Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Oleo De Cartamo


Estilo

Posts Recomendados

O MCT tem vantagens sim, mas nao para perda de gordura direta. Pode ser indiretamente (supondo que ele aumente saciedade = menos comida ingerida com o uso de MCT = menos calorias diarias = maior perda de gordura), mas diretamente nao. Os propios artigos postados aqui afirmam isso.

"...MCT consumption was not observed by Hill et al. (16ref-arrow.gif ) to cause greater weight loss than lard, CO or fish oil (FO). Body adipose tissue during the first 3 mo was not different among groups but after 6 mo, the group fed FO had less body fat than all other groups. Although both FO and MCT feeding resulted in small fat cells, only FO feeding was associated with inhibition of cell proliferation."

"Obese women (n = 16) consumed MCT (58% octanoate, 22% decanoate) or LCT (soy oil) in random order for either 4 wk if they were inpatients or 12 wk if they were outpatients, at a level of 191 kJ/d. There were no differences in weight loss or rate of weight loss between diet treatments. A liquid diet containing 24% of energy as MCT failed to increase the rate of weight loss compared with LCT."

Alguns estudos apontaram um maior gasto energetico em dietas que continham MCT ao invés de LCT, mas nao parei para olha-los e verificar se havia controle calorico rigoroso, a taxa de MCT/LCT em cada dieta etc.

Especialmente para quem segue dietas low carb, MCT tem uma aplicacao interessante para performance e ainda tem propriedades beneficas para a saude; mas nao existe prova alguma que a substituicao de 120 calorias de azeite por 120 calorias de MCT resulte em menor acumulo/ganho de gordura. Da mesma forma que aquela coisa que inventaram de substituir carbo no pós-treino por MCT para evitar ganhos de gordura nao só nao tem validacao cientifica (cade os estudos comprovando essa invencao?) como é falho de diversas maneiras, comecando pelas altas quantias de HSL/gluta-4/glut-12 presentes no ambiente pós-treino que tornam quase impossivel uma ingestao moderada de carbos se transformarem em gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ambos são gorduras benéficas, tomando por base tua afirmação, porém, os MCT's apresentam (ainda que não conclusivamente) benefícios, que mesmo depois de anos de estudos sobre o azeite não foi encontrado (mesmo que não conclusivamente também).

Se tomarmos a tua afirmação de que os MCT's são "APENAS GORDURAS BENÉFICAS", então o consumo deles seria desnecessário, pois poderiam ser substituídos simplesmente pela "GORDURA BOA DO AZEITE".

E este é o ponto da questão. Para você tudo entra no "ramo de gorduras boas" (tanto o azeite como o óleo de coco); já para mim e para muitos estudos (mesmo que inconclusivos) há uma diferença entre as chamadas "GORDURAS BOAS", assim como o óleo de peixe é diferente em benefícios com relação ao azeite, este por sua vez é diferente em benefícios com relação ao óleo de coco (para citar o "principal" representante dos MCT's).

Tudo se resume a isto. E neste ponto as opiniões divergem.

se vc olhar o q eu falei, vc vai ver q eu disse "sim sao gorduras diferentes, os mcts tem moleculas a menos o que torna a absorção mais rapida, mais no fim do dia nao fará diferença, isso q quis colocar em questao...", vc ta comparando ate o oleo de peixe q tbm é um tipo de gordura boa, e q tbm cabe na dieta, em nenhum momento eu falei q era pra tomar azeite no lugar de todas as outras gorduras, so comentei q a substituição do azeite por essa gordura do mct nao fará diferença nenhuma no fim do dia, principalmente no q vc se refere a perda de peso... de resto o craw ja deu outra aula ai, abraço

Editado por ippo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comentário do craw vai no ponto que os estudos afirmam que alguns dizem que não aumenta a queima de gordura, já outros afirmam que houve maior gasto energético com a substituição das "gorduras benéficas" pelos MCT's. Ou seja, ainda está em estudo e mesmo com diferenças entre resultados, há tendência para benefícios superiores aos demais "óleos benéficos".

Até seria providencial termos os links destes estudos para avaliarmos sobre os resultados da perda de gordura.

Outra coisa bem interessante é que o trânsito das MCT's pelo organismo geram menor valor energético do que outras gorduras. 8,3 kcal / g. contra 9 kcal / g. de outras gorduras.

P.S.: Encontrei rapidamente um estudo sobre o assunto, não sei se foi este o citado pelo craw...

Aqui a forma resumida....

http://www.ajcn.org/content/87/3/621.short

E aqui o texto completo publicado no "Jornal Americano de Nutrição Clínica". Quero ver se depois eu faço uma leitura mais detalhada já que são 6 páginas.

http://www.ajcn.org/content/87/3/621.full.pdf+html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler o full text do artigo The Shadow, e acho que algumas coisas precisam ser apontadas.

Primeiramente, o estudo era ad libitum, ou seja, nao havia controle calorico e as pessoas ingeriam a quantidade de alimentos que quisessem. Só por esse ponto já poderiamos questionar a conclusao que MCT "queima" mais gordura (simplisticamente dizendo), já que nao se sabe o quanto cada grupo consumiu de calorias, entrando novamente na questao: foi o aumento de saciedade do MCT ou o efeito termogenico que levou a maior perda de gordura do respectivo grupo? Ou ainda: houve realmente uma maior perda de gordura no grupo MCT pela inclusao deste ou foi meramente uma variacao na ingestao calorica?

Continuando, a tabela que mostra a quantidade de peso perdida ao longo das 16 semanas tem um padrao que tambem nos leva a acreditar que a maior perda de peso do grupo MCT (e para quem nao leu, o grupo perdeu, após 4 meses de dieta, uma média de 1.7kgs a mais) nao foi pelo efeito termogenico. No primeiro mês, o grupo MCT perdeu em média 1.7kg, enquanto o grupo LCT perdeu 1.2kg (diferenca de 500g). Do primeiro para o segundo mês, o grupo MCT perdeu em média 900g, enquanto o LCT perdeu apenas 100g. Do segundo para o terceiro mês o grupo LCT perdeu mais do que o MCT: 700 contra 600g, respectivamente. No ultimo mês do estudo o grupo LCT ganhou 600g, enquanto o MCT estabilizou.

Toda essa variacao de peso médio nao faz sentido algum se levarmos em conta o efeito termogenico do MCT. Como em um mês o grupo LCT perde 100g, no outro perde 700g e no seguinte ganha 600g? Isso nao é variacao de efeito termogenico do alimento, isso é variacao de ingestao calorica. O MCT tambem apresenta um padrao que nao tem como relacionar com o efeito termogenico do mesmo: como em um mês o grupo perde 900g, no outro 700g e de repente nao perde mais nada? Variacao na ingestao calorica.

O fato do estudo nao ter controle calorico, para mim, o invalida como prova de que MCT resulta diretamente em uma maior queima de gordura. Nao estou dizendo que nao sou a favor do MCT, porque só pelos possiveis beneficios a saude eu já acho que ele é uma bela adicao a qualquer dieta... mas ainda nao vi evidencia alguma comprovando que ele realmente queime mais gordura.

E ah, quanto ao valor calorico, isso é variavel. A média de 4g/4g/9g é justamente apenas uma média, isso pode ser interferido; nao dá para afirmar que todas gorduras tem 9g e apenas o MCT tem 8.3g. E meeesmo que tivesse, qual a variacao disso? A cada 15g de azeite de oliva ou de MCT teriamos 135 calorias contra 124 calorias, a diferenca é de apenas 11 cals... nao acho que tenha qualquer influencia pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja ia comentar algo mais o craw chegou antes... mais so pra ressaltar a conclusão do artigo..

"Although this study cannot distinguish which side of the energy balance equation played a bigger role in this differential weight loss (enhanced suppression of food intakeor enhanced thermic effect of food), these data complement the body of literature concluding that MCT oil can be successfully used in a weight-management program to enhance weight loss. This study also shows that fats have a place in a weight-loss diet and that choosing MCT oil over an LCT oil may provide an additional boost for weight loss."

traduzindo atraves do google translate fica isso:

Embora este estudo não pode distinguir de que lado da equação de balanço de energia desempenhou um papel maior na perda de peso este diferencial (maior supressão da ingestão de alimentos ou efeito térmico melhorado de alimentos), estes dados complementam o corpo de literatura concluindo que Óleo MCT pode ser utilizado com sucesso em um programa de controle de peso para aumentar a perda de peso. Este estudo também mostra que as gorduras têm um lugar em uma dieta de perda de peso e que o óleo MCT escolher mais de uma Óleo LCT pode fornecer um impulso adicional para perda de peso.

é o q o craw ja falou, ate na conclusao eles comentam que nao sabem o pq da diferença de peso entre um grupo ou outro e acabam colocando entre parenteses a possivel explicação...

Editado por ippo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo que não foi uma dieta rigorosa e que mesmo os pesquisadores citam que o universo é pequeno 16 x 15, e que esperam que próximos estudos aumentem este número, todavia os mesmos pesquisadores citam:

"This study also shows that fats have

a place in a weight-loss diet and that choosing MCT oil over an

LCT oil may provide an additional boost for weight loss."

De fato, eles desconhecem os "porquês", todavia reconhecem os benefícios superiores mesmo ao BENÉFICO (e muito estudado) azeite. Logo, os MCT's não são apenas mais uma "gordura BENÉFICA" como outras (ele tem um "plus" desconhecido).

Encerrando, é interessante ficarmos a par de publicações como estas do "Jornal Americano", ainda mais com a disponibilidade gratuita das matérias.

Obrigado a todos pela debate...ao craw pela sempre boas explicações e ao ippo pela contraparte ponderada e respeitosa.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The Shadow, vou ter que discordar mais uma vez haha :D

Eles afirmam que talvez tenham beneficios (tratando unicamente de perda de gordura), talvez. Pode ser interessante no contexto de quem nao controla calorias e come o que quiser durante o dia, mas para o contexto da galera que treina e tem um controle calorico eu nao vejo evidencia alguma para fazer uma afirmacao como "troque 2 colheres de azeite de oliva por 2 colheres de MCT que voce vai ficar mais magro".

De novo, estou discutindo pura e unicamente os efeitos na perda de gordura, porque MCT tem sim beneficios de outros pontos de vista. Para perda de gordura, nao só existem evidencias negando que a troca possa ser benefica como os que afirmam ser vantajoso sao extremamente questionaveis, como este ultimo postado (pelos motivos já citados). Repetindo o já dito: nao vejo evidencia alguma comprovando que alguem vá perder mais gordura trocando X calorias de LCT por X calorias de MCT; no maximo dá pra jogar um "taaaalvez pela saciedade".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo que não foi uma dieta rigorosa e que mesmo os pesquisadores citam que o universo é pequeno 16 x 15, e que esperam que próximos estudos aumentem este número, todavia os mesmos pesquisadores citam:

"This study also shows that fats have

a place in a weight-loss diet and that choosing MCT oil over an

LCT oil may provide an additional boost for weight loss."

De fato, eles desconhecem os "porquês", todavia reconhecem os benefícios superiores mesmo ao BENÉFICO (e muito estudado) azeite. Logo, os MCT's não são apenas mais uma "gordura BENÉFICA" como outras (ele tem um "plus" desconhecido).

Encerrando, é interessante ficarmos a par de publicações como estas do "Jornal Americano", ainda mais com a disponibilidade gratuita das matérias.

Obrigado a todos pela debate...ao craw pela sempre boas explicações e ao ippo pela contraparte ponderada e respeitosa.

Abraço.

vlw the shadow, foi uma boa discussao, mais o craw ja falou o restante kkkk, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ajuda a perder gordura sim, calorias não são tudo, também deve-se ver de onde elas vem!

Sinto muito, mas..... tudo que importa para perder peso são as calorias ingeridas. Mais no meu topico de traduçoes na assinatura, 1 artigo traduzido.

É exatamente isto que estou afirmando: se os "MCT's" fossem apenas gorduras boas como você afirma, o azeite também seria citado.

Apesar de ambos serem gorduras boas, não identicos né. O azeite de oliva tem seus beneficios e o MCT os seus. Ambos fazem muito bem a saude aliado a uma dieta decente. Mas ennhum dos 2, nem nenhum outro alimento queima gordura por si só. Muitas ajudam, mas o que faz vc perder peso É as calorias.

edit: nao tinha lido a 2 pag, boa craw..... como eu falei pode ajudar a queimar, indiretamente.

Abraços

Editado por marc01
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...