Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Essa frase não é minha. Pelo menos não foi citada por mim desta vez. No quadro do programa Zorra total da Rede Globo, qual uma atriz obesa faz um papel de uma nutricionista que chama seus clientes de gordos, prescreve dietas com doces, tortas e feijoada. Logo após a consulta, ela abre a sua gaveta repleta de guloseimas e come até não poder mais.

No programa do dia 25 de outubro a atriz Suzana Viera, ao visitar a nutricionista, disse que “Nutricionista gorda, não pode!”. Não acreditei quando eu escutei aquilo. Sim, eu estava vendo Zorra Total, que é tão deprimente como os e-mails recebidos de colegas nutricionistas chocadas com a afirmação da atriz, que segundo elas foi grossa, preconceituosa e infeliz.

Quando esse quadro foi ao ar pela primeira vez, lembro que despertou a fúria do CFN (Conselho Federal de Nutrição), dizendo que o quadro denegria e ridicularizava a profissão e o profissional principalmente. Inúmeros programas humorísticos já satirizaram outras profissões, como médicos, advogados, policiais e arquitetos. Mas por que o CFN ficou tão revoltado quando alfinetaram os (as) nutricionistas? Porque nós nutricionistas não podemos ser parodiados?

Voltamos a celebre frase “Nutricionista gorda, não pode!” E a pergunta é: pode? Lógico que não pode. É tão óbvio é antagônico quanto absurdo. Durante meu curso recordo que ao comer pão integral, peito de peru, whey protein durante a aula, algumas professoras e colegas de sala comentavam: “Nossa, que paranóia, todo dia você come isso todo dia? Como você agüenta?” Enquanto elas comiam salgados, sorvetes durante o intervalo das aulas. Ao ingressar na faculdade de nutrição, achei que estaria em um ambiente onde as pessoas se preocupavam no mínimo com a alimentação. Comecei a questionar que tipos de profissionais estavam lá fora.

Claro que existem objetivos e metas diferentes para cada pessoa, mas quando você trabalha com saúde, em qualquer área, você no mínimo deve dar o exemplo. Não estou dizendo que nutricionistas devem ter corpos esculturais, mas sim pelo menos um aspecto saudável de alguém que acredita no que fala e no que faz.

Isso vale para qualquer profissão. Você se sentiria bem em fazer um treino prescrito por um profissional de educação física obeso, que não gosta de exercícios? Ou sentar em uma cadeira de dentista, que possui um sorriso dente sim, dente não? Ou ser atendido por um pneumologista fumando cachimbo. Por mais que me digam que ele é um ótimo profissional, eu ficaria com os dois pés atrás.

Então agradeço pela primeira vez a Rede Globo, pelo tapa na cara de todos os profissionais que aplicam a nutrição da boca para fora, e dão um péssimo exemplo da boca para dentro.

Luiz Guilherme Abomai

Nutricionista

Publicidade

Postado

De boa sem necessidade o tópico ser nessa area.

A num ser que você tenha tentado passar alguma mensagem que sirva como dica para ter uma boa alimentação ou para ajudar a montar uma boa dieta e eu não entendi o recado...

Seria alguma dessas que citei.?

Pra mim devia ser no OFF topic

EDIT.

Postado

Isso é off-topic.. mais já que ta aqui..

Um médico assim como qualquer outro profissional, tem que "vender o produto", vc iria a uma dermatologista cheia de acne e rugas? ou teria um personal todo pelancudo? a mesma coisa a nutricionista, uma nutricionista acima do peso não vende o produto dela que é seu conhecimento sobre a nutrição, já que a mesma não pratica.

Não to dizendo que só pq ela é gorda ela não sabe nada de nutrição, mais não inspira confiança.

Postado

Off Topic é para assuntos que não tem nada a ver com nenhuma área do fórum, o que não é o caso deste artigo.

Durante meu curso recordo que ao comer pão integral, peito de peru, whey protein durante a aula, algumas professoras e colegas de sala comentavam: “Nossa, que paranóia, todo dia você come isso todo dia? Como você agüenta?” Enquanto elas comiam salgados, sorvetes durante o intervalo das aulas. Ao ingressar na faculdade de nutrição, achei que estaria em um ambiente onde as pessoas se preocupavam no mínimo com a alimentação. Comecei a questionar que tipos de profissionais estavam lá fora.

O que citei acontece o mesmo no curso de Educação Física, infelizmente é a nossa realidade.

Postado

Está certíssimo.

Nutricionista gordo é vergonha total.

Lá na academia que eu malho tem um professor gordinho, bem gordinho.

Pra mim isso é vergonha nacional.

O que ele faz da profissão dele?

O cara tem que ser, no mínimo, magro.

Postado
... Durante meu curso recordo que ao comer pão integral, peito de peru, whey protein durante a aula, algumas professoras e colegas de sala comentavam: “Nossa, que paranóia, todo dia você come isso todo dia? Como você agüenta?” Enquanto elas comiam salgados, sorvetes durante o intervalo das aulas. Ao ingressar na faculdade de nutrição, achei que estaria em um ambiente onde as pessoas se preocupavam no mínimo com a alimentação. Comecei a questionar que tipos de profissionais estavam lá fora.

...

Elas tavam com inveja de vc hehe

Pô eu tb vivo ouvindo tal tipo de comentário, às vezes dá raiva, mas depois penso (coitada, na verdade ela inveja minha disciplina)

Lembro de uma frase que diz: Conhecimento sem uso não leva a nada! É o mesmo que ignorância.

De que adianta aprenderem sobre o que é bom e o que é ruim se não aplicam?

Nutricionista não precisa ter a alimentação 100% perfeita nem corpo escultural, mas se considera a alimentação tão importante que até escolheu trabalhar com isso, porque muitos não seguem o que aprendem?

Dar o exemplo só traz benefícios ao profissional: além de melhorar a saúde ganha confiança e respeito dos pacientes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...