Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Galera, estava dando uma passada no BB.com e achei um topico muito interessante, resolvi traduzir pro pessoal, se acharem algum erro ou melhoria, é só falar.

Pense, Mas não Analise demais

Quando você esta entusiasmado com o bodybuilding, ou qualquer hobby ou esporte, você quer saber tudo que você pode a respeito dele. Quer saber o melhor exercicio, quantas repetições vão lhe dar uma vantagem, qual a melhor estrutura de treino é melhor pra tirar todos os resultados possiveis. Essa sede por conhecimento é saudavel - e é um sinal de que você esta pensando, que se importa.

Mas isso tambem pode lhe segurar. Com a riqueza de informação disponivel, especialmente na era da internet, é muito facil ser pego em um monte de detalhes, começar a pensar se esse ou aquele exercicio vai la fazer crescer mais, se o suplemento X vai ser a diferença entre a vitoria ou o fracasso. e entao, você esta gastando muito dinheiro com suplementos, mudando seu treino a cada semana pra testar aquele treino magico que você leu a respeito, ou se desapontando com os resultados que nao acontecem como nas revistas.

o principio 80/20

Dr. Joseph Juran, trabalhando nos principios de qualidade e gestão nos anos de 1930 e 1940 observou um principio universal que ele chamou de "os poucos vitais e os muitos triviais", no qual 20% de alguma coisa é responsavel por 80% dos resultados. Isso ficou conhecido como o principio de Pareto, ou o principio 80/20. essa regra dis que 20% é essencial e 80% é trivial. Por exemplo, Juran observou que 20% das pessoas tinham 80% da riqueza. ou que 20% dos defeitos causavam 80% dos problemas. você pode aplicar essa regra para praticamente qualquer coisa.

O valor do principio 80/20 é para lembrar de focar nos 20% que importam. Você deve identificar essas coisas e focar nelas. mas em bodybuilding, quais elas são? eu diria que nos 20% que importam estão incluidos:

• Pesquisando e seguindo uma boa rotina para bodybuilding (não uma perfeita, isso não existe).
  • Trabalhar pesado na academia, de maneira consistente, por um periodo longo de tempo.
  • Seguir a regra da progressao, e ter certeza que esta levantando mais peso, mais repetiçoes ou mais sets.
  • Ter uma boa nutrição. Comer coisas boas o suficiente, e parar com as porcarias ao longo do dia.
  • Descansar o suficiente.
  • Mudar seu plano de tempo em tempo, baseado nos seus resultados e nas suas experiencias.

Isso basicamente significa: Treine. Coma. Descanse. Repita. Semana vem Semana vai. Focando nos basicos vai lhe dar 80% dos resultados.

Então se esses sao os importantes 20%, quais os 80% que sao triviais? Bom, na minha opinião sao detalhes como esses:

• Deveria fazer 3x8 ou 5x10?
  • O que é melhor?, 1.25g proteina por 450g ou 1.37g/450g, ou 1.5 g/450g?
  • Estou fazendo rosca direta na barra, nao é melhor usar halteres?
  • Qual o melhor angulo para o supino inclinado?
  • Se eu nao ter 30g de proteina dentro de uma hora e meia apos o treino, meu treino foi perdido?
  • Quanto de peso eu deveria estar levantando para meu peso/altura?
  • O que é melhor? crucifixo ou pec dec?

Etc. Etc. Etc. Honestamente, isso nao faz diferença. Ou entao, se faz, faz pouca diferença (20%); ou faz diferença para relativamente poucos que estao no limite do seu desenvolvimento fisico. Para a maioria de nós, sujeitos comuns, Isso nao importa!

As revistas querem te convencer do contrario, Ja que eles querem que você sempre vendo se esta fazendo tudo corretamente. Se esta sabendo do ultimo "treino de hollywood". Ou se esta perdendo o ultimo suplemento milagroso que acabou de ser inventado num laboratorio secreto suisso.

É ai que mora a loucura, meus amigos.

Objetivo em evidencia

Entao, como sabemos se isso é verdade? Bom, primeiro de uma olhada nos programas de treino, divisões, seleção de exercicios, frequencia de treino, e recomendação de equipamentos dos bodybuilders nos ultimos anos. Eles todos concordam? Não. Eles recomendam as mesmas coisas? Não. Treinam da mesma maneira? Não. Mas nao é nos 20% que eles discordam, é os 80%. O que faz sentido, ja que 80% faz pouca diferença, e mesmo assim e muito individual. O que é certo pra um, pode nao ser pra outro.

Mas todos eles concordam no valor dos exercicios compostos. Todos pregam comer o suficiente, comer certo, ter proteina o suficiente, e ter intensidade na academia. Eles concordam que resultados precisam de trabalho duro e continuo e uma rotina de treino balanceada. Eles concordam nos 20%.

Mais provas que as coisas pequenas nao importam: quão seguido você ve um maluco na academia com uma execução ruim, fazendo "roscas" e mesmo assim tendo braços musculosos? Acontece. Certo, ele pode ter uma lesão periodicamente. certo, ele pode nao ter panturrilha. Mas quando o assunto é os braços, ele está fazendo pelomenos 20% das coisas corretas.

Considerações finais

Entao, o que se tira de tudo isso? É simples: faça o dever de casa e gaste seu tempo e esforço nas coisas que importam, nos 20% - Isso é Pensar. Nao gaste seu tempo nos 80% dos detalhes que fazem nenhuma ou pouca diferença - Isso é analisar demais.

Nao digo que tenho todas as respotas, e você deve descobrir os seus "20%" lendo, pensando e adaptando. mas quando tiver, foque nisso, e nao deixe o monte de detalhes dos 80% desviar o seu objetivo.

Publicidade

Postado

Cara, muito bom esse artigo! Valeu por buscá-lo para nós.

Sempre quando eu começo a viajar muito na maionese, eu paro e penso "o que interessa é o basicão: treino, comida, descanso e progressão."

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...