Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Do Esquimó - Lg + Iifym (Clean Bulk)


RTiago

Posts Recomendados

Publicidade

Hoje é novamente rest day, apenas descanso e treino nenhum.

Quebrei o jejum agora pouco, às 14hrs, e a segunda refeição ficará por volta das 21hrs.

Subi um pouco as calorias de hoje (antes que diga algo Firemann, não foi dia do lixo não, rsrs). Apenas subi umas 200kcals para poder comer um pedaço de torta alemã (eu adoro essa torta, não tenho nem como explicar). O dia fechará em 1.700kcals aproximadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba esquimó!

As kcals tão bem baixas ein ! 1700 e ainda adicionou!

nice!

Nos rest days estou comendo bem pouco, umas 1.500kcals. Mas sou bem sedentário, o único exercício físico que faço é academia, e apenas 3 vezes na semana.

Mas nos dias de treino estou comendo mais (umas 2.200kcals ~ 2.500kcals).

Editado por RTiago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Fe Rato. Mas quanto mais leio estudos e pesquisas a respeito, menos acredito em tipos físicos (endomorfos, ectomorfos e mesomorfos). Não que não existam pessoas com mais facilidade para ganhar gordura ou perder peso, existem, mas não na proporção que muitos acreditam.

Vou usar você e eu como exemplo. Você já disse no fórum que foi gordo durante a infância certo? Mas quando fez para perder peso nunca mais voltou a ficar obeso. Algo semelhante aconteceu comigo. Sempre comi muito, desde pequeno. Meu peso sempre variou bastante, indo desde bem magro, até gordinho, dependo do meu nível de atividade física. Na verdade nem acredito mais nisso de tal pessoas tem facilidade para ganhar gordura, ou tal pessoas tem facilidade para ser magro. Ao menos que haja algum problema corporal ou hormonal, ou esteja sob efeito de anabolizantes, pois os receptores de diferentes pessoas reagirá de forma diferente.

Na verdade tenho excesso de gordura no abdômen por anos de má alimentação, e falta de exercícios. Até o final da pré-adolescência era "gordinho", aí na adolescência (na fase de crescimento, famoso espichão) fui ficando mais magro. Mas não tinha boa alimentação, nem praticava exercícios, por isso virei um "skinny fat", magro mas com gordura.

Li um estudo há algum tempo, que dizia que embora a individualidade biológica/corporal contribua um pouco para a formação física da pessoa, o que realmente definirá se a pessoa terá mais facilidade ou dificuldade para ganhar massa/peso/gordura, é seu nível de fome. O estudo dizia que a fome era que definia esse tipo físico, pois assim definiria a alimentação costumeira, e não sua habilidade de queimar de gordura. Exemplo: eu sinto bastante fome, como muito, por isso logicamente terei mais concentração de gordura. Um outra pessoa magra, provavelmente é magra por sentir pouca fome e comer menos.

O que define essa fome varia desde efeitos hereditários (genética), costume (família/amigos acostumam a pessoa a comer muito/pouco desde cedo), a problemas emocionais (pessoas com depressão/problemas durante a infância/insegurança tendem a comer mais). Lendo esse estudo lembrei de um amigo que era obeso durante a infância, que comia demais por problemas emocionais. Anos de terapia depois ele passou a comer menos (usava a comida para preencher um "vazio"), e hoje ele é magro, sem nem ao menos tentar ser.

Já faz um tempo que li esse estudo, e nunca mais o encontrei, mas achei bem interessante. Veja pessoas como eu o Saintgraal, nós temos facilidade para ter mais gordura do que definição, porém por algum motivo (seja genético ou psicológico) sentimos mais fome. Já outras pessoas são magras, porém comem muito pouco. Isso me fez pensar, realmente acho que o que define a habilidade de ganho ou perda de gordura, não é apenas a dieta, mas sim também organismo. Não pela questão de ganhar ou perder peso com facilidade, mas sim pelo sentimento de necessidade de comida enviada pelo cérebro/organismo geral.

Na verdade hoje não acho que duas pessoas nas mesmas condições (peso, dieta e treino similares) terão resultados tão diferentes por um ter facilidade de perda de gordura, e o outro não. Mas sim por um sentir mais fome que o outro, e quando ambos saírem da dieta, um poderia comer substancialmente a mais (por sentir mais fome/vontade de comer), o que geraria a diferença nos resultados.

Acredito nisso devido a pessoas que durante muito tempo acharam ter facilidade para ganhar gordura, e hoje tem pouca gordura sem grande esforço. Acredito que nesse caso a pessoa tenha apreendido a comer menos, e não que ela estivesse certa ao acreditar que ganha peso facilmente.

É por isso que tenho pensado, talvez o que eu precise não seja eliminar totalmente o dia do lixo, mas acostumar meu organismo a comer em menores quantidades nesses dias, mantendo aproximadamente a mesma faixa calórica que nos demais dias da dieta. Estivesse pensando então em fazer o seguinte: fazer o dia do lixo no domingo, mas nos primeiros dias calcular o valor calórico antes de começar a comer, e tentar manter uma faixa de umas 2.500kcals aproximadamente. E progressivamente me acostumar a comer menos, a fim de não precisar calcular mais os macros a serem comidos nesses dias. Tenho pensado nisso, e acho que farei assim no próximo domingo, por exemplo, caso queira comer pizza e alguma sobremesa, calcular e não deixar ultrapassar um determinado limite calórico, a fim de evitar as extrapolações, e de certa forma "moldar minha fome", não me deixa exagerar na quantidade.

Editado por RTiago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado23233

mas RT, tem a questão de haver mais adipócitos em certas regiões do corpo, a questão da tireoide, grelina, leptina e sua influen. nos tipos.

como por ex. tem gente que naturalmente nasce com maior testo, os tipo fisicos existem cara, discordo um pouco de vc, mas nada impede um ecto de ser gordo, mas longe do cara chegar nivel american obeso, tudo no seu espaço..

a nível embrionário existem sim uma 'regencia' ou 'tendencia' pra se produzir mais tipo celulares de um jeito , ou de outro.

tipo físicos são moldáveis

O que define essa fome varia desde efeito hereditários (genética), costume (família/amigos acostumam a pessoa a comer muito/pouco desde cedo), a problemas emocionais (pessoas com depressão/problemas durante a infância/insegurança tendem a comer mais). Lendo esse estudo lembrei de um amigo que era obeso durante a infância, que comia demais por problemas emocionais. Anos de terapia deles ele passou a comer menos (usava a comida para preencher um "vazio"), e hoje ele é magro, sem nem ao menos tender ser

mas RT nao é o foco do cara ser magro ou não, ou estar magro ou não, nao é so isso que enuncia um biotipo, p ex um ecto pernas mais longas, físico longilíneo, estrutura óssea forte, peito recluso. O endo tbm tem suas peculiaridades.

é complicado RT, vc ta levando pro lado psicológico, e psico com fisio quando se esbarram ..dai ja viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas RT, tem a questão de haver mais adipócitos em certas regiões do corpo, a questão da tireoide, grelina, leptina e sua influen. nos tipos.

como por ex. tem gente que naturalmente nasce com maior testo, os tipo fisicos existem cara, discordo um pouco de vc, mas nada impede um ecto de ser gordo, mas longe do cara chegar nivel american obeso, tudo no seu espaço..

a nível embrionário existem sim uma 'regencia' ou 'tendencia' pra se produzir mais tipo celulares de um jeito , ou de outro.

tipo físicos são moldáveis

mas RT nao é o foco do cara ser magro ou não, ou estar magro ou não, nao é so isso que enuncia um biotipo, p ex um ecto pernas mais longas, físico longilíneo, estrutura óssea forte, peito recluso. O endo tbm tem suas peculiaridades.

é complicado RT, vc ta levando pro lado psicológico, e psico com fisio quando se esbarram ..dai ja viu

Sim, entendo :laughingsmiley:, talvez eu não tenha me explicado direito.

O que quis dizer foi que no meu caso, eu não acho que tenho facilidade para ganhar gordura, apesar de ter um BF meio elevado, um exemplo disso é o que o Fe Rato falou. Mesmo em déficit durante toda a semana, com um dia do lixo de 13M~15M calorias, alguém com facilidade de ganho de gordura não manteria o peso. Nessas condições acredito que se ganhasse gordura facilmente eu estaria ganhando peso, e não estagnado.

Acho que o excesso de gordura no meu caso, deva-se a excesso de calorias, e não há endomorfismo. Tanto que analisando minha alimentação antes de comer a academia, eu deveria comer por volta de 3M calorias todos os dias, isso na minha fase mais sedentária (em que não fazia exercício algum), tomava refrigerante em todas as refeições, e mesma assim nunca fui obeso. O máximo a que cheguei foi acima do peso. Por isso quero me disciplinar a comer menos, não acho que tenha facilidade de acúmulo de gordura, acho que alimentação exagerada (mesmo que esporádica - uma vez na semana) esteja gerando esse acúmulo de tecido adiposo.

O que quis dizer foi que, apesar de ter excesso de gordura (principalmente no abdômen) não que eu seja endomorfo, apenas acho que como demais.

Outro exemplo desse caso é o Saintgraal, que ganho um pouco de gordura durante o bulk, mas estava comendo exageradamente, e seus dias do lixo são tão grandes quanto o meu. Deu para entender mais ou menos o que eu quis dizer?! Acho que não estou conseguindo me expressar bem :laughingsmiley: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahuhauhau

Simplificando o que quis dizer é provavelmente tenho BF elevado por comer exageradamente, mesmo que apenas uma vez na semana.

Não quis dizer que não existem pessoas que acumulam gordura fácil, apenas não acho que seja meu caso.

Alguém endomorfo, comendo como eu comia na minha época sedentária, com certeza chegaria a obesidade, eu no entanto o máximo que cheguei foi a 4~5kgs do meu peso ideal (com peso ideal digo segundos testes médicos: IMC e afins).

Daí o motivo de querer aprender a comer menos, acho que se fizer isso poderei manter um corpo com menos gordura, sem ficar me matando em cuttings. Deu para entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...