Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

NICHOLAS BAKALAR

The New York Times

Segundo uma nova pesquisa feita pela Universidade John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, o excesso de vitamina D pode fazer tão mal quanto a falta do nutriente no organismo.

Os suplementos de vitamina D são conhecidos por reduzirem os níveis da proteína C-reativa (CRP), um indicador de inflamação no organismo que está diretamente ligado ao surgimento de doenças cardiovasculares. Entretanto, segundo o novo estudo, os suplementos de vitamina D são benéficos apenas até determinado ponto.

A pesquisa foi feita com mais de 15 mil adultos com idades entre 18 e 85 anos. Os estudiosos descobriram que após os níveis sanguíneos excederem 21 nanogramas de vitamina D por mililitro - o ponto mais baixo do considerado normal - qualquer adição de vitamina D desencadeou o aumento no índice da C-reativa.

Acima de 21 unidades, cada acréscimo de 10 unidades de vitamina D foi acompanhado por um aumento de 0,06 miligramas de CRP por decilitro de sangue.

A associação não mudou após o controle de fatores de risco, como obesidade, tabagismo, colesterol alto e hipertensão.

Para Muhammad Amer, professor adjunto de medicina na Universidade de John Hopkins, a vitamina D não deve ser consumida constantemente. "É preciso conferir os níveis dos elementos no sangue para garantir que estão a salvo", diz.

Estudos anteriores sobre a influência dos suplementos de vitamina D não produziram resultados consistentes, sendo que alguns testes apresentaram uma queda no índice da proteína e outros indicaram aumento.

Segundo os autores, a descoberta de que os benefícios aparecem apenas em quadros de níveis muito baixos de vitamina D pode explicar a confusão dos pesquisas anteriores. O estudo foi publicado no site do "The American Journal of Cardiology".

Publicidade

Postado

Taels, acredito eu que o estudo era observacional e nao controlado certo?

De qualquer forma, um aumento de 0.06mg de CRP nao é nada significante, mesmo supondo que a pessoa esteja na faixa de 50-60ng/ml vit D. Apesar de existir esse problema, na minha opinia os estudos provando os beneficios da faixa 35-60ng/ml sao muito mais favoraveis.

EDIT: parece que a Vitamin D Council já deu uma rapida resposta: http://blog.vitamindcouncil.org/2012/02/01/serum-d-and-c-reactive-protein-crp/

Postado

Olá craw69, sempre boa sua participação no forum =)

Sim, foi um estudo observacional, fez uma correlação entre altos níveis de vitamina D e níveis elevados de CRP, sendo que estes últimos estão correlacionados com doenças cardiovasculares.

Li a resposta do Vitamin D Council e realmente a rigidez estatística deixou um pouco a desejar. Uma pesquisa com a quantidade certa de indivíduos com altos e baixos níveis de vitamina D esclareceria bastante a questão.

Outra análise que poderia tornar mais confiável a conclusão seria a correlação direta entre níveis de vitamina D e ocorrência de doenças cardiovasculares, sem passar pela correlação com os níveis de CRP.

Se correlações fossem 100% confiáveis, cirurgias otopédicas causariam câncer de próstata, pois no pós-operatório, devido indiretamente à intervenção cirúrgica, os níves de PSA (Antígeno Prostático Específico) frequentemente sobem a níveis altíssimos =)

Postado

Pois é, este estudo em si, apesar de ser um ponta pé inicial para estudarem mais a fundo a relacao vitamina D > CRP, nao dá para concluir algo. Faltou mesmo rigidez estatistica; sem contar que ele aponta para um possivel problema na vitamina D em si, e nao apenas no suplemento (ou seja, tomar sol, segundo o estudo, poderia ser uma forma de aumentar a inflamacao cronica do organismo).

Resolvi postar porque acho interessante a galera nao tirar conclusoes precipitadas, mas é sim um estudo interessante e espero eu que sirva para outros pesquisadores analisarem mais a fundo o possivel problema. Por enquanto, como disse no outro post, eu ainda vejo muito mais vantagens em manter a vitamina D na faixa de 35-60ng/ml, mesmo que isso signifique um leeeeve aumento de CRP.

Abracos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...