Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

POWERLIFTING vs. BODYBUILDING – Qual é a diferença?

Tradução do artigo postado no fórum RXMuscle.com

powerlifting-bodybuilding.jpg

Pensei em escrever um rápido artigo acerca da diferença entre powerlifting e bodybuilding, pois falo muito de cada um desses dois esportes no meu blog... E falarei de powerlifting ainda mais.

Sinteticamente, vamos definir os dois aqui:

Bodybuilding – esporte cujo objetivo é estético, em ter uma musculatura seca, volumosa e “rasgada”. As competições julgam quem aparenta estar melhor;

Powerlifting – esporte cujo objetivo é o de levantar a maior carga possível nos três levantamentos básicos: supino, levantamento terra e agachamento. As competições julgam quem levanta mais peso.

Outra forma de defini-los é que os bodybuilders desfilam pelos palcos em pequenos biquínis com um bronzeado falso e óleo por todo o corpo... e... powerlifters comem McDonalds todos os dias, raspam a cabeça e deixam cavanhaque. Mas, vamos olhar mais profundamente...

Diferença nos exercícios:

Você pode até pensar que os dois esportes sejam similares, já que ambos consistem em levantar pesos, certo? Bem, a diferença na escolha dos exercícios é, provavelmente, a primeira coisa que você notará entre eles.

Bodybuilders geralmente utilizam um exercício diferente para cada e para todos os músculos, a fim de construir um corpo maior e mais “rasgado”. Nos dias de treinamento de peito, por exemplo, eles poderiam fazer supino, seguido de supino inclinado, crucifixo com halteres, e finalmente um pec dec, ou algo do tipo.

Powerlifters utilizam mais os exercícios básicos, supino, levantamento terra e agachamento, com algum outro trabalho de assistência (ou seja, outros exercícios) focando sempre em melhorar os powerlifts. Ou esses exercícios extras ou algumas variações dos movimentos básicos são utilizadas para melhorar algumas partes dos levantamentos. Por exemplo, o agachamento na caixa baixa (low box squat) com pausa quando se senta, é utilizado para fortalecer o ponto mais baixo do agachamento, em que ocorre a troca de movimento (da concêntrica para a excêntrica).

Filosofia de treino:

Para os bodybuilders a questão é: “como posso parecer melhor e mais desenvolvido” e a força, para eles, é um fator secundário. Tudo gira em torno de um grande ganho muscular, aliado à perda de gordura, tornando-se assim enorme, “rasgado” e vascularizado.

Já para os powerlifters trata-se de quanto peso se pode levantar. “Como posso ficar mais forte... como posso aperfeiçoar minha técnica... como posso ser melhor do que o outro cara em colocar mais peso nos levantamentos básicos”.

Nutrição:

Você vai ouvir de muitos bodybuilders profissionais que a nutrição é 80% desse esporte, porque o que você come tem grande efeito na gordura que se reúne em torno de sua cintura... ou nos músculos que compõem os seus bíceps. Sendo assim, nutrição é uma parte importante do fisiculturismo e sempre será, pois o foco está em ter uma musculatura grande e densa, mas com um percentual de gordura baixo.

No powerlifting a nutrição é vista como parte do fator que te coloca na categoria de peso apropriada para as competições. Se você for um levantador mais leve, é importante que a comida seja saudável para que se mantenha em sua categoria – ainda assim, a ênfase da nutrição ainda está em fornecer combustível para o corpo aumentar sua performance esportiva.

Para os levantadores mais pesados não há tabus quando se trata de comida. Abaixo, conselhos de alguns dos maiores levantadores que já viveram:

“Eu perguntei a Dave Tate o que ele pensava acerca da nutrição. Ele revirou os olhos para mim e foi embora... Mais tarde ele disse: ‘a nutrição é superestimada!’. Louie Simmons adicionou apenas isso: ‘colesterol se transforma em testosterona”. — Doug Jackson de Getting Schooled Westside Style.

“O fator nutrição tem sido soprado fora de controle. Ao passo que se deve comer alimentos saudáveis, é desnecessário comer como um fisiculturista profissional. Eu poderia apostar que a maioria dos levantadores de peso não consomem nem uma grama de proteína por quilograma de peso corporal por dia, e comem o que querem. As pessoas que conheço que comem mais ‘limpo’ são também as mais fracas. É por isso que não falamos muito disso. Se fosse tão importante quanto as revistas dizem ser, então eu teria informação em todos os sites. Estamos aqui para ajudá-lo a ficar melhor, não para alimentá-lo com um monte de suplementos empurrados com estudos de nutrição”. — Dave Tate do EliteFTS Q&A

“Eu não gosto de escrever do tema superestimado que é a nutrição. O treinamento é 99% da batalha”. — Dave Tate do EliteFTS Q&A

Por que eu gosto de powerlifting:

Enquanto não tenho intenção de ficar tão grande, já que sou muito alto, raspar minha cabeça e deixar um cavanhaque (opa! Já tenho um desse!). Eu gosto de powerlifting.

Por quê? Muitos motivos:

Foco na força: a força é a base de todas as outras habilidades físicas (seu aprimoramento constrói força mental também).

Ênfase na cadeia posterior: a maioria dos fisiculturistas só trabalha os músculos que podem ver no espelho, ou seja, peitorais e braços. O powerlifting se concentra muito na construção da parte traseira do corpo, algo positivo para o desempenho atlético em geral e especialmente para a saúde.

Levantar grandes cargas é legal: Muitos dizem – “Eles não ocupam espaço no suporte do agachamento fazendo rosca direta”.

Ênfase na técnica: para levantar grandes pesos você deve ser atento à boa técnica, ou acabará seriamente lesionado.

Construir uma boa base: a maioria das pessoas não sabe disso, mas praticamente todos os fisiculturistas campeões mundiais começaram no powerlifting ou no levantamento olímpico.

Qual deles é para você?

Você provavelmente não se enquadrará completamente em uma ou em outra categoria. Provavelmente não quer ser um enorme “freak”, como os fisiculturistas profissionais, e provavelmente não pretende estabelecer o novo recorde mundial de agachamento ou levantamento terra...

Meu palpite é que você gostaria de ser mais saudável, mais forte, ter uma musculatura mais aparente e seca, e se sentir bem. Estou certo?

tradução do link: http://forums.rxmusc...d.php?p=1468318 em 30/11/11

Editado por Luccas Miranda
  • Supermoderador
Postado

Outra forma de defini-los é que os bodybuilders desfilam pelos palcos em pequenos biquínis com um bronzeado falso e óleo por todo o corpo... e... powerlifters comem McDonalds todos os dias, raspam a cabeça e deixam cavanhaque. Mas, vamos olhar mais profundamente...

EU ri alto agora !

(...)

Qual deles é para você?

Você provavelmente não se enquadrará completamente em uma ou em outra categoria. Provavelmente não quer ser um enorme “freak”, como os fisiculturistas profissionais, e provavelmente não pretende estabelecer o novo recorde mundial de agachamento ou levantamento terra...

Meu palpite é que você gostaria de ser mais saudável, mais forte, ter uma musculatura mais aparente e seca, e se sentir bem. Estou certo?

tradução do link: http://forums.rxmusc...d.php?p=1468318 em 30/11/11

Eu acrescentaria ter um corpo saudável e condição de mantê-lo saudável, mesmo com a chegada dos cabelos brancos...

Postado

Tópico muito bom...Também acho que devemos manter um padrão saudável,quem não é fisiculturista,não vejo motivo pro cara pesar 115 KG de massa magra,se não tem intenção de competir...Já treino por quinze anos,sempre mantive meu padrão,e como o amigo Busarello falou,meu objetivo também é a saúde em primeiro lugar,e é melhor manter um padrão do que o cara crescer além da conta,e depois não ter condições(dinheiro)para se manter daquele tamanho.Podemos até ser chamados de frangos,porém no final sempre continuamos na academia,enquanto os gigantes de quando comecei a treinar hoje ficam sentados no bar o dia inteiro jogando baralho,com uma barriga maior do que uma mulher grávida de nove meses.

Postado

Eu acrescentaria ter um corpo saudável e condição de mantê-lo saudável, mesmo com a chegada dos cabelos brancos...

Uma coisa que admiro nos fisiculturistas das antigas é como estão bem ainda hoje. Lou Ferrigno, o Tom Platz, o Serge Nubret (que há pouco tempo faleceu), Lee Haney e o próprio Arnold aparentam ser bem mais jovens do que realmente são. Nessa foto por exemplo: Big Louie tinha 57 anos e estava incrível, ninguem daria essa idade a ele.

Tópico muito bom...Também acho que devemos manter um padrão saudável,quem não é fisiculturista,não vejo motivo pro cara pesar 115 KG de massa magra,se não tem intenção de competir...Já treino por quinze anos,sempre mantive meu padrão,e como o amigo Busarello falou,meu objetivo também é a saúde em primeiro lugar,e é melhoro manter um padrão do que o cara crescer além da conta,e depois não ter condições(dinheiro)para se manter daquele tamanho.Podemos até ser chamados de frangos,porém no final sempre continuamos na academia,enquanto os gigantes de quando comecei a treinar hoje ficam sentados no bar o dia inteiro jogando baralho,com uma barriga maior do que uma mulher grávida de nove meses.

Então cara, disso é complicado dizer. Acho que a pessoa tem de se sentir bem, antes de tudo, esteja ela com 90kg ou mesmo com 115kg de massa muscular. Eu admito que acho o corpo de alguns fisiculturistas muito bons, e queria chegar a um patamar semelhante, assim como muitos daqui do fórum. Mas aí entram os problemas: tempo, dinheiro, incentivo, etc. Infelizmente é verdade que em nosso país são mínimas as chances de se sustentar do PL ou do BB, o próprio Ricardo Nort disse isso em sua entrevista.

Eu treino pq gosto, pretendo ter um corpo volumoso, mas pra mim hoje, isso será consequência do objetivo dos treinos atuais, que é o aumento de peso nos levantamentos básicos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...