Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gente O Que Vcs Acham Da Carreira De Engenheiro De Produção?

JokerJP

Posts Recomendados

<p>Sou 98% engenheiro eletricista, cursando em uma universidade pública e boa de são paulo, respondendo a pergunta, SIM faça produção, área de trabalho ampla,etc. Atualmente trabalho em uma multinacional líder de mercado, em um cargo típico de engenheiro de produção. Mesmo fazendo Elétrica, se eu pudesse voltar no tempo, faria produção, até porque Elétrica é mais difícil e não tem nenhuma vantagem nisso. Só recomendo fazer Elétrica quem teve contato através de cursos técnicos, colégios técnicos etc, que vão porque gostam de fato, pessoas que fizeram o colegial normal, Elétrica pode virar ilusão. No meu caso felizmente atuo na área de produção e em uma empresa top, mas nem todos tem essa sorte. No caso de engenharia Civil, é mais tranquilo. Mas vale a pena também.

Produção, são cargos que exigem liderança, comunicação e personalidade (forte, dependendo da área), pra saber cobrar e ser cobrado.

Eu fiz curso técnico em telecom, mas acho que os cursos de engenharia são uma porcaria e não valem nada (em questões práticas), a não ser se vc não for fã de exatas (fã eu digo, ser o melhor aluno). E acho que as grades são arcaicas demais pro mercado atual.

Cursos de engenharia costumam ter mto calculo, que acho que deveria ser o minimo e básico que nem se aprende no técnico enquanto tem poucas disciplinas práticas de mercado, tão importantes do que cálculos avançados (justamente que vão trabalhar as competências empresariais do futuro engenheiro)

Ainda bem que o mercado reconhece esse profissional ao nivel dele e até que enfim que existem outros meios pra se ter diploma na mão sem passar pela faculdade (o que eu não faria de jeito algum)

abraço.

Editado por Rafael.TI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eu fiz curso técnico em telecom, mas acho que os cursos de engenharia são uma porcaria e não valem nada (em questões práticas), a não ser se vc não for fã de exatas (fã eu digo, ser o melhor aluno). E acho que as grades são arcaicas demais pro mercado atual.

Cursos de engenharia costumam ter mto calculo, que acho que deveria ser o minimo e básico que nem se aprende no técnico enquanto tem poucas disciplinas práticas de mercado, tão importantes do que cálculos avançados (justamente que vão trabalhar as competências empresariais do futuro engenheiro)

Ainda bem que o mercado reconhece esse profissional ao nivel dele e até que enfim que existem outros meios pra se ter diploma na mão sem passar pela faculdade (o que eu não faria de jeito algum)

abraço.

Não vou detalhar as coisas.

Mas você vive num meio diferente do meu com certeza,

1- Faculdade que está entre as 3 melhores públicas do país com certeza tem estrutura e vale a pena fazer.

2- Não sei o que é reconhecimento pra você, pois no meu meio a coisa é meio complicada, um técnico no máx consegue um cargo normal, que não iria falar qual é, mas bem normal. Acima disso só com curso superior. por norma da empresa.

Então depende né cara, o que é reconhecimento, carreira etc. Tem gente que é feliz com pouco, outros com muito. assim vai. Mas no meu meio te garanto que com curso técnico não da pra ir longe. no máx o 3o. nível de hierarquia de uns 12 que deve ter rs onde o 12º nível é ocupado por engenheiro rs. E onde um engenheiro recém formado lidera uma equipe de técnicos, e bem selecionados ainda.

Eu faria com certeza meu curso novamente, se possível faria produção por afinidade, mas na mesma universidade,

E cálculo é algo extremamente fácil, só fala que engenharia é cálculo quem não fez ou está começando.

Editado por Eng
Link para o comentário

Não vou detalhar as coisas.

Mas você vive num meio diferente do meu com certeza,

1- Faculdade que está entre as 3 melhores públicas do país com certeza tem estrutura e vale a pena fazer.

2- Não sei o que é reconhecimento pra você, pois no meu meio a coisa é meio complicada, um técnico no máx consegue um cargo normal, que não iria falar qual é, mas bem normal. Acima disso só com curso superior. por norma da empresa.

Então depende né cara, o que é reconhecimento, carreira etc. Tem gente que é feliz com pouco, outros com muito. assim vai. Mas no meu meio te garanto que com curso técnico não da pra ir longe. no máx o 3o. nível de hierarquia de uns 12 que deve ter rs onde o 12º nível é ocupado por engenheiro rs. E onde um engenheiro recém formado lidera uma equipe de técnicos, e bem selecionados ainda.

Eu faria com certeza meu curso novamente, se possível faria produção por afinidade, mas na mesma universidade,

E cálculo é algo extremamente fácil, só fala que engenharia é cálculo quem não fez ou está começando.

Eu concordo com o seu ponto de vista, mas veja bem, eu não estava falando de universidades, eu estava falando em quesito de grade curricular básica dos cursos de engenharia.

E fato isso que com curso técnico 'não dá pra ir mto longe nas empresas' Eu faria Eng. Eletrica ou Telecom por afinidade mesmo, mas como nao tenho saco pra varar noites a fio estudando calculo e disciplinas basicas durante 1-3 anos saca, pra depois disso as disciplinas da area, prefiro fazer o inverso de preferencia sem basica ou as minimas mesmo.

vc acha calculo fácil, deve gostar de exatas hein kkkk.. brincadeira. Pra mim calculo é facil somente o basico, a partir de calculo 3 e negocio começa ficar preto.

Eu embora seja bom em física, sei que não é 'só isso' que vc durante o curso (é claro que as disciplinas vão mais longe ainda em exatas como Calculo 3.4 e 5, Geometria analítica entre outras mil.. o que acho dispensável pra mim (pois prefiro as disciplinas técnicas do que as básicas).

Prefiro fazer o meu tecnologo em redes que tá de bom tamanho hehe

Sucesso e abraço

Editado por Rafael.TI
Link para o comentário

Faço eng mecanica e esses dias meu prof tava falando sobre engenharia de produção.

Que é basicamente um curso de administração, so que voce vai ser engenheiro, logo é melhor.

Agora quanto a calculo, até os melhores alunos, tem certa dificuldade e tem que ralar bastante pra se sair bem nas provas.

Calculo nao eh nada facil, a nao ser nas particulares, e nao falo isso por preconceito, e sim por que ja vi algumas provas de meus amigos que estudam na PUC, e falei pqp, a minha é quinhentas vezes mais dificil.

Editado por Fernando Bull
Link para o comentário

Faça engenharia só se voce gostar da área e tiver afinidade com exatas, por que a área meio que se limita aos profissionais que realmente gostam e se aprimoram sempre, se voce não se enquadra no grupo dos "realmente aplicados" voce é passado pra tras ou cai com o tempo.

Eu por exemplo, tenho atualmente 18 anos, e sou formado há praticamente 1 ano em curso técnico em eletronica, com base bem ampla (base em mecânica industrial, programação nível médio, hidraulica e pneumatica, automação, etc) e aprimoramento em elétrica e eletronica pela melhor ou no mínimo uma das melhores instituições do estado de são paulo, e até do Brasil; fiz estágio em uma gigante em prestação de serviço, na area de projeto de instalações eletricas, que cresce exponencialmente a cada dia, e ao final do estágio, efetivado.

Oportunidades, conhecimento, trabalhando ao lado de grandes, só embalar uma engenharia e tava feito né? futuro brilhante eu teria, teria... se não tivesse recusado a proposta de efetivação simplesmente por que percebi o quanto eu desgosto da área, das exatas em si, e a parte da eletrica/eletronica. Tinha certeza que se eu não me aplicasse 100% à area seria logo passado pra tras, e hoje estou pensando entre faculdade de Direito, Nutrição e outras coisas mais, porém nenhuma engenharia :/

Agora, se eu que fiz um curso técnico de 3 anos só sem a certeza de que iria gostar, imagina voce fazer uma engenharia 5 anos e acabar por largar tudo também, então é melhor pensar bastante, estudar o que cada área faz exatamente e o mercado atual e nos proximos anos, ver as vantagens e desvantagens e tudo mais, antes de começar.

Abraço

Link para o comentário

Já disse antes, engenharia não se resume a cálculo, em elétrica por exemplo, tem muita coisa bem mais complexa. Falar que engenharia é cálculo, etc é pensar bem pequeno. E eu NÃO fiz particular. Cálculo é fácil. Tem matéria bem mais hard.

Eu dei as dicas ai, boa sorte a quem fará.

Eu fiz um faculdade boa, mas tive muita sorte também, porque a mídia mostra uma falta de engenheiros que em multinacionais tops não existe. qualquer processo de trainee bom da 40mil pra 20 vagas, cadê a falta?

Então é isso. boa sorte. Não vou mais detalhar as coisas, porque como eu disse, só tendo feito pra saber.

Link para o comentário

Também faço engenharia elétrica e oque ouço é que produção é muito mais fácil, talvez se eu pudesse escolher outra vez escolheria produção porque elétrica é osso, não recomendo não hEAUehuehaU

Dizem que a engenharia de produção da UFSCar é a melhor do brasil, mais eu sou apaixonado pela USP hahaha se eu fosse você eu prestaria as estaduais também (USP ou UNICAMP) (:

Uma vez comentei com uma amiga que conforme passa os anos na faculdade, as matérias iam ficando cada vez mais difíceis e ela me disse que no curso dela (produção), o mais difícil já tinha passado, os cálculos! ^^

EDIT: pra você ter noção hoje é sábado meia noite e eu estou em casa tentando entender os métodos de newton-raphson para resolver problemas de fluxo de carga ¬¬' não é incomum na engenharia ter que varar noites estudando e perder festas e finais de semana estudando (não sei no caso da eng de produção) mais entre disposto a fazer isso (se for estudar em uma boa universidade)

Abraços

Editado por barbozabob
Link para o comentário

Já disse antes, engenharia não se resume a cálculo, em elétrica por exemplo, tem muita coisa bem mais complexa. Falar que engenharia é cálculo, etc é pensar bem pequeno. E eu NÃO fiz particular. Cálculo é fácil. Tem matéria bem mais hard.

Eu dei as dicas ai, boa sorte a quem fará.

Eu fiz um faculdade boa, mas tive muita sorte também, porque a mídia mostra uma falta de engenheiros que em multinacionais tops não existe. qualquer processo de trainee bom da 40mil pra 20 vagas, cadê a falta?

Então é isso. boa sorte. Não vou mais detalhar as coisas, porque como eu disse, só tendo feito pra saber.

engenharia não se resume só a calculo nao, por viver me meio a engenheiros/estudantes de engenharia eu acho que é mais o ato de projetar (tanto a parte de ideia, pensamento em aplicar, estrutura, inovação, a parte de calculo, custos e etc).

acho que o pessoal tava falando em calculos matematicos em si, e não ma matéria calculo (que é matéria basica, introdutória e obrigatória em qualquer ciencia da area exata).

O que falta no mercado, é profissional qualificado/dedicado/disposto a aprender mais e toda hora, por que um monte de gente se forma todo ano, mas a maioria nao supre as expectativas das empresas

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...