Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fritura Feita Com Azeite Extravirgem Faz Mal? Pode Comer Todo Dia?

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Depende. Colocar la umas gotinhas de azeite pra fritar nao FAAAAAAZ MAL. Mas o azeite perde suas propriedades quando aquecido, pois satura. Ele eh usado a temperatura ambiente, no tempero, etc.. pra fritar algo, use oleo de canola ou oleo de coco. Mas comer fritura, com tipo 1 colher de azeite, borbulhando la.. ai faz mal sim. Fritura nunca vai ser benefica.

Nunca é uma palavra muito forte.

A vantagem do azeite é o sabor, duvido que um bolinho de bacalhau feito em óleo de canola fique tão bom quanto feito no azeite, mas também duvido que alguém tenha bolinho de bacalhau como necessário na dieta, apenas como coisa eventual não faz mal nenhum. O que faz mal mesmo é lamentar consciente ou inconscientemente das coisas que gostaria de experimentar.

Postado

Durante algum tempo eu fazia o frango com 1 colher de azeite extra virgem ,todos os dias no almoço .

Depois de começar a pesquisar sobre isso parei de fazer assim .

Tem um tópico sobre isso aqui no fórum que algumas pessoas indicam pingar algumas gotas e

espalhar com um lenço numa panela anti aderente . Mas o que eu fiquei meio cabreiro sobre fazer

isso é que igual no neu caso que fiz isso por algum tempo será que dá alterações consideráveis no

colesterol ruim ?

Postado

O oleo de canola ou o de coco não se tornam tóxicos quando aquecidos ?

Esses óleos pode-se usar mais do que apenas gotinhas ?

è que as panelas anntiaderentes aqui de casa já estão velhas e já soltaram

metade do teflon pelo uso excessivo aí fica grudando sabe .

Daí eu tenho que abusar alem de apenas algumas gotinhas .

Na verdade eu tenho que criar vergonha na cara e comprar uma frigideira antiaderente nova

de qualidade . :thumbsup_anim:

Postado (editado)

Manteiga é uma boa , hein .

Mas veja bem , se o azeite satura as gorduras boas , então devemos usar o mesmo critério

para a manteiga por que sua base também são gorduras mono e poli .

Ou as gorduras da manteiga não saturam ?

Editado por antonny p.
Postado

Cara, você estudou química na escola, certo? Um carbono tem que fazer 4 ligações para ficar estável. Uma cadeia carbônica insaturada tem ligações duplas ou triplas. Gorduras insaturadas (monoinsaturada do azeide de oliva, por exemplo) quando aquecidas, perdem as ligações duplas/triplas. Então conclui-se que carbonos ficarão com menos de 4 ligações quimicas. Esses carbonos ficaram com "radicais livres". E isso não é bom pra nossa saúde. Por isso que fritura não é saudável.

Gorduras saturadas não têm ligações duplas ou triplas, por isso, quando aquecidas, não forma radicais livres. Manteiga é predominantemente gordura saturada, logo, é melhor fritar na manteiga (veja bem, manteiga e não margarina) do que fritar com óleo de girassol, por exemplo.

Postado

A saturação dele é realmente menor que os demais óleos, assim como o óleo de amendoim também.

Uma das principais características do óleo saturado, é ficar pastoso/sólido em temperatura ambiente.

O maior problema da fritura, não seria a saturação em si, mas sim a oxidação causada durante o processo de saturação, que este por sua vez seria prejudicial a saúde.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...