Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Por: Paulo Gentil

Constantemente ouvíamos "marombeiros" falando: "não alongue pois atrapalha o ganho de massa muscular!","alongamento não serve para nada!". O legado desta teoria infundada é o grande número de malhadores com a musculatura encurtada, vemos freqüentemente bíceps que não estendem totalmente, ombros projetados à frente, escápulas elevadas...

Muitos desconhecem que o alongamento não serve só como meio de profilaxia de lesões ou na promoção da batidíssima qualidade de vida. Na verdade exercícios de alongamento podem favorecer o anabolismo através de duas maneiras distintas: aumento do espaço físico dentro da fibra muscular e liberação de hormônios anabólicos

Alguns autores acreditam que o alongamento da célula favorece o crescimento da fibra muscular por aumentar o espaço físico (HAUSSINGER, 1990 e 1993; MILLWARD, 1995). Supõe-se que ao "esticarmos" a célula, ocorre a dilatação dos tecidos conjuntivos que as envolvem. Além disso, há uma relação de proporcionalidade direta entre dimensão da célula muscular e sua quantidade de núcleos (ALLEN et al, 1995; MOSS, 1968). Outra suposição é que o contato físico entre as células musculares pode ser um sinal para que as células satélites permaneçam inativas, portanto ao aumentar-se o espaço entre as fibras, tais células ativam-se e formam novos núcleos e/ou novas fibras (BISCHOFF et al, 1990). Lembre-se: no núcleo se encontra o DNA, a partir do qual é sintetizado o RNAm, que por sua vez direciona o processo de síntese protéica. Tire daí sua conclusão...

Existem autores que se referem à hipertrofia ao aumento do IGF-1 em animais submetidos a alongamentos. Os resultados são impressionantes, os músculos chegam a crescer 85% e a expressão de RNAm para a síntese de IGF-1 aumenta até 40 vezes. Diversas pesquisas publicadas verificaram que o alongamento é uma maneira extremamente eficiente e rápida de induzir hipertrofia, proporcionando aumento na produção de proteínas contráteis e no número de sarcômeros, tanto em série, quanto em paralelo, o que obviamente pode ser ainda mais significativo com a utilização concominante de sobrecarga. (GOLDSPINK, 1999, JAMES et al, 1997, MITCHELL et al, 1999, YANG et al, 1996; YANG et al, 1997). Mas lembre-se que há inegáveis limitações na generalização das pesquisas acima, pois é muito difícil reproduzir as metodologias em humanos.

Na prática, existem diversas maneiras de aproveitar os exercícios de alongamento, muitos fisiculturistas, por exemplo, utilizam-se deles entre suas séries, o único cuidado a ser tomado é com a intensidade, pois um exagero na amplitude ocorrida na hora e maneira erradas pode causar lesões nos músculo e demais tecidos, o que te afastará dos treinos por um bom tempo. É interessante ressaltar que a maioria dos estudos refere-se a alongamentos intensos, o que seria entendido como treinos de flexibilidade, há relatos de estiramentos superiores à 20% do comprimento normal do músculo mantidos por horas, dias e até semanas, o alongamento leve, estilo relaxamento, certamente tem um efeito importante, mas dificilmente lhe trará os benefícios citados neste artigo.

Se você acreditava na antiga teoria de negligenciar (ou negar) o alongamento, pode ser que tenho sub-utilizado seu potencial de crescimento, pois, ao contrário do que se dizia, o alongamento ajuda, e muito, o processo de hipertrofia. Então o que você está esperando: ALONGUE-SE.

Fonte: www.gease.pro.br

Publicidade

Postado

Muito bom o texto

O alongamento e realmente negligenciado por praticantes de musculação.

Estudei Yoga por alguns anos além de também ser bailarino (não zuem) então sei como alongamento ajuda tanto na "manutenção" do corpo como numa maior sensação de "capacidade" física. Além de evitar os famosos encurtamentos musculares que são mais comuns do que se imagina.

Postado
Muito bom o texto

O alongamento e realmente negligenciado por praticantes de musculação.

Estudei Yoga por alguns anos além de também ser bailarino (não zuem) então sei como alongamento ajuda tanto na "manutenção" do corpo como numa maior sensação de "capacidade" física. Além de evitar os famosos encurtamentos musculares que são mais comuns do que se imagina.

:blink:

ja tinha visto o texto em algum lugar

mas vlw pela contribuiçao

eu sempre alongo antes

mas nunca depois =/

eu esqueço mesmo

e o pior é que eu tenho pouca "flexibilidade"

Postado

noossa , ontem mesmo , ouvi falarem sobre esse assunto

bom ,

sem alongamento , provavelmente nao tem ganhos , sem alogamento ,

pode atrofiar , se voce ver , esses professores de yoga ,

teem um corpo massa

tirem pelo menos 10 min antes do treino pra alongar

nao tenham pena , eh pra sentir dor mesmo

meu irmao paro de malhar a 1 ano , continua alongando diariamente ,

e o corpo continua o mesmo

ele eh dançarino e o corpo prescisa ser bom

soh com alongamento ele consegue manter o corpo

abraço

Postado

nunca tinha ouvido falar essa teoria estúpida de não alongar... meu deus! eu que fasso taekwondo sei que se não me alongar direito( e muito) vou ter uma lesão sem dúvidas(falo pq ja tive)!

Postado
Como vc consegue fazer balé e ser bolado?

Deve atrapalhar não?

O.o

Não faço balé, até já fiz clássico mas não gostei, fiz um tempo de contemporâneo e mais legalzin hehe também fiz contato improvisação.

Mas eu dançava mesmo era bboy (break), mas com uma ligação mais ao palco.

gaspar, axo q vc deve ter um controle incrivel entre corpo e mente!

musculação + yoga...

eh isso ae. o perfeito equilibrio entre corpo-mente-alma.

Meu objetivo não e só estético, tenho uma filosofia pessoal de alto-aprimoramento.

Não só do físico como do mental. Penso que os dois devem evoluir juntos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...