Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Peso Mosca: A Nova Categoria Do Ufc


Posts Recomendados

Postado

O ano de 2012 marca a estreia da divisão dos moscas no UFC. Fizemos um levantamento sobre quem pode aparecer na categoria, bem como uma apresentação dos primeiros postulantes ao novo cinturão.

Durante a semana passada o presidente do UFC anunciou oficialmente a criação da categoria dos moscas na organização. O pontapé inicial será dado por um torneio de quatro lutadores. Joseph Benavidez e Demetrious Johnson baixarão de peso e enfrentarão os novos contratados Ian McCall e Yasuhiro Urushitani em março.

Este artigo faz uma breve apresentação dos primeiros postulantes ao mais recente cinturão do UFC, bem como aponta alguns nomes que já fazem parte do elenco da organização com características físicas apropriadas para se arriscar em 57kg (125lbs). A parte final sugere alguns valores que podem ser aproveitados para popular a divisão mais leve das Regras Unificadas de Conduta do MMA.

Os participantes do mini-torneio

Os novos contratados e quem pode baixar de categoria

Quem ainda pode ser contratado

Os participantes do mini-torneio

benavidez-wec-47.jpg

Foto: Joseph Benavidez

Outro ex-desafiante de Cruz que vai tentar a sorte na divisão menor será Demetrious Johnson. O Mighty Mouse foi derrotado pelo campeão no UFC Live 6 depois de duas vitórias seguidas no UFC, inclusive sobre o ex-campeão do WEC Miguel Torres. Johnson deve ficar ainda mais rápido e ágil com 4kg a menos, colocando-se como mais forte candidato a disputar o título com Benavidez.

Para tentar tirar os veteranos da organização da final, o americano Ian McCall chega ostentando o cinturão do Tachi Palace Fights e a invejada primeira posição da maioria dos rankings dos moscas. O Uncle Creepy (Tio Arrepiante) tem duas semelhanças com Benavidez e Johnson: passou pelo WEC e foi derrotado por Dominick Cruz.

Quem fecha o quarteto do torneio é o japonês Yasuhiro Urushitani. Campeão mundial do Shooto, Urushitani é o postulante ao cinturão com maior experiência, já que é profissional há 10 anos. Por outro lado terá muita dificuldade com as novas regras, pois só saiu do Japão para lutar uma vez, ainda assim na vizinha Coreia do Sul.

Os confrontos já estão definidos. Benavidez vai buscar a vaga na final carregando enorme favoritismo contra Urushitani. A outra semi será disputada por Johnson e McCall. A princípio o último desafiante de Cruz seria favorito, mas isso não vai significar muita coisa, visto que Ian adora surpreender os oponentes considerados mais fortes.

Os novos contratados e quem pode baixar de categoria

John-Lineker.jpg

Foto: John Lineker

O primeiro brasileiro anunciado na nova categoria do UFC foi o paranaense John Lineker . Campeão peso galo do Jungle Fight, o “Mão de Pedra” vem de 13 vitórias consecutivas e tem cartel de 19-5. A pegada incomum para o peso lhe rendeu quase metade de suas vitórias por nocaute. Lineker tem vitórias sobre bons nomes como Iliarde Santos e Renato Velame.

A divisão dos galos do UFC foi reforçada pelos participantes do TUF 14, a melhor geração de concorrentes desde a primeira edição. O TUF Brasil, que terá disputa de penas, também poderá render frutos para a categoria abaixo. Com mais atletas lutando entre os galos, o UFC poderá fazer outra mexida para aumentar o nível dos moscas. Scott Jorgensen, último desafiante de Cruz no WEC, reúne condições físicas e técnicas para brigar de igual para igual com qualquer peso mosca que o UFC invente. Uma derrota para Renan Barão no UFC 143 poderia acelerar a mudança.

Outro peso galo pequeno e de enorme talento pode se arriscar na nova categoria. Campeão do TUF 14, John Dodson encheu os olhos do público e dos chefes com um estilo elétrico, agressivo e eficiente. Com um pouco mais de vivência pode tentar tomar o cinturão de Dominick Cruz ou pode cortar mais 4kg e partir para cima de Benavidez e companhia.

Louis Gaudinot deixou uma péssima impressão no TUF 14 Finale ao ser massacrado por Johnny Bedford. Antes de crucificar o cabelo-verde, é bom notar a grotesca diferença de porte físico entre ambos. E vale lembrar que foi o cinturão do Ring of Combat conquistado como peso mosca que o levou ao reality show.

Com apenas 1,60m, o “Kamikaze” Chris Cariaso não parece ter muito futuro como peso galo. Se for derrotado por Takeya Mizugaki no UFC Japan, pode ser aproveitado como mosca. Mesmo na divisão menor não será um postulante ao cinturão, mas provavelmente fará boas lutas e preencherá dignamente o plantel.

Quem ainda pode ser contratado

JussierFormigaDaSilva.jpg

Foto: Jussier “Formiga” da Silva

Apesar de ser uma categoria disputada em poucos eventos no mundo, ainda há talentos disponíveis para o UFC popular sua divisão dos moscas. As principais organizações que hospedam competição de pesos moscas são a americana Tachi Palace Fights e a internacional Shooto. Delas vêm alguns bons valores que podem (e devem) ser aproveitados pelo UFC.

O nome mais comentado é o de Jussier “Formiga” da Silva, potiguar da Kimura/Nova União, considerado até o começo de 2011 como o número um do mundo da categoria. Formiga é o atual campeão sul-americano do Shooto e só perdeu uma luta em 13 disputadas, exatamente para Ian McCall, que lhe tomou o posto de melhor mosca do mundo. No Brasil, Jussier já bateu todos os principais concorrentes da categoria.

Quem também pode aparecer no maior evento do mundo é o japonês Mamoru Yamaguchi. Ex-campeão do Shooto em duas categorias, campeão do King of the Cage, o kickboxer ostenta um belo black power, homenagem ao ex-campeão mundial de boxe Yoko Gushiken. Contragolpeador nato, dono de vasto arsenal ofensivo na trocação, Yamaguchi teve uma série de 3 anos de invencibilidade quebrada por Formiga em agosto e possui retrospecto profissional de 26-6-3.

Darrell Montague é outro atleta do TPF com potencial para ser contratado pelo UFC. O californiano chegou ao posto de número um do mundo quando conquistou o cinturão do evento em fevereiro ao vencer Ulysses Gomez, mas perdeu a coroa (e a chance de disputar o torneio do UFC) em agosto, quando foi vitimado por um mata-leão de McCall numa luta cheia de alternativas. Ele tem cartel de 9-2.

Voltando os olhos para os eventos nacionais, dois nomes se destacam. Um deles é o cearense José Maria “Sem Chance” Tomé, 29 anos e respeitável cartel de 28-2 (com dois no contest) e série invicta de 16 combates. O pequenino atleta da RFT tem um jogo de chão agressivo e muita disposição. Ele vem de vitória no Beija-Flor Fight Combat no começo de dezembro. Antes ele havia conquistado um GP no Octagon MMA em setembro e atropelado outro oponente em julho no Centurion MMA 2. Seu último algoz foi Jussier Formiga em 2008.

O jovem brasiliense Bruno “Macaco” Azevedo, 21 anos, também pode aparecer no UFC num futuro próximo. Apesar de ter se profissionalizado apenas em 2010, Bruno já acumula cartel de 6-1 e passagens pelo Shooto Brasil, Capital Fight e Cage Brasil Championship. Atleta da Nova União/Fibra Fight Team, ele tem base no muay thai mas também sabe se virar no chão.

Como bem lembrou nosso parceiro de equipe Guilherme Pinheiro, temos ainda possibilidade mais leve que peso mosca. Lincoln de Sá é o atual campeão sul-americano do Shooto na categoria até 115lbs (52kg), que só existe no evento japonês. Lincoln venceu ontem Leandro Feijão no Face To Face 5 e acumula 9 vitórias e apenas uma derrota no cartel profissional.

Outro nome pescado pelo Guilherme foi o de Alexandre Pantoja, atleta de Arraial do Cabo (RJ) de 21 anos. Ele tem passagem pelo Shooto, onde foi derrotado por Jussier Formiga na disputa do cinturão sul-americano. Lutador versátil, muito bom no muay thai e eficiente no chão, Pantoja tem 10 vitórias e duas derrotas no MMA, além de retrospecto invicto em 22 lutas de muay thai.

Apesar de não lutar como peso mosca, Wilson Reis poderia pensar com carinho na possibilidade, visando atuar no maior evento do mundo. Com 1,60m e 26 anos, conquistou no último sábado o cinturão dos galos do WFE Platinum. Reis já foi campeão do EliteXC e disputou torneios do Bellator nas divisões pena e galo.

Fonte : MMA-BRASIL

Publicidade

Postado

Não me é interessante nem empolgante. O quanto mais pesado, melhor.

Por quê?

Pra mim uma das lutas mais movimentadas, ágeis é a dos leves, inclusive aprecio muito vendo D. Cruz, Faber, Zé Aldo, entre outros mais leves lutando.

Postado

Por quê?

Pra mim uma das lutas mais movimentadas, ágeis é a dos leves, inclusive aprecio muito vendo D. Cruz, Faber, Zé Aldo, entre outros mais leves lutando.

Pô, apreciar o Dominick Cruz é sacanagem, é o cara mais chato de se assistir.

Mas concordo com você, curto bastante as categorias mais leves, Faber é um lutador muito massa de se assistir.

Os lutadores dessa nova categoria tem no mínimo uns 65kg, tudo monstrinho, olha o tamanho desse Benavidez na foto.

Postado

Eu acho que ele (Cruz) é muito técnico e se movimenta como ninguém, é ágil pra caramba entre outras coisas, rs..

Pow curti pra caramba a ultima do Faber, uma guilhotina nervosa, entre outros tem o Ben Henderson, Clay Guida, Cerone etc.

Bom eu curto :)

A peso mosca vai ser massa também afinal é trocação pra todo lado, o foda dos Pesados é que muitas vezes uns ficam meio apreensivos de entrar no golpe porque um vacilo já era, é KO na certa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...