Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gente O Que Vcs Acham Da Carreira De Engenheiro De Produção?

Posts Recomendados

Visitante germusculo
Postado (editado)

Rafaelxx, existem casos e casos...

Engenharia é uma boa area sim, conheço alguns engenheiros que se deram muito bem

concordo na parte sobre a mídia, a moda agora é a do petróleo haha..

o ideal mesmo pra quem quer começar um curso desses, é ter um técnico voltado pra área antes (geralmente quem tem um IFES integrado com ensino médio e entra na eng. não tem dificuldade nenhuma e la na frente ele é reconhecido)

porque muita gente vem com uma base não tão boa do ensino médio e quando chega na facul, passa uns apertos

o indicie de desistência/reprovacao de engenheiros eh MUITO grande (se compara a medicina)

Editado por germusculo

Publicidade

• Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Rafaelxx, existem casos e casos...

Engenharia é uma boa area sim, conheço alguns engenheiros que se deram muito bem

concordo na parte sobre a mídia, a moda agora é a do petróleo haha..

É,a mídia faz propaganda para multinacionais estrangeiras,ganham uma fortuna com isso,aí eles preferem que o povão faça engenharia ( exemplo por causa do tópico ) e trabalhem como proletariado na empresa,fazendo com que as de fora 'não tenham concorrencia' interna..cenário perfeito para eles ganharem mais dinheiro.

Conheço pessoas inteligentes pra caramba que entram nessa,pessoas essas que poderiam estar abrindo a sua empresa,gerando empregos e por consequencia faturando muito mais ao inves de serem empregados para o resto da vida,tendo que bater carteira e acatar ordens..seria legal que o brasileiro começasse a olhar mais para esse lado ao inves de procurar um trabalho 'seguro',não esqueça que enquanto você,engenheiro ganha 20mil em uma empresa,essa mesma empresa ganha 100mil nas suas costas..

Postado

Faço Engenharia Mecanica e estou fechando o 4º ano e assim como o germusculo disse, o índice de desistência do curso é muito grande e raros são os que conseguem chegar ao fim do curso com poucas ou nenhuma DP.

E digo que profissão nenhuma te deixará rico, raras são as profissões que não são consideradas de "alto cargo" como gerencia que te darão retornos estupendos. O profissional independente da área que atua, tem que conhecer muito e ser bom naquilo que faz. Não adianta bulufas o cara se formar em uma put* universidade e não souber aplicar na prática aquilo que aprendeu na teoria.

Se pararmos pra pensar cada hora é moda de alguma coisa... Engenharia Civil... Sistemas da informação... Administração... Ed. Fisíca....

Muitos são os que pensam que ser empresário é simples, rápido e fácil e que vão ganhar dinheiro como água! Essa é a realidade... Pensam que é sentar a bunda numa cadeira giratória de diretoria e esperar que as coisas caiam do céu.

O Brasil precisa de tanta coisa.................mas, tanta coisa..........

Postado

Uma empresa que não quer investir não vai crescer, não creio que seja a maioria...

Bla Bla Bla.. Ninguem conhece o dia de amnahã.. E isso de empresa nao investir em pessoal varia muito, e envolve muitas coisas (como cair nas graças do chefe entre outros) não é uma regra absoluta.

vc pode se formar em uma put. universidade e nao ser realocado no mercado, assim como vc pode se formar uma faculdade de quinta e ser gerente de uma multnacional. Ninguem sabe o dia de amanhã brother kkk

Esse pensamento de ser esforçado sempre é batido (Minha opinião) mas respeito a sua amigo.

Sucesso ai nas escolhas

Faço Engenharia Mecanica e estou fechando o 4º ano e assim como o germusculo disse, o índice de desistência do curso é muito grande e raros são os que conseguem chegar ao fim do curso com poucas ou nenhuma DP.

E digo que profissão nenhuma te deixará rico, raras são as profissões que não são consideradas de "alto cargo" como gerencia que te darão retornos estupendos. O profissional independente da área que atua, tem que conhecer muito e ser bom naquilo que faz. Não adianta bulufas o cara se formar em uma put* universidade e não souber aplicar na prática aquilo que aprendeu na teoria.

Se pararmos pra pensar cada hora é moda de alguma coisa... Engenharia Civil... Sistemas da informação... Administração... Ed. Fisíca....

Muitos são os que pensam que ser empresário é simples, rápido e fácil e que vão ganhar dinheiro como água! Essa é a realidade... Pensam que é sentar a bunda numa cadeira giratória de diretoria e esperar que as coisas caiam do céu.

O Brasil precisa de tanta coisa.................mas, tanta coisa..........

Pois é... Aqui existe uma Put.. Burocracia pra abrir, manter e fechar empresas. Mas reconhece-se que o empreendorismo será o mote da nossa economia nos proximos anos.

NÃO TERÁ EMPRESAS SUFICIENTES PRA ABSORVER TANTAS PESSOAS!!

Agora que o governo está 'começando' a se tocar e dar incentivos fiscais, isenções no IR entre outros, pq antes era só o pó kkkk MAS ainda está longe de serem sanadas as burocracias.

Postado

sera que esse curso é um caminho bom pra trabalhar na área de petróleo?

Não sou conhecedor afundo dos ramos seguidos para Engenharia de produção, mas pelo que vejo é algo mais ligado a processos administrativos do técnicos/operacionais.

Pela grade de matérias oferecidas pelas universidades, dá pra se ter uma idéia.

Postado (editado)

Querer comparar Tecnicos com Engenheiros eh brincadeira viu...

E POR FAVOR , nao me venha com pontos fora da curva, como por exemplo: "Ahhhhhhhhhhhhh... mas Fulano fez tecnico em sei lah oq e agora eh CEO de uma multinacional" hauhauhauhaahu

Vai depender muito do profissional. Existem muitos tecnicos em cargos de engenheiros (meu pai e alguns dos pais dos meus amigos sao um exemplo) mas uma diferenca fundamental entre um formado em engenharia e o tecnico se resume a duas coisas: OPORTUNIDADE e RECONHECIMENTO.

Estou indo para o meu quarto ano de engenharia e a situacao que um pessoal descreveu esta bem longe da realidade dos estudantes da minha universidade.

Maioria do pessoal tem uma ampla possibilidade de escolha na carreira. Conheco muitos que vao para a parte de consultoria (aqui uns exemplos tops: Accenture, Mckinsey,Ernst & Young) ou para Bancos de Investimentos (Itau BBA, BTG, Credit Suisse) grande parte desse pessoal trabalha muito e abre mao de muita coisa da vida pra conciliar o estagio com os estudos. Na propria entrevista de RH jah deixam bem claro sobre o ritmo , pressao e exigencia do trabalho. Nem preciso comentar sobre o processo seletivo... Jah ouvi cada historia foda...

A universidade tbm oferece muitas oportunidades para o exterior. Tanto para aproveitamento de creditos(6meses a 1 ano) quanto diploma duplo (1 a 2 anos) sao opcoes que a minha universidade oferece. A concorrencia eh bem alta mas eh uma puta oportunidade. Tem um pessoal de outros paises que tbm cursam algumas disciplinas por lah (franceses, mexicanos, americanos...)

CALCULOOOOOOOO! Naoo sei porque o pessoal fala tanto dessa disciplina. Nao foi umas das materias mais dificeis mas nao eh qualquer ser humano que faz aquelas malditas provas.

O nivel de exigencia nao soh em calculo mas em outras disciplinas eh mtu elevado. Realmente, eu fico muito desanimado em ter que estudar termodinamica, mecflu, resistencia dos materiais, algebra linear, ... porque eu RARAMENTE vou usar essas merdas.

Mas vale ressaltar que durante essas horas de estudos destinados a entender e aprender essas inutilidades, posso dizer com seguranca que minha capacidade de raciocinio logico e capacidade de interpretar dados foi elevada.

Agora eu posso explicar o porque de muitos dos formados vao trabalhar em outras areas fora de engenharia... Aprender qualquer outro assunto relacionado a exatas fica muito mais sussa depois de tanto NABO na faculdade hahaha

Programa de Trainee com 10000000000000000000000000000 de candidatos... hahaha!

Eh foda... mas grande parte eh tudo paraquedas! Nao falta profissionais no Brasil, oque falta sao profissionais qualificados.

Pessoa qualificada nao eh aquela que fez uma UniBosta ou um curso de nao sei quantos meses... Pro mercado de trabalho, pessoa qualificada eh aquela com ingles fluente, jogo de cintura, pro-atividade, (todas essas merdas que voces jah tao cansados de ler)

Entom tah... quero abrir uma empresa =D

Cansei de ter um chefe chato e ser manipulado pela midia...........

Eh mtu simples falar de empreendorismo sem saber as reais dificuldades. Nao eh nada facil uma empresa no brasil aguentar toda essa carga tributaria, concorrencia com exterior (China owned), corrupcao, criminalidade, por aew vai ...

Temos que entender que pra um cara dar certo como empreendedor nao basta ele ser inteligente! Eh mtaaaaaaaaaaa sorte, muito networking e muita determinacao! Nao eh nada facil...

JOKERJP

Vai firme cara! Engenharia de producao eh um curso muito bom!

A vantagem eh que nao existe mta diferenca entre as engenharias. Oq eu tentei mostrar aqui no meu post foi justamente isso, o importante eh voce desenvolver a parte de raciocinio logico e aprendizado pra voce se tornar um profissional adaptavel em qualquer cargo =]

Editado por Marcelo48
Postado

Marcelo, concordo na maior parte dos pontos contigo!

O que você disse sobre o mercado necessitar de profissionais realmente qualificados é corretíssimo. Eu fazia Ciência da Computação (em uma universidade pública do interior do Paraná). Desisti do curso (não porque não aguentei ou coisa do tipo, simplesmente não me identifiquei com o curso) e agora estou fazendo cursinho de novo e prestando vestibular para engenharia de produção.

Tenho colegas que estão acabando o curso de computação, tenho colegas que estão acabando o curso de eng. de produção e também acompanho (e participo) de um dos maiores foruns de informática do Brasil (Forum GdH). O que o pessoal já formado e empregado lá fala é exatamente isso: precisamos de profissionais bem qualificados e dispostos a sempre evoluir na sua carreira. Não se atualizar é sinônimo de ficar para trás.

Em relação a calculo, posso dizer que não é tão difícil. Em computação, pelo menos, tem matéria bem mais difícil...

Abraço e sucesso!

Postado (editado)

sera que esse curso é um caminho bom pra trabalhar na área de petróleo?

Sim, dizem as mas linguas que é melhor se formar em produção+pós ou geologia+pos em petroleo do que um tecnologo em petroleo e gas. ou até mesmo engenharia de petroleo e gas (recem criado pelas universidades pra 'catar' dinheiro dos alunos novos).

Agora porque isso?? (Engenharia e pos vao te dar mais embasamento tecnico-teorico em petroleo, gas e geologia - sim geologia é relacionado) do que o tecnologo, mas entra o que Marcelo48 disse, não é uma formula absoluta pra se dar bem no mercado.

CALCULOOOOOOOO! Naoo sei porque o pessoal fala tanto dessa disciplina. Nao foi umas das materias mais dificeis mas nao eh qualquer ser humano que faz aquelas malditas provas.

O nivel de exigencia nao soh em calculo mas em outras disciplinas eh mtu elevado. Realmente, eu fico muito desanimado em ter que estudar termodinamica, mecflu, resistencia dos materiais, algebra linear, ... porque eu RARAMENTE vou usar essas merdas.

Mas vale ressaltar que durante essas horas de estudos destinados a entender e aprender essas inutilidades, posso dizer com seguranca que minha capacidade de raciocinio logico e capacidade de interpretar dados foi elevada.

Agora eu posso explicar o porque de muitos dos formados vao trabalhar em outras areas fora de engenharia... Aprender qualquer outro assunto relacionado a exatas fica muito mais sussa depois de tanto NABO na faculdade hahaha

Credo, kkk por isso que o mais sensato seria deixa-las optativas, não é todo engenheiro que é bom em raciciocinio logico. no maximo, concordo com tudo que vc falou.

Algebra linear e Geometria analitica é C.U pra engenharia, nada a ver (só são validas em computação)

Marcelo, concordo na maior parte dos pontos contigo!

O que você disse sobre o mercado necessitar de profissionais realmente qualificados é corretíssimo. Eu fazia Ciência da Computação (em uma universidade pública do interior do Paraná). Desisti do curso (não porque não aguentei ou coisa do tipo, simplesmente não me identifiquei com o curso) e agora estou fazendo cursinho de novo e prestando vestibular para engenharia de produção.

Tenho colegas que estão acabando o curso de computação, tenho colegas que estão acabando o curso de eng. de produção e também acompanho (e participo) de um dos maiores foruns de informática do Brasil (Forum GdH). O que o pessoal já formado e empregado lá fala é exatamente isso: precisamos de profissionais bem qualificados e dispostos a sempre evoluir na sua carreira. Não se atualizar é sinônimo de ficar para trás.

Em relação a calculo, posso dizer que não é tão difícil. Em computação, pelo menos, tem matéria bem mais difícil...

Abraço e sucesso!

Exatamente, mas nao pode esquecer do perfil profissional nas empresas.

T.I. é diferente cara, enquanto as empresas defendem essa falta há os técnicos 'meia boca' que fazem o mesmo serviço mais barato. Ainda mais hoje em dia com a popularização dos tutoriais na internet, qualquer autodidata/tecnico de informatica faz.

O que (ainda) sobrevive nas empresas são os superiores tradicionais de ciencia da computação/sistema da informação, mas ainda assim estão sendo 'ameaçados' pelos cursos de tecnologia, com formação mais rápida e direta.

Editado por Rafael.TI
Postado

Em relação a área da TI, eu concordo com o Rafael. O que é ensinado nas faculdades fica muito obsoleto, pois a cada dia surgem coisas novas, e fica muito difícil da grade acompanhar essas inovações. Mas pelo que eu ouço da área de TI, você sempre está fazendo algum curso e pegando algum certificado sobre alguma coisa, se não fica para trás.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...