lourensini 238 Postado Novembro 8, 2011 às 12:04 Compartilhar Postado Novembro 8, 2011 às 12:04 Primeiramente, o texto não foi escrito por mim, e se você encontrou algumas baboseiras, seria bem interessante dar um quote na 'baboseira' e contundi-la apresentando alguns argumentos simplificados e se possível citar algumas fontes científicas para o assunto ficar dentro de um nível mais apurado, longe de 'achismos', já que você parece intender do assunto (agregaria bastante ao tópico e me auxiliaria muito) . Eu não entendo tanto nao cara, mas lí sobre comida crua. As pessoas que iniciam uma dieta assim perdem em média 10kgs porque se torna muito oneroso para o corpo quebrar aqueles macronutrientes em partículas menores para serem usadas. Veja o orangotango, por exemplo: passa metade do dia comendo alimentos crus (não é só banana), folhas, ovos, fibra pracaralho horas e horas mastigando. Como resultado tem um abdomem muito protumberante. O mesmo acontece com outros animais (o panda passa 12 à 16 horas comendo bambu, que nem é a alimentação correta dele, sério). Mas nós cozinhamos, deixamos o alimento mais fácil para ser absorvido. Pense no Ovo. Oque é que desnatura a proteína dele? Temperatura. Cozinhar o ovo torna a proteína absorvível, e isso já foi discutido no fórum várias vezes. Quanto a sua indicação sobre a WD não ser indicada, acredito que não tenha pesquisado o mínimo sobre pancreatite (visto que muito resumidamente, trata-se de uma disfunção do enzimática que acontece por diversos motivos no canal do pâncreas, fazendo com que as enzimas produzidas pelo mesmo entrem em ação metabólica (no canal pancreático) antes de serem transportadas para o local onde deveriam agir, causando muitas vezes sintomas desconfortáveis e em casos extremos a 'necrose' do mesmo, pois as enzimas tem o poder de desnaturar o 'tecido pancreático'. Logicamente que a partir desse quadro, não é desejável que sejam produzidas enzimas em grande escala, tão pouco em pequenas quantidades durante o dia inteiro, algo que só contribuiria para agravar o quadro. Daí a suplementação com enzimas (que não entrem em contato com o canal pancreático) e a inserção de alimentos somente em uma determinada faixa de tempo (limitada). Verdade, nas primeiras 2 semanas de ancreatite crônica aguda é feito o NPO (nada por via oral - nil per os, em latim) e com administração endovenosa de nutrientes. Após esse período é montada uma dieta com 4 a 5 refeições diárias, com maior quantiade de carboidrato, pouca gordura e proteína. e o paciente terá que passar o resto da vida se controlando. E a administração de enzimas digestivas por via oral será extremamente bem vinda e aconselhada. A pancreatite causa os pseudocistos cheio de amilaze digestivas (isso por ocorrer por causa de cálculos biliares que se instalam no canal de Wirsung), e vai digerindo o órgão. Após 80% que o órgão tenha sido depredado o paciente desenvolve diabetes melitus e aí se fodeu. Sua opinião foi extremamente infundada, afirmando nas entre-linhas que qualquer disfunção do sistema digestivo deve ser tratada com pequenas quanidades de nutrientes inseridos durante o dia inteiro, nem tudo é tão simples, nem tudo se resolve tão facilmente. Tenho prova justamente sobre enzimas hoje, e por isso faço questão de fazer um resumo de como o negócio funciona aqui - assim eu guardo mais matéria: As enzimas possuem funções pré-definidas, portanto uma enzima não faz o trabalho de outra. A enzima (E) reage com o substrato (S), formando o "complexo enzima-substrato" (ES), então a enzima se regenera e forma o produto (P). é assim que ela trabalha. Quanto mais Substrato (nesse caso: alimento), mais necessária produção de enzimas. Temperatura e PH alteram a reação enzimática: um aumento de 10graus na reação aumenta a velocidade da reação, então a reação atinge um pico aonde trabalha a 100% e depois começa a cair. Quanto ao PH: a maioria das enzimas trabalha entre ph 4,5 e 8,0. Portanto, PHs mais altos ou mais baixos podem causar desnaturação protéica e então inativação da reação. Existem fatores que podem inibir a ação enzimática. São os inibidores competitivos e não competitivos. Os competitivos se ligam no Sítio Ativo, no lugar aonde o substrato deveria se ligar, e bloqueiam a reação, mas é um processo reversível. Os não-competitivos se ligam ao Sítio Alostérico enquanto o Substrato se liga ao Sítio Ativo e retarda a ação enzimática. Mas não bloqueia. Também é reversível. Quanto à ligaçao irreversível o inibidor se liga de forma tão forte que bloqueia a ação da enzima e ela não faz o trabalho dela. Não precisava dar a explicação, mas queria uma desculpa para estudar usando o fórum, pois aprendo mais aqui que em aula. Lembrando que não estou sendo contundente, não á motivo para discussões sem sentido, tão pouco para afirmar que a opinião e o ponto de vista de outrem não passa de 'baboseira' !! mas é, o cara falou um monte de bobagem, sério. Tenho uma pergunta: quanto tempo, refeições e calorias, o teu overeating tem? Se tiver a divisão de macros, diga. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lourensini 238 Postado Novembro 17, 2011 às 10:49 Compartilhar Postado Novembro 17, 2011 às 10:49 Comprei as enzimas. De quebra encontrei lactase, coisa que não achei no Brasil e pedi uma tb. Estou esperando chegar. Se bem que, para falar a verdade, meu whey Optimun chegou e está me ajudando deveras com a intolerância à lactose... Como que tu chegou aos 43 de braço e 85kgs se qualquer coisa que tu come te faz mal? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LeandroTwin 2091 Postado Novembro 17, 2011 às 14:12 Compartilhar Postado Novembro 17, 2011 às 14:12 Este é um assunto que me interessa. Também sofro com um leve problema digestivo. Minhas dietas para hipertrofia me causam muito desconforto, tenho azia depois de quase toda refeição, especialmente se comer alimentos de digestão lenta e ricos em fibras, como batata doce, mandioca ou arroz integral. Gordura animal me faz mal, picanha com gordura, torresmo, costela ou qualquer alimento de origem animal gorduroso me dá dores de cabeça, enjôo, mal estar etc. (parece que fico de ressaca) Também sou intolerante a leite, muitos gases e dor de barriga. Li que isso é basicamente deficiência de enzimas digestivas. O problema é que ninguém soube me ajudar no sentido do que eu deveria tomar, liguei para várias farmácias aqui e lojas de suplementos até, mas ninguém soube informar nada. Tambem tinha isso, resolvi comendo muita salada. O problema é que é foda comer 1-2kgs de salada + sua dieta normal. Então eu comprei um juicer (centrifuga) e faço sucos de acelga/couve/espinafre. Tomo quase 2 litros desses por dia e azia 0, mesmo usando cafeina e tals. Enzimas nunca testei... e sinceramente acho que nem vou, to bem satisfeito PS: Dieta de jejum tambem me ajudaram. Provavelmente isso que ta acontecendo com vc é um desbalanço de PH, muitos alimentos ácidos contra poucos alcalinos. Experimenta consumir salada (muita), trocar os carbos cozidos por crus (frutas no geral) e batata-doce cozida (que apesar de cozida ainda gera alcalis). Abraço Onde foi que disse isso? Não disse que me faz mal, disse que me causa desconforto. Só gordura animal me faz mal, ataca meu fígado e fico enjoado e com dor de cabeça. Leite me causa desconforto, flatulência, sensação de inchaço e quando bebo muito, diarréia. O que disse é que as dietas para hipertrofia me causavam muita azia. Como cheguei aos 85kg? Simples, fechava a cara e suportava a azia, que se tornou uma companheira quase que inseparável. Pra questão do leite, isso é falta de lactase (enzima pra lactose), troca o leite por iogurte que dentro de pouco tempo (tipo 1-2 semanas) teus estoques de lactase vão aumentar. O problema é que parou de tomar o iogurte, despenca de novo. Iogurte > Leite (iogurte tem tudo que o leite tem + enzimas) Eu só uso leite 1x por semana, no dia do lixo. Abraço de novo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lourensini 238 Postado Novembro 18, 2011 às 12:45 Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 às 12:45 Fico com o pé atraz quanto a atrapalhar a digestão ficar sentado após comer. Tecnicamente atrapalharia mais ir caminhar, por ter que redirecionar o sangue ao musculos, ao invés do sistema igestório Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vasthor 110 Postado Novembro 18, 2011 às 13:23 Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 às 13:23 Eu estava ciente sobre as enzimas, mas com esse texto e uma pesquisada no material desse Dr. Howell, me esclareci de muita coisa. Obrigado He-man. Gostaria de referenciar os costumes culinários antigos dos japoneses (que eu conheço), a quem tem disfunções digestivas. - Peixe cru - Cogumelos - Extrato de raizes - Gengibre - Shari/Mochi (arroz de cateto curto, cozido) - Legumes - Algas e frutos do mar - Frutas Ricos em enzimas, minerais, aminoácidos, vitaminas, todas as fontes cruas (com a excessão do arroz). Convenhamos que longevidade e saúde são algumas das caracteristicas que mais vinculamos ao povo de lá. Não tenho nada a adicionar. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r4f4 5 Postado Novembro 18, 2011 às 13:32 Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 às 13:32 Ice, esse whey é o melhor considerado pela maioria que ja tomaram, e como todo sup BOM de verdade, é caro né? Esse suco que o Lenadro informou com espinafre é muito bom, assim como menstrux com leite ajuda muito com azia. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
HE-MAN 49 Postado Novembro 18, 2011 às 14:17 Autor Compartilhar Postado Novembro 18, 2011 às 14:17 (editado) Lourensini, Sugiro que você de uma pesquisada em algumas teorias de dieta, como a 8:10:10 que é um segmento dietético dentro da cultura Vegetariana (VEGANA) - RAW, acho que será bom pra você ver que nem sempre o que se aprende na faculdade é LEI na PRÁTICA, existem muitas incógnitas a se quantizar ... e fatores como ambiente, organismo, entre outros (você sabe disso), respeito sua opinião, e com certeza deve ter muito mais bagagem do que eu que simplesmente faço pesquisas e testo as coisas em mim mesmo. Mas sempre é bom estar aberto a dúvidas e questionamentos sobre a aplicação prática. Segue um Resuminho da 8:10:10 A dieta 80-10-10 é uma das linhas dentro do crudivorismo. E como no crudivorismo não se consome nada de origem animal, então não deixa de ser uma das várias vertentes dentro do Veganismo. Mas ATENÇÃO: Não nos responsabilizamos por qualquer problema de saúde que possa vir a quem tentar seguir esse resumo. É fato que pelo mundo existem várias pessoas que permanecem com saúde seguindo essa dieta 80-10-10, mas isso pode não ser regra. Podemos afirmar com toda convicção que uma dieta vegana bem planejada não faz mal a saúde de nenhum humano, porém ainda não temos estudos científicos sobre o material da vertente 80-10-10 que abordaremos a seguir. Segue um resumo do livro "The Diet 80/10/10" do Dr. Douglas N. Graham : A dieta crudívora 80/10/10 é composta de alimentos provenientes das plantas em sua forma inteira, frescos, maduros, crus e orgânicos que não tenham sido sujeitos a nenhum cozimento ou processamento de qualquer forma, com a predominância de frutas (doces, ácidas, semi-ácidas e monofágicas), vegetais tenros (vegetais "que sejam moles, que se podem cortar, partir ou mastigar facilmente" [Wikcionário] como: folhas verdes, algumas verduras e frutas não doces) e mais uma pequena quantidade de oleaginosas (sementes e frutas gordurosas). A proposta da dieta é que sejam consumidos alimentos dentro da máxima proporção 80/10/10, ou seja,80% de carboidratos simples, principalmente frutose e glucose, proveniente de frutas, 10% de gorduras proveniente de oleaginosas e 10% de proteínas que podem ser facilmente obtidas tanto nas frutas quanto nos vegetais tenros e oleaginosas. Assim, o foco da dieta é na obtenção de carboidratos simples à partir do grande consumo de frutas (90 a 97%) e no forte controle à ingestão de gorduras (0 a 8%) - devido aos hábitos alimentares ricos em gorduras praticados pelas pessoas anteriormente - que em excesso desencadeiam a fadiga crônica e o enjoo (ver observações abaixo), ao passo que, o consumo de vegetais tenros (2 a 6%) é incentivada pela sua grande quantidade de sais minerais. As proteínas, por serem encontradas na proporção ideal nas frutas, vegetais tenros e oleaginosas, já estão inclusas no processo de obtenção dos outros nutrientes e, por isso, não devem ser motivo de preocupação. Alimentos mais comuns: Carboidratos Simples (Frutas) - doces: banana, mamão, figo, jaca, caqui, tâmara, jatobá, etc; - ácidas e semi-ácidas: limão, laranja, lima, grapefruit, abacaxi, ananá, carambola, romã, tangerina, mexerica, bergamota (vergamota ou mimosa ou pocam), ameixa, damasco, caju, goiaba, maça, maracujá, pera, pêssego, nectarina, uva, jabuticaba, morango, amora, framboesa, cereja, manga, jamelão (jambolão), seriguela, nêspera (ameixaamarela), pinha (fruta do conde), graviola, etc; - monofágicas (não se misturam com as outras): melancia, melão; - sais minerais (vegetais tenros): alface, rúcola, couve, aipo, tomate, pepino, pimentão, pimenta de cheiro, abóbora (e outras abobrinhas), berinjela, jiló, quiabo, etc; - gorduras (oleaginosas): abacate, pequi, coco, noz, amêndoa, avelã, pinhão, pistache, castanha-do-pará, semente de girassol, gergelim, macadâmia, etc; Na dieta não são utilizados sal, vinagre, temperos e condimentos, café (e estimulantes em geral), álcool e mel. Repolho, brócolis, couve-flor, etc são aceitos, mas pouco recomendados, por terem muita celulose em suas composições, tornando a sua digestão mais difícil. Por isso, atenção às folhas e verduras fibrosas, ou seja, com muita celulose. Sementes também são pouco recomendadas, principalmente se são compradas em supermercados que as vendem, na maioria das vezes, desidratadas. O mesmo vale para frutas secas - a dieta não considera alimentos desidratados como sendo alimentos inteiros, ou seja, à partir do momento que se retira qualquer coisa do alimento, mesmo a água que é rica em nutrientes, ele deixa de ser crú e torna-se um alimento não equilibrado. Neste caso: "o todo é maior do que a soma das partes". Grãos (trigo, arroz, aveia, cevada, etc) não são utilizados, pois são carboidratos complexos e de difícil digestão, além de conterem toxinas que não são naturalmente inibidas pelo organismo humano. Sugestão para uma rotina diária: Desjejum e Almoço: frutas doces ou semi-ácidas ou monofágicas Jantar: frutas ácidas e salada de vegetais tenros e/ou oleaginosas * Não misturar frutas doces com frutas ácidas ou semi-ácidas (causam fermentação e má digestão); * Frutas monofágicas não devem ser ingeridas ou misturadas à quaisquer outros alimentos. Assim, se pretende se alimentar de frutas monofágicas, faça uma refeição exclusiva delas e aguarde algumas horas até ingerir qualquer outro alimento que não seja uma fruta monofágica; * Se sentir necessidade, acrescente uma quarta refeição de frutas durante o dia; * Se possível, faça mono refeições: um alimento exclusivo por vez (ex: só banana, ou só mamão, ou só laranja, etc); * Coma bastante fruta. De 5 a 15 bananas de uma vez, por exemplo; * Isso são apenas breves sugestões: informe-se melhor e não se restrinja a este artigo. Observações importantes: O princípio da dieta é simples: se um alimento não puder ser comido sem preparo prévio ou se ele não tiver um gosto saboroso naturalmente (sem temperos e condimentos), então ele não é um alimento ideal para consumo. *Para se evitar a carência da Vitamina B12 é altamente recomendado o consumo de alimentos orgânicos por serem muito mais ricos em nutrientes e micro-organismos que sintetizam a Vitamina B12, sendo encontrados em solos bem cultivados. Há indícios da vitamina ser sintetizada por micro-organismos presentes no intestino e na boca, mas esse assunto ainda está em aberto. [*] ESSA PARTE SOBRE B12 É CONTROVERSA, SUGIRO LEITURA DO DOCUMENTO SOBRE B12 DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: http://www.facebook....25618960830215/ A dieta também inclui a prática de exercícios vigorosos todos os dias, a prática de boas relações no cotidiano e a eliminação do uso de quaisquer outros vícios ou substâncias nocivas. A dieta é altamente indicada à pessoas que pretendam obter altíssima performance atlética (corpo leve e ágil). Além disso, há relatos de que "Fisiculturistas seguindo o programa 80/10/10 descobriram que apenas fornecendo as calorias suficientes provenientes de carboidratos, diminuíam drasticamente a sua necessidade proteica e que tanto sua energia para treinar quanto seu crescimento muscular aumentavam." Logo, suplementos proteicos tornam-se completamente desnecessários, pois o corpo sintetiza todos os nutrientes necessários para o seu devido fortalecimento à medida que os exercícios aumentam. Por isso que o corpo necessita de muita energia, ou seja, 90 a 97% de carboidratos simples: frutas. A perda aparente de massa quando alguém inicia a dieta 80/10/10 (frugívora) é devido ao desinchaço natural que ocorre pela regularização da quantidade de água no organismo após a eliminação das toxinas (principalmente o sal) provenientes da alimentação com alimentos cozidos. Enquanto o organismo contém muitas toxinas, o corpo mantém uma maior quantidade de água para poder diluí-las em seu contínuo processo de desintoxicação. Assim, muito do que imaginamos ser nossos músculos são, na verdade, água em excesso. A massa corporal é rapidamente restabelecida à partir de exercícios de musculação e ginástica localizada. O consumo excessivo de gorduras (em qualquer tipo de alimentação) podem desencadear a fadiga crônica e a diabetes a médio e a longo prazo. Além do imenso trabalho que o organismo tem em digerir as gorduras, que podem levar de 12 a 24 horas para sua digestão (carboidratos simples provenientes de frutas são digeridos e absorvidos em uma hora ou menos), o excesso de gordura diminui a porosidade dos vasos sanguíneos elevando a taxa de açúcar no sangue e dificultando a absorção do oxigênio pelas células, propiciando a ansiedade e a fadiga, podendo culminar em uma futura diabetes caso se persista no consumo excessivo de gorduras. Ao contrário, quando há pouca ingestão de gorduras, pode-se ingerir grandes quantidades de frutas, pois o açúcar excessivo é rapidamente eliminado da corrente sanguínea. Mas atenção, não iguale o açúcar das frutas em natura com outros açúcares provenientes de processos químicos e/ou industriais, ou mesmo o mel, pois ao se ingerir um fruta, seu respectivo açúcar é acompanhado por uma séria de outras substâncias que ajudam a equilibrar todo o processo de digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo. Neste caso, novamente: "o todo é maior do que a soma das partes". Comentários finais: Este resumo foi escrito à partir do livro "The Diet 80/10/10" do Dr. Douglas N. Graham [ http://blog.brauliob...ewFront-web.jpg ] e não pretende abranger todo o seu respectivo conteúdo, mas apenas fornecer as informações básicas e essenciais para que uma pessoa tenha algumas noções da dieta. No caso de dúvidas, procure pela obra completa e/ou por alguém que pratique a dieta. Para quem está interessado em iniciar uma dieta crudívora, a leitura do livro "12 Passos para o Crudivorismo" ("12 Steps to Raw Foods") de Victoria Boutenko é altamente recomendada, principalmente às pessoas que sentirem dificuldades em se manterem na dieta crudívora. Com o advento da internet e das redes sociais, pode-se encontrar facilmente praticantes de dietas crudívoras e/ou frugívoras (80/10/10) em diversos sites e comunidades virtuais. Procure por redes sociais que compartilhem tal interesse. Algumas indicações são: http://saudebrasil.ning.com - Espalhando SeMENTES - Brasil http://fruitarians.net - Portal Internacional http://iheartfruit.com - Fórum Internacional ________________________________________________________________________________________________________________________________ Você falou que as enzimas não podem ser utilizadas para outros fins, assim que são produzidas para uma função, logicamente que serão efetivas somente para tal, mas o que o texto do Dr. defende é que a matéria prima para a produção das mesma (não sei qual é), pode ser melhor aproveitada gerando outras substâncias metabólicas com maior disponibilidade (do que gerando o excesso de enzimas demandado para a digestão). Como você disse, existem alguns inibidores das enzimas, que fazem a ligação antes delas (contribuindo para a má digestão), (sempre tive medo disso, por que consumo muita soja cozida em bulk e como você deve saber a mesma possui inibidores de TRIPSINA, o que pode afetar a minha absorção proteica) existe alguma substância que eu possa ingerir para neutralizar esses 'competidores' ? Nesse caso, acredito que uma suplementação massiva de enzimas digestivas seria de extrema importância, Concorda ? Quanto a minha distribuição de Macros, infelizmente está desorganizada, estou testando de tudo (cada dia um alimento diferente), para ver como meu sistema reage (meus carbos estão MUITO BAIXOS) ! Estou mandando bastante coisa pra dentro no over, mas o que está ajudando muito e me trazendo benefícios visíveis é o leite, saladas com alto teor de líquido (pepino,tomate,alface...) e alguns grãos integrais cozidos (Infelizmente estou com uma grande dificuldade em inserir proteínas de a.v.b., justo que não como carne, nem ovos, se tiver alguma sugestão ajudaria muito !! ps. Não é um relato, mas eu gostaria de compartilhar. Como estou aproveitando o problema da digestão para fazer um cut, impressionantemente está dando certo, tenho perdido muita gordura, mantido a M.M (apesar de ter perdido pelo menos 1Kg de M.M. em três semanas, tudo isso com a WD, treinamentos muito intensos e o over porcamente estruturado). Editado Novembro 18, 2011 às 14:20 por HE-MAN Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lourensini 238 Postado Novembro 20, 2011 às 01:30 Compartilhar Postado Novembro 20, 2011 às 01:30 HE-MAN, eu já fiz essa dieta (sem saber). E uma coisa é verdade: ela realmente limpa o corpo, você se sente super bem. Mas o resultado foi: absurda perda de massa magra. Ali fala sobre comer de 0~8% de gordura: como se o corpo não precisasse de ácido laurico, butírico, DHA, EPA... Nem toda gordura tem o mesmo efeito no corpo humano. E deixar de comer gorduras para colocar carboidratos no lugar não torna o indivíduo mais saudável (isso já foi testado, e nem com redução para 8% de gorduras na dieta, as doenças cardiovasculares não deixaram de aparecer). Nem toda gordura é dispendiosa para absorver, o ácido butírico (4C) e o cáprico (6C) entram na corrente sanguínea sem passarem pelos ácidos biliares. (sao gorduras saturadas da manteiga de vaca e cabra). A falta da B12 é outro problema. Causa anemia macrocítica (glóbulos vermelhos maiores que o normal). Não usar sal: Iodo pra que? ninguém precisa mesmo. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Cara, a matéria para produção enzimatica, eu posso estar errado, mas pelo que eu ENTENDI (por isso posso estar errado) é que a enzima de REGENERA após se ligar ao substrato (S) e formar o produto (P). Assim ela seria utilizada novamente. Mas agora terei que perguntar para minha professora. Quanto aos competidores enzimáticos, desconheço algo que possa bloqueá-los (se alguém souber, por favor, diga). Tanto que uma busca pelas internets não mostra nada que bloqueie os competidores, competitivos ou não. Mas não duvido que exista. Qanto ao teu over: dê mais atenção para ele, e já que tens problema de digestão, procure realmente ingerir mais alimentos alcalinos antes de partir para os mais agressivos: frutas, verduras, legumes. Se puder bancar enzimas digestivas, beleza, mas não exagere nelas também. Teu pâncreas não deve estar tão danificado para tomá-las como tic-tac. Sugestão para proteína boa e saudável: FEIJÃO COM GRÃO DE BICO. Proteína completa e mais equilibrada que feijão e arroz. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ Outra: não pense que porque eu faço faculdade que eu tenho bagagem (mesmo porque mal comecei). Precisei repesquisar trabalhos já feitos e material escolar para respnder esse tópico, oque é um prazer para mim poder compartilhar um pouco de conhecimento. E concordo: teoria é uma, prática é duas. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora