Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tem Como Eu Não Estar Em Cetose Com Essa Dieta?


Ketogenic diet

Posts Recomendados

Você poderia aumentar consideravelmente a ingestão de carboidratos, e ainda assim continuaria em cetose. Você não vai sair da cetose com menos de 50g de carboidrato/dia (possivelmente mais).

Provavelmente até vale a pena ingerir um pouco mais de carboidrato - o corpo produz 0.58g de glicose a partir de 1g de proteína; utilizando 40g de carboidrato você "pouparia" quase 70g de proteína da sua dieta.

Abraços

Onde vc leu isso? Olhei mt por cima o livro do Di Pasquale e vi que era 30g de carbos, mas estou seguindo uma dieta cetonica com 10g de carbo apenas e nao vejo sintoma nenhum da porcaria da cetose...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Como o Lyle afirma: nao importa se voce está em cetose ou nao.

Como o mpcosta82 tambem já disse: dá pra ir até 50g de carbo/dia sem problema algum. E sim, sua dieta está entupida de proteina e pouquissima gordura, nao é esse o objetivo das dietas Keto. Essa proporcao de proteinas:gorduras é muito mais propensa a ocorrer gluconeogenese do que se as gorduras estivessem maiores e com menos prot.

E nao é porque voce está com uma dieta cetogenica que voce tem que ser carbofobico amigo, afirmar que nao vai comer ovos porque eles tem 1g de carbo chega a ser absurdo. Muita gente seguem dietas low carbo ingerindo 30-75g/dia e tendo excelentes resultados; nao existe prova alguma que ficar abaixo de 30g seja benefico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você respondeu o "Rang" se referindo a mim, e ele apenas aproveitou o tópico para sanar uma questão dele.

As dicas do tópico já foram adicionadas a dieta :laughingsmiley: .

Mas gliconeogênese com certeza ocorre devido a falta de carboidrato, o que não impede que a cetogênese ocorra ao mesmo tempo. Aliás, a gliconeogênese ocorrendo a partir de moléculas oxaloacetato, vai diminuir a quantidade de oxaloacetato e produzir pouco Acetil-Coa, que é precursor do ciclo de krebs, ou seja, ciclo de krebs é inibido, aumentando a produção de corpos cetônicos, chegando assim ao objetivo principal da dieta, mesmo com a distribuição de gorduras e proteínas diferentes da "padrão".

E não é ser "carbofóbico", é tentar não consumir certa quantidade de carboidrato, senão seria uma dieta "low carb" e não cetônica, e o objetivo principal é testar a dieta cetônica, e como cada corpo funciona de um jeito, entra e sai da cetose com X gramas de carboidrato, não quero consumir mais que 30g para garantir a cetose, não discordando do mpcosta82, com certeza muitas pessoas continuam em cetose com 50g de carbo/dia, porém, como não tenho as fitas para medição, prefiro não aumentar.

Adicionando os alimentos sugeridos neste tópico como as gemas do ovo, castanha, etc, já estou consumindo 25g diários de carboidrato, e como disse anteriormente, não quero passar disso.

Obrigado pela ajuda.

Editado por Ketogenic diet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nao me expliquei bem amigo, vamos lá. O seu raciocinio está correto sobre a formacao de corpos cetonicos, porem de uma pesquisada nos estudos mais atuais sobre e vai ver que nao importa se seu corpo está em cetose ou nao; os corpos cetonicos nao aumentam a perda de gordura em diversos estudos controlados. Foi por isso que eu repassei a frase do Lyle McDonald: "nao importa estar em cetose ou nao".

Quanto a proteina, sim, vai ocorrer gluconeogenese de qualquer forma (obviamente), porem quanto mais proteina e menos gordura, mais propenso é a ocorrer tal fenomeno. É muito mais facil uma proteina/aminoacido na corrente sanguinea passar pelo "processo" da gluconeogenese do que uma molecula de gordura; por isso dietas low carb geralmente sao high fat e nao high protein, mesmo dentro do bodybuilding (além de outros beneficios do high fat aliado da low carb, como este estudo de 2012 demonstra). Eu nao me lembro de cabeca a taxa de conversao proteina:glucose, mas com esse tanto de proteina, mesmo que nao chegue a 10% voce já vai estar passando as 50g/dia de carbo levando em consideracao a gluconeogenese.

Enfim, só quis opinar rapidamente esses dois pontos. Nao vejo motivos para manter tao high protein/low fat quanto está no seu primeiro post (pelo contrario, vejo mais prejuizos) e nao vejo motivo pra perseguir very low carb (30g ou menos/dia) justamente por nao existirem provas que isso vai te acrescentar em nada. Eu trabalharia na faixa de 30-50g carbo (a nao ser que voce esteja gostando de 20-30, ai fica por ai mesmo) e com certeza subiria gordura e diminuiria prot, mas é o que eu faria no seu caso, talvez esteja completamente errado :P

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

O livro do Lyle é um pouco antigo (1998), não sei se há alguma pesquisa mais recente. Mas ele aponta para uma conversão de 58% de proteína em glicose.

Ele usa como "referência" uma fórmula de cálculo de "razão cetogênica" para verificar se uma dieta (ou refeição) é "cetogênica" ou "anticetogênica". Este valor é usado para criar dietas cetogênicas para tratar crianças com epilepsia.

"Although its application for ketogenic dieters is somewhat limited, the simplest way to examine the effects of food consumption on ketosis is to look at the equation used to develop ketogenic diets for childhood epilepsy"

A fórmula é:

KR.JPG

f, p e C é a quantidade (em gramas) de gordura, proteína e carboidrato na refeição (ou dieta).

Pela fórmula dá para notar que aumentar a quantidade de proteína vai reduzir o valor total (proteína contribui mais para redução (0.58) do que aumento (0.46) do valor final).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi amigos, me baseei na bioquímica para entender este fenômeno, já que estudei bastante essa matéria. Pra mim, até pouco tempo atrás, grande quantidade de corpos cetônicos no corpo significaria utilizar a gordura como fonte de energia, independente da gliconeogênese, pela explicação que dei no tópico anterior. Porém, como vocês disseram, está sendo pior ingerir grande quantidade de proteína e pouca gordura. Em relação a dieta do primeiro post, já adaptei bastante com as dicas daqui. Depois de seu post, adicionei as 6 gemas com as 6 claras. Durante o tópico também adicionei castanha, nozes, azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, e diminui a quantidade de proteína. Não gosto de trabalhar com números, mas só pra ter uma ideia, quanto de proteína você deixaria na relação g/kg?

Obrigado amigo. São "discussões" assim que só contribuem para o conhecimento de todos.

Obrigado pela fórmula também mpcosta82, considerando isso, podemos chegar a conclusão que a dieta cetônica não é efetiva com grande quantidade de proteína.

O único motivo que adicionei tanta proteína foi o seguinte: em todos os lugares que pesquisei sobre dieta cetônica, não haviam pessoas que se preocupavam com a manutenção da massa muscular, apenas pessoas que queriam perder gordura sem importar com manutenção da massa muscular. Tentando manter 2g/kg (em teoria) na dieta, cheguei a primeira, e fui adaptando.

Agradeço vocês pelos esclarecimentos.

Editado por Ketogenic diet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova dieta com mais gorduras e menos proteínas:

Refeição 1:

1 medidor whey protein: PROT:27g GORD:0 CARB:1

13ml Azeite de oliva extra virgem: PROT:0 GORD:12g CARB:0

500mg Vitamina C

Refeição 2:

120g Boi chã de dentro: PROT:27 GORD:5,53 CARB:0

600mg Potássio

1 Multivitamínico

Refeição 3:

4 ovos inteiros: PROT:24 GORD:24 CARB:4

1 clara de ovo: PROT:3 GORD:0 CARB:0

Refeição 4:

1 lata de atum: PROT: 32,8 GORD: 6,8 CARB: 0

1 gema de ovo: PROT: 3 GORD: 6 CARB: 1

Refeição 5:

150g Filé de peixe: PROT: 24,9 GORD: 1 CARB: 0

30g Queijo ricota: PROT: 4 GORD: 4 CARB: 0

13ml Azeite de oliva: PROT: 0 GORD: 12 CARB: 0

5 caps bcaa

Refeição 6:

13 ml óleo de coco: PROT: 0 GORD: 12 CARB: 0

1 medidor whey protein: PROT: 27 GORD: 0 CARB: 1

5g Glutamina

5 caps bcaa

500mg vitamina C

Refeição 7:

120g Boi chã de dentro: PROT: 24 GORD: 5,53 CARB: 0

40g Castanha de cajú: PROT: 6,12 GORD: 18,4 CARB: 13,2

600mg potássio

5g glutamina

TOTAL:

PROT: 205g

CARB: 20,2g

GORD: 107,3g

KCAL: 1869kcal

Editado por Ketogenic diet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glutamina e BCAA sao bem dispensaveis (nao vou entrar em detalhe porque a minha opiniao sobre tais suplementos eu já expressei em diversos tópicos), entao eu tiraria pra economizar e jogaria Fish Oil. De resto os macros estao bem bacanas, é seguir a risca e acompanhar as mudancas no espelho/balanca :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...