intervalo de um dia deve ser respeitado, para que o músculo se recupere e se evite lesões.

O treinamento ideal é aquele que envolve flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, força e resistência. “A resistência, por exemplo, é fundamental para a mulher conseguir ficar sobre um salto, passar uma noite com esse tipo de sapato, subir escadas ou passar o dia sentada, trabalhando”, ressalta.

Os resultados começam a aparecer a partir de 12 semanas, dependendo também da genética.

Exercício aeróbio e alimentação

aerobico-pernas-500x387.jpg

Em termos aeróbios, o educador físico Marcelo Rocha acredita que a corrida é o exercício mais eficaz no trabalho da musculatura das pernas, por ser um exercício natural e básico de todo ser humano. “Não exige aparelho e se trabalha muito de maneira unilateral o equilíbrio, já que durante a corrida se pega subida e descida.

Estimula não só a musculatura como a circulação sanguínea nos membros inferiores”, comenta. Entre os aparelhos de academia para aeróbio ele sugere o transport, por ser bem completo e se aproximar dos efeitos da corrida.

A alimentação é outro item fundamental nesse processo. Reduzir frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcóolicas vai colaborar para eliminar o nível de gordura no organismo. “O ideal é adotar uma alimentação rica em proteínas e com o consumo de carboidratos equilibrado, já que o excesso dele se transforma em gordura. É a alimentação que vai ativar seu metabolismo ou deixá-lo mais lento, junto ao exercício”, explica Rocha. Segundo o educador, as refeições devem ser mais leves, em intervalos de três em três ocasiões.

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...