Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cadência Das Repetições

Posts Recomendados

Postado (editado)

Enfatizando o que o Iceman disse.

Eu acredito totalmente, que fazer a fase excêntrica controlada, é melhor que simplesmente largar o peso.

Há anos atrás, desde que passei a dar a devida atenção a isso, meus ganhos ficaram significativamente melhores. Claro que existem outros fatores. Mas sei que foram provenientes também dessa mudança.

Exemplo: Tente fazer um supino com 50kg cada lado, simplesmente soltando o peso. E tente fazer o mesmo controlando a descida, segurando o peso.

A dificuldade será muito maior, e sentirá o trabalho muito mais intenso no músculo. Será muito mais difícil fazer a próxima repetição. E provavelmente será preciso reduzir a carga.

Não acho que exista uma regra entre o tempo de excêntrica, mas acredito que controlando-a, exigirá mais do músculo. E consequentemente isso deva proporcionar mais ganhos.

Faça um treino dessa forma e verá que a intensidade e desgaste muscular pós-treino será muito maior.

Acredito também que isso não seja uma verdade absoluta e que em muitos casos, talvez pessoas façam de outro modo e tenham tido resultados satisfatórios, como o Arnold (que é um grande ladrão rs) mas apoio essa forma de execução e acredito que seja melhor a nível do resultado. Pelo menos constatei isso pra mim.

Aproveitando o que o chicrute disse, também acho que é muito difícil manter sempre a fase excêntrica de modo controlado, exatamente por esse desgaste. É exatamente por esse motivo, que priorizo mais o controle da fase excência nas últimas séries de cada exercício. Ou seja, o desfeixo desse modo acaba enfatizando ainda mais o treinamento.

Editado por tHiBoy

Publicidade

Postado

No Black Book of Training Secrets o autor diz que na negativa quanto mais controlado melhor (mais dificil do que simplesmente largar o peso), citando uma negativa de 5 segundos, e que tambem na fase excetrica conseguimos segurar uma carga maior do que na concentrica, e a concentrica mais rapida e mais intensa (no sentindo de recrutamento do maior numero de fibras) do que mais lenta.

O que ele recomenda então é uma concentrica mais rapida possivel SEM PREJUDICAR A EXECUÇÃO, e uma negativa de 3-5 segundos.

Acho interessante assim usar uma negativa mais controlada pois me permite ficar mais tempo sob tensão utilizando uma carga maior.

Postado

escrevendo a grosso modo, relato o seguinte:

atualmente, estou empregando um treinamento baseado na seguinte técnica:

3x12 (1-0-2) (intervalo de, no máximo, 1minuto)

o final da terceira série, descanço um minuto e reduzo o peso em cerca de 50%.....daí executo o maior número de excecuções em (3-1-4)....geralmente a falha total é atingida entre a 8ª e 10ª repetição.

RESULTADO: em matéria de ganhos reais, ainda não deu pra ver, pois comecei a técnica a uns 15 dias......mas durante o treino A SENSAÇÃO É DE INTENSIDADE E RASGAÇÃO DAS FIBRAS EM ESTADO BRUTAL! Fazia mtos meses que não sentia meu treino realmente pegado como estou sentindo agora. Ombros, por exemplo, dificilmente eu sentia dolorido no dia seguinte.....hoje......sinto q eles foram bastante exigidos.

Para mim, treinamento se aplica à metodologia filosófica socrática: CONHECE-TE A TI MESMO.

O fisiculturismo é sem dúvida um grande modo de vida, onde vc é o artista e a escultura ao mesmo tempo. Mas pra isso dá certo, é preciso conhecermos o que é adequado para nosso organismo.

Postado

gosto de 2 / 4

sinto que a maioria que usa uma execução MUITO rápida costuma roubar muito no exercício.

este é o modo que mais me deu resultado.

experimente.

bons treinos.

Postado

Eu sinto bastante o músculo quando eu executo a fase concêntrica numa velocidade moderada, e a fase excêntrica numa cadência um pouco lenta. Mas é aquele negócio, como alguns aqui já falaram, se você sente o músculo trabalhando fazendo um treino de pouca cadência, então siga ele. A questão é você fazer aquilo que é bom para você, que funcione para você, e não que funcione para fulaninho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...