Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gaba, Vitamina D3, K2, Crisina, E Outros... Estimulando Gh/testosterona + Benefícios Para Saúde


JulioSonic

Posts Recomendados

Publicidade

Bom dia senhores, vou levantar uma questão principalmente para o Wesley e Matheus, mas se alguém souber sinta-se a vontade

Voltando um pouco ao tema D3 e sol. Já sabemos a importância da D3 e, que o ideal é consegui-la pelo banho de sol, no corpo inteiro, de aproximadamente 20-30m ao sou do 12h já seriam o suficiente. Porém nas cidades isso fica um pouco difícil, principalmente no corpo inteiro, no rosto, braços, e canelas é até "fácil", mas não o corpo inteiro. Então, como EU (e acredito que muitos) não consigo ficar muito tempo exposto ao sol, eu suplemento com D3 e sempre que posso fico ao sol, nos finais de semana, eu consigo "compensar" um pouco.

Mas a questão que eu queria levantar é a seguinte, eu sou paulistano frustrado por não morara em cidade com praia, eu gosto muito de praia e pretendo morara em alguma cidade que tenha. Então, apesar de conseguir dar umas escapadas pra paria a única chance que eu tenho para, realmente aproveitar a pria é nas férias, e como eu fico MUITO tempo sem ir quando eu vou, sou tipo farofeiro, chego na pria as 10h e vou embora as 20h. E o que complica é que o sol da praia é absurdo, principalmente quem chega "amarelo" da cidade. O sol na pria é tão forte que se você ficar debaixo do guarda sol SEM protetor você queima do mesmo jeito.

O Matheus comentou recentemente em algum tópico sobre os protetores solares, não lembro exatamente o que ele disse, mas se não me engano tinha a ver com estrógenos, os protetores solares contém estrógeno ou precursores, alguma coisa nessa linha. E ainda tem quem diga que protetores são causadores de câncer.

No caso da praia, o que seria melhor.

Ir acostumando aos poucos ? 15m hoje, 20m amanha ?

Não tem jeito, tem que passar protetor ? Acontece que isso dificultaria a obtenção de D3 certo ?

Ou existe algum outro produto, ou marca que é mais interessante ?

Pra quem tem ou teve bicho de estimação, pelo menos gato e cachorro (não sei com outros) já deve ter reparado que eles sempre tiram um tempo pra ficar deitados ao sol. Porém eu nunca vi bicho nenhum em pria (fora os de praia mesmo) e já fui pra algumas praias mais desertas, algumas até tinhas uns dog correndo pra lá e pra cá, mas eles sempre paravam em alguma sombra.

O que acham ?

Abraços

Interessante isso. Vou falar por achismo puro mesmo.

Cara eu creio que simplesmente 100% dos dermatologistas falam: "usem protetor solar". Isso não só no Brasil, mas no mundo. Então, eu sinceramente consideraria isto.

Creio que na era paleolítica aí, até fosse saudável pegar sol sem nada. Mas hoje, com os rombos na camada de ozônio, a parada mudou completamente.

No seu caso, eu ficaria de manhã sem protetor (até umas 11 horas) pra pegar bem a vit D e depois disso passaria protetor (se não passar você vai torrar). Isso se fosse ficar o dia inteiro exposto no sol, como você disse, passar dia no mar e tals.

Agora, se for apenas ficar na praia mas não o tempo todo no sol (tipo pegaria um solzinho pra ir no mercado a pé e tals e voltaria) ou seja, trajetos rápidos e tals, daí sem protetor.

Assim como os animais fazem... eles ficam 1 ou 2 horas no sol, depois sombra. Eu seguiria isso. Na praia, fique 1 ou 2 horas no sol sem nada. Se for ficar mais que isso de forma prolongada, protetor. Mas compre os de qualidade, nada de sundown e porcarias.

Editado por HULQUI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei no tópico errado e estou trazendo pra cá, acerca de sol e cancro de pele:

Há cientistas que contestam que a exposicäo ao sol seja causadora de câncer de pele alegando que a incidência de câncer de pele é quase nula em comunidades de pescadores que nem sequer sabem que protetor solar existe. Infelizmente näo estou conseguindo encontrar tal matéria.

Também é curioso que a incidência de câncer de pele no Brasil se dá em locais com menos intensidade solar. Pela lógica, as regiöes norte e nordeste deveriam ter, percentualmente, mais casos (näo adianta falar de cor da pele pois no RJ há muito mais negros do que em estados como PI, RN, SE, PE...), mas acontece o inverso:

Região do Brasil Incidência a cada 100 mil homens Incidência a cada 100 mil mulheres

Centro-Oeste 124 109

Sul 80 68

Sudeste 73 91

Nordeste 39 42

Norte 38 43

(Fonte: INCA 2012)

Nesse gráfico você repara como na África árabe, cheia de desertos com sol intenso, tem menos casos de câncer de pele como paises como EUA, Canadá, Uniäo Européia, etc:

800px-Melanoma_and_other_skin_cancers_wo

(Quanto mais escuro, maior a incidência)

Há também aqueles que creem que protetor solar näo oferece essa protecäo toda à pele:

Protetor solar não protege de danos causados por luz visível, diz estudo

Mesmo com fator alto, protetor solar não protege totalmente contra o câncer

Protetor solar não protege totalmente contra o câncer

Filtro solar não protege contra câncer

Usar protetor solar não protege contra o câncer, apenas de queimadura. Esta é a conclusão de um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology. Os cientistas alertam que ainda são necessários mais estudos para medir a eficiência dos cremes. E que, a melhor medida de proteção contra os raios ultravioletas continua sendo evitar o sol e se cobrir.

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual seu tipo de pele, cor de olhos e de cabelo? Isso varia. Negros e pessoas de pele parda necessitam ficar mais tempo para produzir e absorver X quantia de vitamina D. Pessoas brancas, como eu, necessitam de menos tempo. O que quero dizer com isso é que se você não for muito branco/albino, não precisa se preocupar tanto com a "pele se acostumar com o Sol aos poucos", por assim dizer

Meu pai morreu de Melanoma e eu fico 30-50min no Sol forte às vezes, sem protetor. Além de bloquear a produção de vitamina D por parte da pele, protetores solares contém parabenos, que por sua vez diminuem testosterona, aumentam estradiol e zoam o shape e a saúde do homem

Eu sou "pardo". Na verdade é meio difícil, meu pai é "negro" e minha mãe é branca, eu tenho a pele clara, mas não tão clara. Se eu ficar 5m no sol eu já pego uma cor, sou o tipo Brasileiro, uma mistura desgraçada. Olhos claros e cabelo escuro e duro.

Eu enrolei muito na pergunta, mas a questão é que na pria (literalmente, areia e mar) se não passar nada TORRA! mesmo em baixo de gurda sol

Interessante isso. Vou falar por achismo puro mesmo.

Cara eu creio que simplesmente 100% dos dermatologistas falam: "usem protetor solar". Isso não só no Brasil, mas no mundo. Então, eu sinceramente consideraria isto.

Creio que na era paleolítica aí, até fosse saudável pegar sol sem nada. Mas hoje, com os rombos na camada de ozônio, a parada mudou completamente.

No seu caso, eu ficaria de manhã sem protetor (até umas 11 horas) pra pegar bem a vit D e depois disso passaria protetor (se não passar você vai torrar). Isso se fosse ficar o dia inteiro exposto no sol, como você disse, passar dia no mar e tals.

Agora, se for apenas ficar na praia mas não o tempo todo no sol (tipo pegaria um solzinho pra ir no mercado a pé e tals e voltaria) ou seja, trajetos rápidos e tals, daí sem protetor.

Assim como os animais fazem... eles ficam 1 ou 2 horas no sol, depois sombra. Eu seguiria isso. Na praia, fique 1 ou 2 horas no sol sem nada. Se for ficar mais que isso de forma prolongada, protetor. Mas compre os de qualidade, nada de sundown e porcarias.

Postei no tópico errado e estou trazendo pra cá, acerca de sol e cancro de pele:

Há cientistas que contestam que a exposicäo ao sol seja causadora de câncer de pele alegando que a incidência de câncer de pele é quase nula em comunidades de pescadores que nem sequer sabem que protetor solar existe. Infelizmente näo estou conseguindo encontrar tal matéria.

Também é curioso que a incidência de câncer de pele no Brasil se dá em locais com menos intensidade solar. Pela lógica, as regiöes norte e nordeste deveriam ter, percentualmente, mais casos (näo adianta falar de cor da pele pois no RJ há muito mais negros do que em estados como PI, RN, SE, PE...), mas acontece o inverso:

Região do Brasil Incidência a cada 100 mil homens Incidência a cada 100 mil mulheres

Centro-Oeste 124 109

Sul 80 68

Sudeste 73 91

Nordeste 39 42

Norte 38 43

(Fonte: INCA 2012)

Nesse gráfico você repara como na África árabe, cheia de desertos com sol intenso, tem menos casos de câncer de pele como paises como EUA, Canadá, Uniäo Européia, etc:

800px-Melanoma_and_other_skin_cancers_wo

(Quanto mais escuro, maior a incidência)

Há também aqueles que creem que protetor solar näo oferece essa protecäo toda à pele:

Protetor solar não protege de danos causados por luz visível, diz estudo

Mesmo com fator alto, protetor solar não protege totalmente contra o câncer

Protetor solar não protege totalmente contra o câncer

Filtro solar não protege contra câncer

Usar protetor solar não protege contra o câncer, apenas de queimadura. Esta é a conclusão de um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology. Os cientistas alertam que ainda são necessários mais estudos para medir a eficiência dos cremes. E que, a melhor medida de proteção contra os raios ultravioletas continua sendo evitar o sol e se cobrir.

É interessante

Austrália é um pais bem quente com desertos e uma incidência grande, genética deve influenciar bastante também.

Não estou com tanto medo assim do câncer, mas realmente é estranho, associar lugares com "menos" sol, a maior incidência de câncer de pele (no Brasil)

O que me preocupa mesmo é questão de ficar lá na areia, como eu disse quando eu vou pra paria eu fico a maior parte do dia na praia (literalmente) e, se não passar nada, não da, já vi pessoas com bolhas, Mas passar protetor também não é o ideal.

O jeito seria evitar os horários mais quentes entre 11h15h ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os animais possuem pelos que protegem contra o sol. O porco, por exemplo, por que ele fica na lama? Por que sua pele é igual do homem, ela "queima".

Então, essa exposição excessiva ao sol é complicada por que causa inflamação na pele. Por isso a pele fica quente (um dos sinais de inflamação), rubor (outro sinal de inflamação), dor (outro sinal de inflamação). Você sabe que a pele sintetizou vit D quando começa o vermelhidão, ela tem um "limite", passou daquilo não produz mais, pelo menos não até o corpo absorver uma parte (não é bem vit D, ele vira vit D depois - e também não é vitamina, é um hormonio). E na praia essa radiação do sol não vem apenas de cima, ela vem de todos os lados. Os raios refletem na areia e na agua, fora que tambem refletem nas particulas de agua que são evaporadas, por isso que você queima mesmo se ficar só na sombra, isso é o mormaço.

O que você pode fazer é usar protetor solar que tenha como principio ativo "tinosorb". É um pouco mais caro e não é tããooo fácil achar mas é melhor do que passar esses de "farmácia". Por que os protetores protegem, embora falem que contra raios UV, existem dois tipos: UVA e UVB (tem um terceiro o UVC mas não é relevante aqui). E os protetores que vender por ai eles protegem contra UVB, mesmo que falem que protegem contra UVA não protegem de maneira eficiente. E o corpo recebendo só o UVA é um grande problema. Fora que é a partir dos raios UVB que a vit D é sintetizada.

Então se eu fosse você eu passaria o protetor (com principio ativo tinosorb), até por que você vai ficar vários dias, se não passar, logo no primeiro dia você já vai estar queimado com aqueles sinais de inflamação e fica ruim de aproveitar o restante da viagem (falo por experiencia própria.. hahahaha).

Abraços.

Sintetiza mesmo o "recomendado", só que quem disse que esse recomendado é o bastante? Em consultórios médicos mesmo, o médico geralmente receita, quando o paciente está com alguma deficiencia de D, cerca de 400ui. A ingestão por via oral absorve praticamente só metade, então a pessoa está usando 200ui. 200ui no sol, são mais ou menos 1~2min tomando sol nos braços e rosto em uma cidade na linha do equador.

Tem um estudo (não estou com ele agora) que mostra que uma pessoa branca tomando sol de corpo inteiro por 20 minutos na linha do equador (latitude 0) consegue sintetizar cerca de 20.000ui, ou seja, 1.000ui por minuto. Isso é só uma base por que depende do tom de pele da pessoa e tal, mas já da pra ter uma boa noção de como esses valores que são passados para a população são pifios.

Fora que, uma coisa é sintetizar e outra é absorver. Para o corpo fazer um bom uso do que é sintetizado ele vai precisar de vit K, zinco e magnésio. Se a pessoa tiver deficiencia nesses minerais e vitamina, sua absorção vai ser menor, embora a sintetização continue a mesma.

Abraço.

Esses "rombos" na camada de ozonio não são bem como falam não. Se fosse assim eles atingiriam apenas a parte onde está com o rombo. É só pensar, o ozônio é um gás, certo?! Se tem um buraco em alguma área o que acontece? O gás se espalha e cobre esse rombo.

É o que tenho falado a algum tempo. O que causa cancer de pele não é o sol, é a falta dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo.

Eu iria passar protetor e literalmente jogar água(sem ser do mar) de tempos em tempos.

Se quer vit. D, usa período de manhã ou tarde.

Acho que o corpo precisa se adaptar ao Sol.

Mas os animais possuem pelos que protegem contra o sol. O porco, por exemplo, por que ele fica na lama? Por que sua pele é igual do homem, ela "queima".

Então, essa exposição excessiva ao sol é complicada por que causa inflamação na pele. Por isso a pele fica quente (um dos sinais de inflamação), rubor (outro sinal de inflamação), dor (outro sinal de inflamação). Você sabe que a pele sintetizou vit D quando começa o vermelhidão, ela tem um "limite", passou daquilo não produz mais, pelo menos não até o corpo absorver uma parte (não é bem vit D, ele vira vit D depois - e também não é vitamina, é um hormonio). E na praia essa radiação do sol não vem apenas de cima, ela vem de todos os lados. Os raios refletem na areia e na agua, fora que tambem refletem nas particulas de agua que são evaporadas, por isso que você queima mesmo se ficar só na sombra, isso é o mormaço.

O que você pode fazer é usar protetor solar que tenha como principio ativo "tinosorb". É um pouco mais caro e não é tããooo fácil achar mas é melhor do que passar esses de "farmácia". Por que os protetores protegem, embora falem que contra raios UV, existem dois tipos: UVA e UVB (tem um terceiro o UVC mas não é relevante aqui). E os protetores que vender por ai eles protegem contra UVB, mesmo que falem que protegem contra UVA não protegem de maneira eficiente. E o corpo recebendo só o UVA é um grande problema. Fora que é a partir dos raios UVB que a vit D é sintetizada.

Então se eu fosse você eu passaria o protetor (com principio ativo tinosorb), até por que você vai ficar vários dias, se não passar, logo no primeiro dia você já vai estar queimado com aqueles sinais de inflamação e fica ruim de aproveitar o restante da viagem (falo por experiencia própria.. hahahaha).

Abraços.

Era justamente isso.

Já que eu VOU ficar na pria, qual seria melhor opção. Falta de sol é ruim excesso também. Qual a principal diferença desse protetor com tinosorb ? Vou procurar

É eu sei como é Matheus, logo que chega na pria você ta com aquela cor de cidade então pra se queimar é bem rápido. Então acho que vou ficar sem protetor logo que chegar por uns 15-20m depois passar o protetor (talvez esse com tinosorb seja melhor) pra ficar na pior parte do dia, e depois mais tarde fico exposto ao sol já "sem protetor" (acho que se passar uma vez e entrar na água e suar, saia o excesso até umas 15-16) mais uns 15-20m depois disso o sol já começa a cair

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso. Se não passar, vai torrar, descascar, e pode acabar ficando numa cama todo ferrado.

Como te falaram aí, pegue um pouco de sol sem protetor... depois passe. Não tem como fugir dele se for ficar tempo prolongado no sol.

Eu vou pra praia 2 fins de semana por mês. Faço isso. Se vou ficar umas 2 horas no sol, em qualquer horário que seja, eu fico sem protetor. Føda-se se eu ficar um tequinho vermelho.

Agora, se vou ficar dia todo no mar tipo farofeiro (do tipo ir 10AM e voltar 17PM) aí não existe escapatória, ou passa protetor ou fica todo fudidø cheio de bolhas, sem conseguir dormir direito (o que aposto que vai prejudicar mais os ganhos que o protetor rsrsrsrs), com risco de insolação se não se hidratar.

Editado por HULQUI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou copiar aqui o que coloquei la na Low Carb:


Faça uma pesquisa aprofundada, por conta mesmo, recomendo irá aprender muito. Vai ver que o câncer de pele começou a se expressar nas regiões que começaram com luz elétrica, e o gráfico esta relacionado, onde começou a eletricidade começou o cancer, onde ainda tem pouca eletricidade (principalmente a luz) o câncer é menor. Outro fator é o magnetismo e radiação dos celulares e computadores que não ta só ligado ao câncer de pele como também de pâncreas e diabetes, as ondas de rádio não foi ainda mostrando mas tem quem acredite estar ligado ao câncer no cérebro.

Somente quem tem problemas nos genes vão desenvolver câncer de pele pelo sol. Pesquisa a cidade fantasma de Araras.


___

Quanto a pergunta do Eduardo o que eu diria é o seguinte, vai no gradual, por exemplo 15min e passa protetor, depois 30min, passa protetor e por ai vai. Sol que mais sintetiza d3 é das 11 as 14h. Mas a exposição tem que ser curta ou gradual. Antes das 10 e depois das 15 pode pegar a vontade até sem protetor (se sua pele não for muito branca, pois se for o problema pode ser a queimadura mesmo que na praia a maior causa de queimadura é o mormaço e quando você entra na agua que os cristais de sal agem como espelhos e refletem a luz e potencializa em até 9x sem obter o beneficio do d3).

O medidor, ao menos é oq li (não foi artigo ciêntifico) é a coloração da pele e da para notar mais nos brancos. Quando você se expõe ao sol, independente da região, chega uma hora que a pele começa a aparecer umas manchas como se o sangue tivesse subido, pois de fato subiu, quando isso ocorre em uma determinada região é pq já é o suficiente de sol para produzir a d3, isso varia de pessoa (pele principalmente) e de região do corpo. O que não pode é tomar banho depois de pegar sol, creio que até de mar vai prejudicar um pouco, pois diminui a sintese da vitamina.

Contudo o sol é mais que vit d3, você precisa ver luz para inclusive produzir melatonina a noite. Ver luz ajuda na organização do ciclo de cortisol e outros hormônio envolvidos nas glândulas H e P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em teoria (em teoria), a partir do momento que a pele é exposta ao Sol, ela está suscetível a sofrer alterações em seu DNA devido a ação do UVA e UVB. Essas duas radiações - a primeira, principalmente - é que estão relacionadas ao envelhecimento e ressecamento da pele. Também podem causar câncer de pele. O Melanoma, que citei anteriormente, representa 4% da incidência de todos os cânceres de pele, porém, é provavelmente o pior tipo de tumor maligno, dado que desenvolve metástases com uma facilidade absurda

Eu não uso protetor solar. Não apenas por causa dos parabenos, mas porque não gosto de melequera na pele. Sabonete "hidratante" mesmo eu já acho horrível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...