Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá amigos,

Uma coisa é fato: não devemos confiar em tudo o que lemos na internet...

...Mas, normalmente, tiramos alguma fonte como segura, e não está mais sendo o caso do Hipertrofia.org.

Gosto muito dos artigos, estou quase que diariamente no blog e aprendo muito nele! Mas tem uma coisa que anda ficando bastante chato e me fazendo desacreditar em várias coisas: as controvérsias entre os próprios autores.

No caso, um autor diz uma coisa, e outro aparece dizendo completamente o oposto. Já vi vários visitantes postando nos próprios artigos links de matérias onde algum outro autor disse, anteriormente, justamente o oposto da nova matéria. Esse é um exemplo: http://www.hipertrofia.org/blog/2011/01/05/5-exercicios-proibidos-na-musculacao/

Apenas hoje, li no MÍNIMO 2 artigos que dizem justamente o contrário quanto ao desenvolvimento por trás, ou seja, que dizem até que ele é um dos MELHORES para o desenvolvimento dos ombros, ou seja, estão incentivando os leitores a realizar ele, enquanto esse artigo que postei deixa CLARO que esse é um exercício "PROIBIDO" logo no título, e no comentário final então:

"[...]Da mesma forma que existem pessoas que fumam e nunca tiveram um problema de saúde. Em ambos os casos você está apostando e a sorte não está ao seu lado."

Esse é apenas um exemplo.

Sabe, no exemplo do desenvolvimento pra trás, realmente é um excelente exercício e realmente pode trazer complicações quando mal executado, e aí? Afirmar que ele é rei ou afirmar que fazer ele é apenas esperar pela lesão? Precisamos achar um meio termo nisso.

A não ser que sejam fontes realmente MUITO CONFIÁVEIS (entende-se por artigos americanos muito conceituados), os autores não devem sair fazendo afirmações do tipo "Não façam. Em ambos os casos você está apostando e a sorte não está ao seu lado", e sim deixar a sua opinião e alertas. Uma coisa é alertar, outra coisa é querer inibir.

Estou postando esse tópicos porque são realmente vaaaaários artigos que vejo com tais controvérsias, e sabemos que muitos na internet começam a aceitar o que estão lendo como certo e ponto, e como a idéia do blog é ajudar os interessados, pode muito bem fazer o oposto.

Minha opinião: se o autor estiver postando algo de sua autoria e realmente não tem uma experiência muito grande (desculpem, mas para tamanhas controvérsias, algum deles não tem experiência), que façam uma pesquisa pelo que vão falar antes pra saber o que um autor disse. Vai falar sobre o desenvolvimento por trás? Veja o que outro autor falou, converse com ele e veja como esse assunto pode ser melhorado, mas não controvérsias.

Acho interessante fazer uma seleção de todos esses artigos que contém controvérsias e buscar a informação correta, e em seguida, fazer com que os 3 artigos (por exemplo) se tornem apenas 1, completo e fiel.

Fica aí a minha sugestão. ;)

Abraços!

Publicidade

Postado

Também notei isso, e também sou totalmente a favor da parte em que dizes p/ juntar os tópicos e achar o equilibrio ou então eliminar os que a teoria faz menos sentido. Enfim, acho que grande parte das pessoas se influenciam muito pelo que lêem na internet, e eu não vou ser hipócrita, eu também, embora saiba dos riscos. Abraço

Postado

Pa Prut,

Sim, tem muita coisa antiga, mas as vezes vemos conteúdos novos e que não conseguimos acreditar, e por isso nós, simples leitores que apenas estamos aprendendo, vemos que os autores estão errando, pois em matérias antigas, em mais de uma por sinal, existe afirmações totalmente contrárias. Se a nova for a correta, as antigas deveriam no mesmo momento serem deletadas, algo desse tipo pra não causar confusão.

Não digo que uma pessoa deve ficar atualizando e cuidando posts de vaaários anos atrás, mas que os novos autores devem se policiar, e pesquisar MUITO antes de sair com diversas afirmações que induzem vários leitores a tomar aquilo por certo.

Pedro Crizel,

Pois é, a grande maioria tem um pouco disso, também tenho, mas muitos em totalidade, então chega a ser necessário fazer esse policiamento. Talvez algo como cada novo artigo deve passar pela aprovação prévia de um número X de moderadores/colaboradores, isso deixaria o artigo mais fiel, pois seriam vários opiniões de gente que estuda bastante, e evitaria esses erros de afirmarem absurdos.

Abraços.

• Supermoderador
Postado

O grande problema é julgar quem está certo e quem está errado. Existe certo? Não temos uma equipe especializada em revisão e 'censura' ditando o que é certo e o que é errado. Se você procurar, terá um post no blog mesmo falando sobre isso, sobre essas controvérsias na musculação. Olha a creatina, a quantidade de informação conflitante que tem. Não existe uma verdade absoluta. Cabe a cada leitor saber o que é melhor para si e testar, ou não.

• Administrador
Postado

Olá,

A maioria dos artigos do blog são traduções. Por exemplo, este artigo dos exercícios proibidos foi traduzido do site T-Nation.com, que é um dos sites mais visitados sobre o assunto nos Estados Unidos.

Eu acho que o problema, assim como o Aless falou, é o pessoal achar que o blog é um livro que defende apenas uma teoria ou que existe somente uma verdade absoluta no fisiculturismo que deve ser seguida. Assim como o fórum, o blog é uma junção de vários artigos, escritos por autores diferentes e não segue uma ordem cronológica.

É impossível ficar monitorando qual artigo vai entrar em conflito com outro antes de ser postado, do contrário o blog teria pouquíssimos artigos. E o sucesso de um blog depende de vários fatores que nem sempre estão de acordo com as necessidades do usuário comum.

Alguém já notou quantos artigos existem no Bodybuilding.com ? Se você for procurar "como tomar creatina" lá, você vai encontrar uma forma diferente em cada artigo. Por isso eu acredito que essa questão cabe ao usuário. O usuário é o responsável por saber filtrar todo o conteúdo que chega até ele e é para isso que existe o fórum em caso de dúvidas.

Todo mundo está cansado de saber que não existe receita de bolo para ganhar massa muscular, mas a maioria procura justamente isso nos artigos e quando encontra algo entrando em conflito, fica travado igual um computador com erro, pois não sabe o que fazer em seguida.

A grande verdade é que o leitor será sempre o responsável por saber filtrar todas as informações que encontra na internet e através da própria experiência e bom-senso, decidirá o que funciona melhor.

Ninguém é obrigado a aceitar o que está lendo. O erro é justamente ler um artigo e acreditar cegamente que ele está dizendo a verdade absoluta.

Grande abraço a todos e bons treinos.

• 2 semanas depois...
Postado

Sei que tem nada a ver, mas o autor que "proibiu" o desenvolvimento por trás esta coberto de razão, anatomicamente o ligamento que seguraria esse movimento é ridículo.

È até bem conhecido...

Acontece normalmente com peão carregando saco de cimento, a posição parecida com desenvolvimento por trás, rompe facil.

• Supermoderador
Postado

Sem desvirtuar o tópico, e já mostrando que a única regra geral é que tudo tem exceções (ou não) é o fato do desenvolvimento por trás não ser problema para todas as pessoas. Conversei com o instrutor/dono/professor da minha academia uma vez e ele me explicou mais ou menos isso:

Existem 3 tipos diferentes de ombros. O primeiro dele não aceita de forma alguma esse tipo de movimento. Se colcar a barra na nuca e tentar fazer o desenvolvimento, o ombro vai doer. No segundo tipo, o ombro irá doer no caso de uma sobre-carga. Ele me explicou com desenhos como é que esse ombro e a extrutura dele, e porque ele dói. Nesses casos, que são a maioria das pessoas, a lesão é certa, é só uma questão de tempo. Há, no entando, um terceiro tipo de extrutura, onde esse movimento não causa nenhum problema, mesmo com sobre-peso. Esse grupo de pessoas é minoria e beneficiada pelo fato do desenvolvimento por trás ser um ótimo exercício, e com a vantagem de não se lesionarem.

Eu não sou um profissional da educação física, logo não sei dar os termos técnicos para os ossos e extrutura como me foram explicados, mas acho que consegui passar a ideia.

Logo, uma coisa que é tida como certo para a maioria das pessoas, não será para as outras. Desta forma, é complicado fazer o que o auto do tópico sugeriu. Quem irá ter o conhecimento para filtrar todos esse artigos/publicações? E ainda querer fazer isso de graça :P

Postado

E ainda querer fazer isso de graça :P

estava pensando outro dia, se tivesse um jeito de doar uma grana (se quiser logico) para forum/membros importantes, etc....iria elevar o forum a outro patamar.....mas sei que isso nao vai acontecer, afinal estamos no Brasil

Isso acontece em sites estrangeiros e parece dar certo (ex: LeanGains), continua sendo publico, ninguem torra grana, mas ajuda a pessoa que se sente ainda mais motivada para escrever/traduzir artigos.

to cansado de saber que isso nao vai acontecer... mas so kria deixar a opiniao ja que comentaram hehe

quanto ao topico:

nao existem autores no blog, como o Bronco disse, sao traduçoes.... e tudo relacionado ao corpo humano (nao so musculaçao) ha diversas controversias. Cabe a cada um ler e saber os pros e contras e utilizar no proprio corpo. No exemplo do desenvolvimento por tras eu acho um EXCELENTE exercicio, nao sinto nada ao faze-lo, entao aparentemente estou indo bem com ele, mas tb sei que tenho que tomar cuidado.

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...