Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

O Brasil não usa HFCS, ele é utilizado nos EUA (o HFCS é derivado do milho, lá a produção de milho é bastante grande).

Ainda assim o HFCS não é tão "rico" em frutose, ele tem 55% de frutose e 45% de glicose (o açúcar comum é 50% cada).

Isso não é sempre verdade. A frutose só será convertida em ácidos graxos se o glicogênio hepático estiver cheio (o que não é tão comum). O texto explica bem isso.

Sobre ser armazenada como gordura visceral, você tem alguma fonte que mostre isso?

eu tinha lido em algum estudo, se não me engano foi esse aqui:

Kimber Stanhope and colleagues at the University of California, Davis, studied 32 overweight or obese men and women over 40 and found that the 32 men and women gained about the same weight (roughly three pounds) after 10 weeks whether they drank beverages sweetened with fructose or glucose. But there were differences.

The fructose eaters (especially the men) gained more deep abdominal—or visceral—fat than the glucose eaters. That’s critical because visceral fat is linked to a higher risk of heart disease and diabetes.

Editado por nastynick

Publicidade

  • Supermoderador
Postado

Legal, valeu! O estudo é esse aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2673878/

Interessante que eles mediram a gordura visceral por tomografia computadorizada do abdome, nunca tinha visto essa forma de medição :D

Realmente a gordura visceral aumentou no grupo que consumiu mais frutose. Mas é bom ressaltar que os indivíduos que participaram do estudo eram obesos e sedentários, e, principalmente, no estudo a quantidade de frutose utilizada foi muito elevada - 25% do gasto calórico de um grupo foi frutose (no outro grupo, 25% foi glicose). De acordo com o estudo a quantidade de frutose foi, em média, de 155g/dia, e isso resultou em diversos problemas. Este valor está coerente com o apresentado no artigo deste tópico, que cita limites para consumo de frutose variando de 60 a 100g.

Ah, este estudo que você citou é uma das fontes do artigo (fonte 7, mencionada na introdução).

Postado (editado)

Tomografia computadorizada de corpo inteiro é o padrão ouro para mensurar percentual corporal de gordura.

(Não estou dizendo que é o melhor método para ser usado no dia a dia, somente que é o mais preciso de todos os métodos que existem para medir BF)

Editado por Taels
  • 2 semanas depois...
Postado

Esse artigo me tranquilizou, comi duas bananas hoje de manha e fiquei preocupado com a frutose...

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Supermoderador
Postado

SE ENTUPIR DE FRUTA DÁ MERDA? 
(por David Ludwig)

"Frutas são a principal fonte natural de frutose. A maioria das frutas tem cerca de 10 g de frutose, como monossacarídeo ou sacarose, por porção de 80 kcal, compreendendo pelo menos metade do teor total de açúcar. Se a frutose for tóxica em altas doses, então indivíduos que consomem grandes quantidades de frutas podem experimentar efeitos adversos.

No entanto, estudos observacionais relatam associações inversas entre o consumo de frutas e o peso corporal ou risco de doenças associadas à obesidade, sem limite superior evidente de proteção, embora alguns estudos não distinguem adequadamente entre frutas e vegetais.

Em possivelmente o único estudo intervencionista deste tipo, adultos bantu e brancos na África do Sul, com 20 a 64 anos, consumindo uma dieta ocidental foram instruídos a comer principalmente frutas (20 porções por dia para o participante típico) suplementando com nozes para satisfazer os requisitos básicos de macronutrientes. Apesar do conteúdo de frutose extraordinariamente alto desta dieta, presumivelmente cerca de 200 g / dia (800 kcal só de frutose), os investigadores não relataram efeitos adversos (e possível benefício) para o peso corporal, pressão arterial e níveis de insulina e lipídios após 12 a 24 semanas. Contudo, os resultados deste estudo devem ser interpretados com cautela devido a design, incluindo a falta de um grupo de controle ativo.

A ausência de danos causados pelo alto consumo de frutas provavelmente se relaciona com a taxa de digestão da fruta quando comparada uma bebida açucarada, produzindo concentrações de frutose portal que não excedem a capacidade metabólica hepática. Embora a fibra solúvel ajuda a reduzir a velocidade de absorção do açúcar no trato digestório (principalmente pelo aumento da viscosidade luminal), a forma física e estrutura celular da fruta inteira provavelmente têm um efeito maior, ao sequestrar o açúcar da superfície do intestino delgado. Além disso, o elevado teor de micronutrientes e antioxidantes protege contra a inflamação hepática e resistência à insulina sistêmica."

ARTIGO:
Examining the Health Effects of Fructose
David S. Ludwig, MD, PhD
JAMA. 2013

Importante salientar que o objetivo do estudo não foi focar na perda de peso ou melhorar perfil metabólico e sim testar se o excesso de frutose vindo de frutas teria problemas semelhantes ao excesso de frutose provindo de carboidratos refinados e açúcar. Lembrando que o autor só mencionou o teor de frutose das frutas, mas facilmente a ingestão de frutas passou de 1000 kcal. Era de se esperar que o resultado não seria o mesmo que o consumo de frutose de carboidratos refinados, pela grande diferença de perfil nutricional. Lembrando que o teor de frutose e fibras pode variar muito entre as frutas. Só para ter noção 1kg de morango tem apenas ~300-350 kcal e umas 17g de fibras, enquanto 1kg de banana nanica chega a ter 900-1000 kcal (~20g de fibras), mas com bem mais frutose que o morango.

Quem considera que frutas podem promover efeitos adversos por possuírem frutose pode saber como é a via bioquímica da frutose, mas é fato que não entende nada de nutrição e metabolismo. Se 1kg de duas frutas podem ter tantas diferenças em termos de perfil calórico e nutricional, quem dirá comparar fruta com barra de chocolate.

abraços, Dudu Haluch

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...