Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Pessoal, criei esse topico justamente para discutirmos sobre a nova "febre" das academias Tops do pais e/ou para preguiçosos quem não gosta de academia, o uso de plataformas vibratórias..

-PLATAFORMA-VIBRAToRIA-Lisboa.jpg

Vocês acham que é melhor que o treino convencional com carga?, quais são suas opiniões.

Edit: O preço dessa plataforma gira em torno de R$ 3.000 á 3.500 e já está disponivel nas redes de lojas (shoptime/polishop, ou direto dos fornecedores, para donos de academias).

Um Breve Resumo sobre esse tipo de estimulo muscular

O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 25 anos, na antiga União Soviética (atual Rússia, Ucrânia e outros países), para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com o uso diário por 10 minutos eles conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, enquanto os astronautas americanos conseguiam no máximo 120 dias, quando retornavam à Terra com graves problemas musculares e ósseos. A primeira aplicação, portanto, foi no tratamento da osteoporose.

Em seguida, ainda na União Soviética, começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após atividades físicas.

Após a queda da cortina de ferro, cientistas ocidentais iniciaram pesquisas, na Itália e Israel, permitindo a ampliação de seu uso para diversas áreas, inclusive estética.

Como Funciona

O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas.

Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem esforço. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar a gordura corporal.

As plataformas vibratórias não devem ser confundidas com a ginástica passiva nem com os eletros-estimuladores, já que os princípios em que se baseiam e a tecnologia utilizada são completamente distintos.

PARA QUEM É INDICADA?

Qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física pode utilizar a plataforma vibratória. Não existe nenhuma contra-indicação ao seu uso.

É importante destacar que o uso da plataforma evita completamente os movimentos bruscos e possíveis traumas, como os provenientes de atividades físicas com aparelhos, em academias ou ao ar livre.

É uma excelente maneira de exercitar-se saudavelmente, sem esforços, mas com resultados espetaculares.

Benefícios gerais

* Reduz gordura visceral e subcutânea

* Melhora tônus muscular

* Aumenta densidade óssea

* Reduz colesterol e excesso de gordura no corpo

* Fortalece as articulações

* Estimula o funcionamento do intestino

* Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal

* Aumenta força muscular

Para pessoas saudáveis não há contra-indicações

AINDA NÃO EXISTEM ESTUDOS CONCLUSIVOS, mas considera-se contra-indicação:

- trombose aguda;

- doenças graves de foro cárdio-vascular;

- ferimentos resultantes de intervenções cirúrgicas recentes;

- articulações artificiais;

- pino, parafuso ou outro fixador colocados recentemente;

- hérnia, discopatia ou espondilose graves;

- diabetes (com gravidade);

- epilepsia;

- infecções recentes;

- enxaqueca grave;

- pacemaker;

- tumores;

- contraceptivo intra-uterino colocado recentemente;

- gravidez;

-doenças vasculares ou cardíacas graves,

-artrite reumatóide,

-condições trombóticas,

-tumores,

Editado por Rafael.TI

Publicidade

Postado (editado)

cara, n vi ninguem ficar grande com essa tremedeira ai, tipo o sentido de crescer o musculo é a solicitação das fibras musculares e a intensidade, acho q esse troço deve ativar sim, mas com certeza n com a mesma intensidade de um treino com pesos, sei la, nunca usei mas acho q n queria ficar me tremendo nesse troço ai, mó pinta de produto empurrado guela abaixo pelos fabricantes.

Mas pra ver se presta mesmo cabe teste neh, se tiver na tua academia testa, qm sabe n faz bem ou simplesmente vc tem parkinson precoce.

Abração

Editado por 01leonard
Postado

Meu pai é professor de educação física especializado em treinamento de força. Ele testou a máquina e disse que ela é perfeita. Recruta as fibras musculares de forma simples, com pouco esforço e muito eficaz. Segundo ele trará sim benefícios para a hipertrofia, porém ele acredita que a vibração possa interferir na ritimia cardíaca. O que pode ser um risco para pessoas que sofrem do coração.

A questão é que não conhecemos nenhum fisioculturista grande que faça uso destas máquinas. Bem, devemos compreender que o produto é muito recente no mercado e se for realmente eficaz só veremos resultados claros daqui a uns 15 anos.

Na minha sincera opinião, nada irá superar o treino com pesos. Talvez esta máquina seja útil se quiser dar uma emagrecidinha ou da uma tonificada em alguns músculos, porém duvido ver alguém ganhar 30kg de massa magra com isso ai.

Postado

Concordo com o companheiro F.F.C (nome grande da poha), acho tb q pode dar uma tonificada, talvez melhorar na recuperação muscular, pois essas vibrações podem ser reguladas pela intensidade, então certamente atuará no ácido lático, e também na eficácia da distribuição de nutrientes, já q essa tremedeira ( :laughingsmiley: ) eh no corpo todo. Os fisicult. fzm vez por outra cardio, correndo poucos minutos ( 5-10 min) para que o sangue consiga atingir locais de dificil acesso com maior eficácia, já q correr mexe com todo o corpo, então seguindo essa lógica, esse equipamento pode fzr o mesmo.

Postado

Eu cheguei a experimentar essa plataforma na Fitness Brasil Expo ano passado, me parece ser mais eficaz do que aqueles aparelhinhos que davam choque na barriga que vendiam antigamente kkk

Mas gostei da invenção, mas acho que não dá pra ganhar MM com isso kkk até que existam estudos comprovando, mas seria uma alternativa pra pra quem quer secar, sendo que as vezes o cara n tá com saco pra fazer as series corretamente etc e tal.

Acho que irei comprar pra fazer um teste, parcelado em 12x é claro.

Postado

Isso me parece mais com aquelas maquinas de perder gordura. Ganhar massa muscular só tremendo o corpo eu acho um pouco extremamente difícil.

Prefiro levantar peso.

• Supermoderador
Postado

Funciona bem, para encher os bolsos de quem vende :D

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21809090

http://resources.metapress.com/pdf-preview.axd?code=6468n314367272q5&size=largest

Isso sem contar que esse tipo de "exercício" pode ter sérios efeitos colaterais em pessoas idosas:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20870128

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...