Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

intensidade-musculacao-300x155.jpg

Enganar o cérebro pode conduzir a uma melhoria de até cinco por cento do desempenho desportivo, isto de acordo com uma pesquisa da “Universidade de Northumbria” – notícia que poderia ter um impacto significativo no desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos de 2012 .

Num projecto de pesquisa, foram convidados ciclistas experientes a correr contra um avatar na tela do computador que eles acreditavam estar a correr à velocidade da melhor marca pessoal do ciclista.

Mas na verdade, o avatar estava a correr a uma velocidade 1% mais rápido do que o tempo mais rápido do ciclista. Apesar disso, os ciclistas, que também podiam ver-se em forma de avatar de bicicleta no curso virtual, foram capazes de igualar o seu adversário, correndo ainda mais rápido do que alguma vez tinham corrido.

Os investigadores acreditam que acontece porque existe uma reserva de energia de produção que pode vir a ser utilizada, mesmo em atletas experientes.

Nos treinos, a mente antecipa o fim de uma sessão de exercícios, de forma a definir um ritmo inicial. Receptores sensoriais, que monitorizam as respostas do corpo,transmitem essas informações para o cérebro, permitindo-lhe controlar os recursos do corpo de forma a que durem até o final do exercício, para evitar danos.

O Professor Kevin Thompson, chefe de Ciências do Desporto e do Exercício na Universidade Northumbria, que realizou a pesquisa juntamente com o estudante de doutoramento Mark Stone, afirmou:

”Nós sentimos que este sistema é conservador até mesmo em indivíduos bem treinados, que têm um modelo de ritmo bem desenvolvido, existe uma reserva de produção de energia que pode ser utilizada para aumentar ainda mais o desempenho. ”

“Estes resultados demonstram que existe uma reserva metabólica que, se puder ser acedida, pode proporcionar uma melhoria de desempenho entre dois e cinco por cento em termos de potência média.

“No desporto de elite, mesmo um aumento de um por cento na velocidade média pode fazer a diferença entre alguém ser colocado numa corrida ou não.”

O estudo descobriu que a adição de um adversário competitivo para motivar os participantes a aceder a esta reserva não foi eficaz quando o participante estava ciente de que seu adversário estava a correr a uma potência de 2% ou 5% maior, mas foi eficaz quando os participantes não sabiam.

O Prof Thompson acrescentou:

“Acreditamos que uma pequena decepção do cérebro pode melhorar o desempenho. Apesar do feedback interno para o cérebro estar a ser intensificado pela potência extra que está ser produzida, os participantes ainda acreditavam que era possível vencer o seu oponente.”

Postado

isso já aconteceu varias veses comigo...

Quando eu corria no ginasio, era circuito oval em volta do campo, as veses tinha outras pessoas correndo, eu tentava acompanhar o ritmo dos caras, e conseguia, coisa que sozinho eu não ia ter gas nem fudendo...

eu melhorava até as passadas, pra igualar com a do outro corredor

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...