Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo Sem Treinar: Bom Ou Ruim E Qual O Limiar? Como Levar A Dieta?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Todos sabem -ou pelo menos deveriam- que ficar uns períodos sem treinar é bom e evita a subrecarga, overtraining, além de favorecer os ganhos. Porém, nunca achei um limiar ou um limite para o descanso. Quando é que o descanso deixa de ser benéfico e passa a se tornar um obstáculo? Existe uma média? Varia de pessoa para pessoa?

Vou ser direto e sincero. Treino faz mais de um ano e nestes últimos dois meses mantive meu treino normalmente, apesar de ter dado uma folga de dez dias ali pelo começo de novembro. Não faltei muito a academia e não pulei muitos exercícios. Porém, mesmo não apresentando nenhum sinal sequer de desgaste, overtraining, fadiga, etc. (pelo contrário, apresentando motivação e até achando que podia estar exigindo um pouco mais, mesmo completando todos os exercícios do treino com todas as cargas), vou ter de ficar sete dias sem treinar em virtude das festas do final do ano.

Isso não me parece tão ruim, mas eu estou em uma fase de ganho de peso (bulk) "sujo". Não por opção, mas por dois fatores: primeiro, preciso aumentar meu peso pois emagreci muito nestes últimos tempos e tenho uma meta para cumprir (5kg) até o fim de janeiro, quando minha faculdade retorna e vai ser praticamente impossível treinar mais de três vezes por semana. Segundo, quando digo "sujo" não me refiro a um bulk comendo porcarias de natal o tempo todo e não ligando para o que manda pra dentro, mas sim me refiro a uma dieta em que estou na casa de meus parentes durante as férias, logo, não posso preparar minhas refeições com X gramas de proteína pura, X gramas de carbos de baixo IG e X gramas de Fat. Simplesmente tenho que comer o que eles me oferecem no almoço e janta, caso contrário seria extrema falta de educação. Portanto, o "sujo" seria mais ou menos como uma IIFYM. Eu tento comer de acordo com o que preciso e controlo mais ou menos os macros e as calorias, mas em um almoço que, por exemplo, tenha macarronada na manteiga, não tenho como deixar de comer pelo menos um pouco junto com meus pais e tios. Entendem?

Logo, acredito que ficar uma semana sem treinar e ainda por cima não me alimentando de forma totalmente correta venha me prejudicar sim nos ganhos ou até atrapalhar o que já conquistei. Estou certo? E quanto a dieta, devo comer apenas para manutenção? Ou continuo ingerindo mais ou menos (no olhometro e na boa noção que tenho sobre nutrição) as mesmas calorias e macros que eu fazia quando estava treinando corretamente?

Desde já agradeço.

EDIT:

Tinha me esquecido... Boas festas!

Editado por Senior

Publicidade

Postado

Cara eu treino há mais de 15 anos, sempre paro, não por dar um tempo, mas às vezes por viagem ou outro motivo (doença, filhos, etc), não vejo um desespero essa parada, principalmente se for curta uma ou duas semanas... mas quando dá aquela vontade de treinar, meu véio, aí tem que dar um jeito.

Postado (editado)

depende cara, se tu ta "magro" e realmente ta precisando ganhar peso, acho melhor comer + mesmo

Se você tem tendencia a engordar (no sentido de acumular gordura mesmo) ai é com você.

Eu to sem treinar também, e até pelo meu peso e medidas, to comendo a vontade, até agora meu abdomen tá quase igual, se aumentou foi pouca coisa.. os gomos ainda tão visíveis,a definição dos braços também ta igual. Eu tava com 62,3 agora to com 64,2 .. abraço boas festas.

Editado por rodrigoxdmc
Postado

Cara eu treino há mais de 15 anos, sempre paro, não por dar um tempo, mas às vezes por viagem ou outro motivo (doença, filhos, etc), não vejo um desespero essa parada, principalmente se for curta uma ou duas semanas... mas quando dá aquela vontade de treinar, meu véio, aí tem que dar um jeito.

Poisé, acho que é o vício em endorfina... Hahaha

Vai ser brabo aguentar, tanto pelo psicológico que não para de achar que vou perder os ganhos quanto pela vontade de sentir os músculos trabalhando. Negócio vai ser fazer flexão em casa... ahahaha

Se me permite fazer uma pergunta... Pela sua experiência, qual é o tempo máximo que se deve parar? Quando voltar, deve-se tentar 'compensar' os treinos que você não fez de alguma forma? Ou fingir que nunca aconteceram as faltas?

Postado

Poisé, acho que é o vício em endorfina... Hahaha

Vai ser brabo aguentar, tanto pelo psicológico que não para de achar que vou perder os ganhos quanto pela vontade de sentir os músculos trabalhando. Negócio vai ser fazer flexão em casa... ahahaha

Se me permite fazer uma pergunta... Pela sua experiência, qual é o tempo máximo que se deve parar? Quando voltar, deve-se tentar 'compensar' os treinos que você não fez de alguma forma? Ou fingir que nunca aconteceram as faltas?

O ideal, na minha opnião, é no máximo duas semanas. Sempre que volto, ferro com meus músculos dnovo, faço de conta que nunca faltei! Claro se vc faltar um mês, aí vc deve fazer uma readaptação de 1 a 2 semanas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...