Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Esta Minah Execução Do Agachamento?

Posts Recomendados

Postado

No caso pra mim mudar pro low bar a inclinação do tronco fica mais ou menso como esta intão?

Publicidade

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Sim, mas os lower legs são um pouco mais críticos, na minha humilde opinião. O que normalmente dá trabalho para corrigir é a rotação da tíbia/fêmur que você comentou e principalmente tornozelos (que também estão envolvidos na rotação da tíbia). O psoas é mais uma questão de aprender a ativar a musculatura, enquanto que a rotação é uma questão de mobilidade. Só que se o tronco não estiver suficientemente vertical, aquela curvatura vai acontecer, por mais que seu quadril e joelho estejam em dia.

Só que manter o tronco ereto com os pés alinhados como você falou é algo que está longe do alcance da maioria dos mortais. O Kelly diz para agachar com os pés para frente para manter a adução do quadril, ou seja, ele não esta falando de um agachamento olímpico. No agacho olímpico a rotação da tíbia/fêmur é essencial para manter o tronco "vertical" e o que limita a maioria das pessoas é exatamente o tornozelo. Então estamos falando de uma articulação que vai trabalhar em duas direções no ATG e é aí que a mobilidade é levada ao extremo.

O fato é que os levantadores olímpicos concentram a maior parte dos trabalhos de mobilidade nos tornozelos e joelhos (falando em cadeia inferior). Ainda assim, eles utilizam calçados com calço na parte de trás, exatamente para levar o centro de gravidade mais para frente e permitir que o tronco fique mais vertical.

Apesar de os defensores do agachamento profundo saírem por aí dizendo que essa é uma posição natural, isso não é verdade quando falamos em agachar com sobrecarga (e sem curvatura nas costas).

É normal extrapolar o pessoal pro coletivo, então você que talvez tenha maior dificuldade com tornozelos, vê que tornozelos são um grande problema. Mas não tem como negar que quadril é, sem dúvida nenhuma, nenhuma mesmo, um problema muito maior que tornozelo. Quadril tá no meio do corpo, tá diretamente ligado com a coluna é a fonte primária de movimento, tudo o que se faz usa quadril. Sempre que se tem algum problema, acima ou abaixo do quadril, vai ter ou reflexo ou origem no quadril. É uma pata de ganso inflamada por falta de rotação interna em flexão, que vai tá associada com pé chato, pisada pronada, dor na lombar... Isso falando de um adulto, imagina um senhor de idade, que já teve tanto tempo sob efeito desse quadril zoado que já tá desenvolvendo bico de papagaio, herniação, artrite...

O agacho mesmo, é bem fácil passar da linha paralela sem ter flexibilidade no tornozelo, é só ver o low-bar. Já, até no link que o Frango postou do T-nation, um cara com um potencial gigante de flexão do tornozelo, nem com calço vai conseguir passar da linha paralela se não tiver o quadril saudável.

Sobre não ser uma posição natural, é só se imaginar como uma mulher no período paleolítico, carregando seu filho pequeno, você precisa dar uma cagar ir ao banheiro. Como diria o Capitão Nascimento, vai fazer o que com a criança? Pois é, não dá, nenhuma das opções dadas pelo anti-herói. Então vai ter que ir em algum lugar, agachar com a cria nas costas, e mandar ver mesmo. Só que é normal, não faz diferença se tá com criança, sem criança, com um saco de areia, com uma armadura ou o quê, o quadril não vai retroverter porque você fez isso todos os dias da sua vida. E se fizer, não sei se você já acampou, mas faz uma sujeira danada...

Se é um problema não conseguir agachar, é atual, depois que inventaram a cadeira, o leg-press, o vaso sanitário, porque agachar é a posição mais natural do ser humano. Mais que andar, eu arrisco.

Postado

Seria interessante, os caras tipo julio ou quisso fazerem um video de um agacho totalmente correto

Com todas essas paradas ai, ia ficar massa!

Wacabanga aprova! kkkk :thumbsup_still:

Aprovo também! Bons exemplos Quisso, AUSEHAUSHEA.

Postado (editado)

Não era a resposta que eu queria :P

O cara tá compensando a flexão do quadril com flexão dos tornozelos (fazendo uma cadeia muito aberta, muito mais fraca). Imagina onde tão os pés dele nessa foto, os joelhos tão muito, muito pra frente deles.

Verdade, kkk.

Sobre a flexão do tornozelo:

seria mais ou menos isso:

programa_de_exercicios_22.jpg

O lance de agachar, dobrando a panturrilha pra frente, fazendo assim passar o joelho da ponta dos pés?

Isso pra um agachamento high bar, é fundamental certo? ja no low bar não existe certo? Confesso que nunca tinha parado pra pensar sobre a flexão do tornozelo. =/

Deve ser porque sempre agachei low bar.

Box Squat é uma brincadeira totalmente diferente. Agacho, seja low ou high-bar, tem flexão de três articulações: quadril, joelhos e tornozelos. O low, em geral, não requer tanta mobilidade do sujeito, tem maior potencial de sobrecarga e é associado a powerlifters, por quê? Idealmente, o low-bar não usa as três articulações, mas duas, o quadril e os joelhos. Powerlifter usa equipo de suporte onde? Pois é. Então, o agacho low-bar ideal seria basicamente flexão de joelhos e de quadril, com as canelas perfeitamente verticais, perpendiculares ao chão, sendo a cadeia muito mais propícia a levantar grandes cargas.

O box squat, por sua vez, vai além dessa verticalização das canelas (que a gente sempre procura, independente de ser high ou low bar, um afundo ou um jerk ou um box jump, etc) e faz elas não mais formarem um ângulo reto com o chão, mas um ângulo mais aberto, fazendo o exercício mais do que nunca ser um exercício de flexão de quadril e não mais tanto de flexão de joelhos, e praticamente elimina a flexão de tornozelos.

Sobre as suas etapas, eu preferiria que você pensasse assim:

• Escolhe a altura da caixa;
  • Escolha a abertura das pernas;
  • Se aparafuse no chão (isso é a rotação externa, criar torção global antes de agachar);
  • Senta pra trás empurrando os joelhos pra fora;
  • Força tudo o que tiver que forçar como se quisesse separar o chão em dois pra levantar;
  • Você tá de pé :D

Acho que a melhor maneira de explicar é isso de "se aparafusar no chão". Eu já vi alguns powerlifters falarem sobre isso. E é bem comum ver os caras (principalmente das categorias não-raw) pararem em frente a barra e ficarem fazendo uns movimentos esquisitos com os pés, como se tivessem ajeitando o tênis ou algo assim. Tão eles se aparafusando no chão também. O que você sente é que a estabilidade aumenta e tal, os glúteos ficam bem contraídos.

Coincidência, ontem eu tava vendo um video do wsb, em que varios caras estão agachando, um dia tipico DE deles. E depois tem uma mina, e antes dela agachar, ela fica meia hora arrumando pé, arrastando pra la, girando pra ca. pra depois gachar. Deve ser exatamente isso que voce falou de aparafusa no chão.

Ta ai uma coisa que não fazia, tanto que percebi que algumas vezes, depois de tirar a barra do suporte e sentar na caixa, meus pés ficavam soltos, como se eu tivesse tirado toda a tensão desde as canelas até o quadril. Como seu eu praticamente tirasse os pés do chão, pra depois voltar a grudar os pés no chão e levantar com bastante força.

Vou tentar fazer como voce falou a partir de agora.

Faz uma coisa. Conhece burpee? Tenta fazer um com os pés bem juntos, um colado no outro. A menos que você seja um freak ginasta ou dance ballet seus joelhos vão se obrigar a fazer rotação externa, ou não vai ter jeito de fazer o movimento.

Ah, você acha que eu deixei isso complicado? Isso porque eu ainda não apareci no tópico de fotos do prato de comida pra discutir omelete... :rolleyes:

Eu diria que é o Box Squat pra low-bar e box jump pra high. E talvez esse burpee com os pés juntos também.

Ja vi esse burpee nos sites de mwoods, vou tentar fazer ele. Tava complicado até agora, mas depois desse post acho que consegui captar a mensagem, ou pelo menos parte dela.

Muito obrigado cara.

Onde voce aprende tanto sobre biomecanica? Indica algum livro?

abraço

O Quisso é muito foda....é um professor sem faculdade especifica, digamos assim. Tem realmente muito conhecimento sobre biomecanica e outras coisas mais....aliás, ta demorando pra darem o titulo de "colaborador" pra ele aqui no fórum. Posta pouco frequentemente, mas quando posta destrói.

concordo julio.

uma imagem pra ajudar a entender a posicão dos pés:

pronation.jpg

eu tinha ficado perdido quando o quisso falou pronção dos pés. kkk

edit:

Se é um problema não conseguir agachar, é atual, depois que inventaram a cadeira, o leg-press, o vaso sanitário, porque agachar é a posição mais natural do ser humano. Mais que andar, eu arrisco.

essa frase ai poderia virar uma assinatura. kkk

Editado por Frango_13
Postado

O Quisso é muito foda....é um professor sem faculdade especifica, digamos assim. Tem realmente muito conhecimento sobre biomecanica e outras coisas mais....aliás, ta demorando pra darem o titulo de "colaborador" pra ele aqui no fórum. Posta pouco frequentemente, mas quando posta destrói.

+1

Pena que meu curtir já esta limitado pra hoje.

snapback.pngQuisso, em 01:44:00 em 21/12/2011, disse:

essa frase ai poderia virar uma assinatura. kkk

uashuahsuahsuas.

Pior que é isso mesmo; antes, quando comecei a tentar fazer um agacho completo, era uma merda ... não tinha mobilidade pra isso ... agora é tranquilo. :medieval:

Postado

A essa frase vai pra minha assinatura ctz, posts muito legais eu consegui corrigir esse encurtamento do psoas, muito com a ajuda de manter uma postura no chão sem peso, tipo um bebe agachando saca?

BABY-SQUAT.jpg

Parece zoera mas manter a posição assim (correta é claro) é a melhor forma na minha humilde opinião de corrigir, e agora como eu estou com cargas baixas fica melhor ainda treinar mais técnica.

Eu tinha muito o problema de quanto mais agachar mais pra frente, isso eu resolvi com alongamentos constantes no meu posterior e também uma abertura um pouco maior que a linha do quadril (afinal eu sou alto) isso me favorece na posição (ou não).

Postado

E necessário fazer a rotação externa no terra tb? Ou melhor, é viavel ou desnecessário?

BABY-SQUAT.jpg

Ainda dizem que não é natural ,rsrs. Quando eu estiver agachando igual a esse bebe estarei foda...
Postado (editado)

Olha meu terra.

Só não reparem a tremedeira que acho que o mlk que filmou tava fazendo braços hj, suhuahsuahushau

http://www.youtube.com/watch?v=eeV1LN4AtI8&feature=youtu.be

Acho que eu divia ficar com o quadril mais alto mais ainda não tenho tanta flexibilidade nos posteriores.

Tem algo errado ai?

Ah e hj eu fiz o agachamento la.. cara BEM melhor com o tenis reto. Acho que ocorreu tudo bem. Só estou com um pouco de dificuldade a questão dos cotovelos, não sei se por insegurança ou seila mas eu não consigo levar os cotovelos muito pra frente, talvez seja flexibilidade tb sl.. Dai tipo o pulso fica torto e dói..

Mas agora eu tendi o que é o verdadeiro agachamento, pai do céu, que negocio sinistro, só de descer um pouco mais foi o suficiente pra MOER meus quadríceps. Estou sentindo eles exaustos aqui agora. Hehehe a pegada é seca.

Edit: È impressão minha ou minha hiper lordose e hiper cifose melhoraram consideravelmente em relação ao primeiro vídeo do terra?

Editado por Visitante
Visitante usuario_deletado17
Postado

Mano tu é aquele q filmou de lado lá ???

Se for, a execução tá bem melhor (mas ainda precisa melhorar)

Suas costas estão menos curvadas na parte de cima.

Creio q sua postura está melhorando.

E ainda tá baixa a barra. Enquanto vc não conseguir botar anilha de 20 kilos eu usaria dois steps desse q vc tá usando. Pq eles são finos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...