Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ufc Vs Mma


Dipunker

Posts Recomendados

Trecho da coluna publicada em O Globo nesta quarta-feira:

O sonho de Dana White é que um dia as pessoas esqueçam o que significa MMA (Artes Marciais Mistas) e se refiram a esse esporte apenas como Ultimate Fighting Championship (UFC).

Dana é o maior cartola do MMA mundial. Controla 9% da Zuffa, empresa dona do UFC. Entrou nessa meio que por acaso. Empresário de lutadores e amigo de infância dos irmãos milionários Lorenzo e Frank Fertitta, um dia Dana os convenceu a comprar o UFC. Primeiro, eles arquitetaram um plano para quase falir o evento. Depois, o arremataram a preço de banana.

A história foi abafada por pressão judicial de Dana e Lorenzo. Mas o fato aconteceu. No fim do ano 2000, a única saída para o UFC não falir era conseguir a licença da Comissão Atlética de Nevada para, enfim, promover eventos em Las Vegas, a capital das apostas nos Estados Unidos. Mas Lorenzo era da comissão e negou o aval para o UFC. Dois meses depois o evento estava à beira da falência e acabou vendido a míseros US$ 2 milhões ao próprio Lorenzo. Pouco depois o UFC passou a ser sancionado pela comissão de Nevada. Com a produção de um reality show anos mais tarde, o evento saiu do vermelho e hoje vale cerca de US$ 2 bilhões.

O império montado pela Zuffa a partir da quase falência do UFC não parou de crescer desde então. Eventos que ousaram fazer concorrência foram abocanhados. O primeiro foi o Pride, em seguida o World Extreme Cagefighting e, mais recente, o Strikeforce. Resta agora tornar a sigla UFC mais conhecida que o próprio MMA. Parece exagero, mas também é fato. Meses atrás o campeão peso pena José Aldo participou do Corujão do Esporte, um programa exibido na madrugada pela Rede Globo. Pouco antes de entrar no auditório para ser entrevistado, o atleta recebeu uma orientação um tanto quanto estranha da diretora do programa. Foi pedido a ele para não pronunciar a sigla MMA. “Chame de UFC Combate”, explicou a direção do Corujão, conforme apurou este colunista.

A Rede Globo está apresentando o MMA a uma nova safra de telespectadores pouco familiarizada com esse esporte. Nos Estados Unidos, a Fox faz o mesmo. Se eventos ainda resistentes como o Bellator não vingarem mais, ficaremos todos nas mãos do UFC. Até a imprensa não terá mais quase nada a cobrir além do evento presidido por Dana. Perguntei ao vice-presidente do UFC na América Latina Jaime Pollack se visam comprar o Bellator. Ele jurou de pés juntos que não. Inclusive, chamou o concorrente de evento pequeno, o que é uma ilusão. Para quem tem a pretensão de promover 300 shows de lutas em um ano, alguns deles simultâneos, o monopólio é o único caminho. A conferir os próximos passos da maior liga de MMA do momento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que outros eventos vão crescer também! Assim espero!!!

Acho um saco esse lance da Globo só transmitir algumas lutas do card e, colocar o Galvão pra comentar... Ele nem sabe diferenciar um swuing d eum cruzado! kkkkkkkk

Não que eu entenda de boxe... Mas, eu fico calada. :laughingsmiley:

Editado por deiabaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por uma questao de tempo, eu qnd acompanho eh so UFC msm,apesar de ter alguns lutadores q eu goste no SF......

mas n vejo esse objetivo do Dana nd de absurdo n,afinal ngm fala fotocopia fala xerox entre outros produtos q a gnt chama por nome de marcas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...