Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Do Que É Feito A Salsicha


Aless

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Você sabe como é feita a Salsicha?

salsicha.JPG

Composição: carne mecanicamente separada de ave, pele e miúdos suínos (fígado, rins, coração), carne suína, gordura de ave, água proteína texturizada de soja, amido (máx 2%), sal, açucar, alho. Estabilizante tripolifosfato de sódio, aroma de fumaça, glutamato monossódico, conservante nitrito de sódio, antidioxidante eritorbato de sódio, corantes urucum e carmim de cochonilha.

CARNE MECANICAMENTE SEPARADA: No ínicio, é o frango. Depois que a desossa manual tira o peito, a coxa, e a sobrecoxa, o que sobrou vai para a prensagem mecânica. Ali é extraída a carne dentre os ossos, que sai da peneira em forma de pasta. Sem esse processo, boa parte da carne iria para o lixo. É nojento - e mais barato.

PELE E MIÚDOS SUÍNOS: Se só tivesse carne, a salsicha seria dura e cara. A pele de porco cozida é fonte de proteína de gordura e de colágeno (uma gelatina que deixa a mistura macia). O coração dá cor à massa, já que é rico em mioglobina (o pigmento vermelho da carne). Já os outros componentes (fígados e rins) não tem função certa: servem mesmo para encher lingüiça, ou melhor, salsicha.

ÁGUA, PROTEÍNA DE SOJA E AMIDO: Uma invenção brasileira. Para substituir parte da gordura, as indústrias nacionais usam água. Para reter a água, é preciso adicionar proteína de soja e amido (fécula de mandioca). Essa soma reduz a quantidade de gordura - enquanto as salsichas estrangeiras têm até 30% de gordura, as nacionais levam de 20% a 22%.

TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO: Coadjuvante do sal, ajuda a manter a gordura misturada à massa. A salsicha poderia passar sem o tripolifosfato: ele é prescindível do ponto de vista tecnológico e tem muito sódio - um problema para hipertensos. Por isso, é evitado na Alemanha e na Suíça.

AROMA DE FUMAÇA: É como comer fumaça em pó. A fábrica destila fumaça na água, filtra as impurezas e seca a solução. O pó restante é acrescentado à massa, dando aquele sabor de defumado à lingüiça.

CORANTE DE URUCUM: Usado como maquiagem por índios brasileiros, o urucum dá a cor da capa da salsicha. O Brasil usa urucum na salsicha porque, aqui, ela só vende se for colorida. Mas a lei proíbe urucum na parte interna - que poderia mascarar uma possível falta de carne.

CARMIM DE COCHONILHA (INS 120): Parece piada, mas esse corante é extraído da fêmea do Dactylopius coccus, um besouro que não mede mais que 5 milímetros. Secado ao sol e depois triturado, o besouro vira um corante vermelho usado em iogurtes, sorvetes, recheios de bolachas. O problema é juntar tantos insetos: ára cada quilo do pigmento, vão 150.000 besouros!

Fonte: Revista Superinteressante - Maio/2007.

Mais um rico artigo sobre a

Salsicha... http://www.financeon...ng=br&nid=10771

-O site acima não é um site vegetariano, confira as fontes para ter cereteza de que não é sensacionalismo ou coisa do tipo.

2057935860_88e986cb2f.jpg

Peguei daqui: http://coletivovida....a-salsicha.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Hahaha, tinha falado sobre isso tem um tópico sobre os 10 piores alimentos. Mas esse post é muito melhor!

Depois os caras falam que gordura saturada e carbo de algo IG é o que mata... "omg, banha de porco, farinha branca! FUJA FUJA FUJA".

Basta conversar com idosos e suas alimentações coloniais e tudo que faziam durante o dia para ligar os pontos e ver que o problema mesmo é a industrialização. Chega a ser nogento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Na medida do possível, tenho comido apenas salame colonial. Até presento não deve ser muito diferente o processo de fabricação, e olha que presunto vai bastante proteína isolada de soja. Agora salame colonial é só moer o porco, um pouco de gado, e colocar dentro de uma tripa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salame tem 1g de sódio a cada 30g do produto. Talvez tenham uns com menos, mas a última (e única) vez que eu ví um com rótulo eu ví isso.

Hahhahaha. Meus avós comeram horrores disso ao longo da vida. Tão vivos, bem vivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...