Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Para Treinamento De Pata De Ganso

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde amigos!

Sou Personal e busco maiores informações sobre treinos mais adequados para alunos com Pata de Ganso (alguém conheçe?)

Poderiam me ajudar dando suas opiniões e o melhor caminho para tratar e treinar esta pessoa (mulher acima dos 50 anos).

Grato pela atenção!

Postado

Seria um treinamento pros músculos grácil, sartório e semitendíneo. Grácil e sartório se não me engano realizam adução e flexão da coxa, e semitendíneo flexão do joelho e extensão do quadril. Treinamento focado nesses movimentos que eu citei, mas não sei quais limitações a mulher tem.

Postado

Poise meus amigos.

Aparentemente ela já está sem a inflamação, porém terei que tomar todos os cuidados para que não retorno ou piore.

Por isso estou aquí pedindo conselhos dos melhores caminhos a serem tomados.

Como os movimentos que podem ser realizados, ângulos de trabalho e alongamentos a serem feitos... continuo na busca!

Pois até no sr google não está fácil de se achar tais respostas e os fisioterapeutas ficam escondendo o jogo.

Agradeço as contribuições!

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Bom, vamos pensar de maneira crítica, porque isso é o princípio pra se trabalhar a auto-manutenção, coisa que todo mundo deveria ser capaz de fazer

Você é professor, sabe que pata de ganso fica ali na região anteromedial proximal da tíbia (lol, adoro esses nomes), e a teoria o rapaz em cima deu, que o grácil, sartório e semitendíneo juntam e formam ali o tendão. A única função que não foi citada foi a de rotação, e é a principal função desses músculos. Rotação interna, nesse caso. Em outras palavras, dói abaixo do joelho do lado de dentro da perna principalmente quando, andando, puxa a perna de trás pra dar o passo pra frente.

Repare na paciente a posição dos pés dela quando anda, senta, pedala. É estilo pé de pato (trocadilho infame com pata de ganso), pés pra fora e tal? Ela tem pé chato? E geno valgo? Em uma ou mais dessas perguntas a resposta vai ser sim. Basicamente, todas elas remetem a uma coisa só: Joelho valgo. Pé chato ou evertido força o sujeito a, em flexão do quadril e joelhos fazer rotação interna pra poder estender, aí vem força valga, empurra o joelho pra dentro e tá feito o quadro de inflamação por uso frequente da estrutura. E o motivo, como dá pra imaginar, pode ser múltiplo, desde um mal hábito de andar imitando pato (muita gente faz, não adianta esconder) ou usar tênis de mola/com amortecedor, até uma má formação crônica, estilo geno valgo.

Rotação é daqueles tipos de problema que não dá pra cuidar só fazendo rotação. O que se faz é conseguir alcançar a rotação em toda a amplitude de movimento possível. Sem se prender muito a estruturas, e sim em movimento, o básico a se fazer é conseguir rotação interna em extensão global da perna. E, de maneira antagônica, conseguir rotação externa em flexão.

Escrevi pacas, vou te indicar três links que podem te dar alguma ideia do que fazer (e que podem explicar um pouco melhor o que eu tentei dizer). São eles esse, esse e esse. O MWOD é em inglês, espero que não se incomode. Mas, basicamente, a posição ideal (ideal, utópica, o objetivo e não necessariamente o resultado) é aquela posição mais profunda do afundo/avanço (ou da perna de trás do split jerk). Afinal de contas é de uma senhora que você vai tratar, então é possível que ela não consiga fazer um split frontal de primeira (:lol:). Se você usar a busca do blog do MWOD pra procurar "internal rotation" proavelmente vai cair em algum em que ele mostra o reverse ballerina, que também é um baita alongamento pra rotação em extensão. Uma coisa que você tem que observar é que principalmente esses podem ser bastante doloridos no começo.

Pra rotação externa dá pra usar o MWOD também, tem muita coisa sobre isso lá, ou a boa e velha borboleta pode dar conta do recado.

E observe essa questão do posicionamento dela pra andar (com certeza ela faz muita esteira, certo?) e principalmente nos exercícios de flexão/extensão do quadril (leg press, que eu odeio, todos os tipos de agachamento e afins). Pode colocar cadeira adutora e abdutora no treino dela, é sempre bem vindo nesses casos.

Postado

Caro amigo Quisso.

Agradeço por tuas palavras e toda a ajuda, se todos os profissionais tivessem esta união, seria muito bom.

Sim vou procurar lá nos sites e estou estudando sobre o caso dela, para poder atender da melhor forma possível.

Vou observar aqueles detalhes e conforme for, vou postando aqui a evolução dela e o que estou fazendo para que novas dúvidas de outro colega possa ser solucionada caso aja necessidade.

Se tiver mais alguma idéia, por favor, não deixe de contribuir.

Brigadão amido!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...