Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Galera vou aplicar HCG e estou com uma dúvida devo aspirar ou não, digo isso pq, se não aspirar corro o risco de acertar as veias do abd, mas se aspirar não corro o risco de "puxar" tecido adiposo(gordura)? não sei se isto é possivel com uma agulha absurdamente fina, mas é essa a duvida.

Segue o material que pesquisei: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672005000500019&script=sci_arttext

Procedimento - A mão dominante do enfermeiro introduz, de forma rápida, a agulha num ângulo de 45º ou 90º. Em seguida, puxa o êmbolo aspira. Se não houver retorno de sangue, o medicamento deverá ser injetado lentamente. É importante ressaltar que o medicamento heparina não deve ser aspirado pois pode provocar lesão no tecido. Feito isso, o enfermeiro deve providenciar um algodão embebido em álcool para colocar sobre o local, exercendo uma leve pressão, retirando a agulha em seguida. Se necessário, o enfermeiro pode massagear o local desde que os medicamentos administrados não sejam heparina ou insulina.

Alertam para não massagear o local após a aplicação de insulina e de heparina7 8. E salientam também a não aspiração no caso da heparina, para evitar lesão no tecido com a formação de hematoma.

O enfermeiro deve proceder à anti-sepsia da pessoa com sua mão esquerda, em movimentos de cima para baixo. Em seguida, ainda com a mão esquerda, deve esticar a pele, segurando o músculo(9).

Procedimento - A agulha deve ser introduzida através da pele da pessoa. O ângulo de inserção varia de acordo com o tamanho da agulha escolhida. A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º. Assim que a agulha for introduzida, o êmbolo deve ser puxado, como forma de verificar se a agulha encontra-se em algum vaso sangüíneo. Retirada à agulha, o local da aplicação deve ser massageado suavemente com algodão para facilitar a dispersão do medicamento.

Ressalta que algumas autoridades da área da enfermagem afirmam que a pele da pessoa não deve ser pinçada ou esticada e sim, deixada em seu estado natural na ocasião da aplicação da injeção(10). Entretanto, a prática cotidiana dos enfermeiros verifica que é mais fácil administrar a injeção quando os mesmos seguram a área em torno do local da aplicação.

Não fazem restrição quanto à aspiração e salientam que se deve fazer massagem no local após a aplicação pela via subcutânea(9,10).

Os enfermeiros devem orientar a escolha da seringa de acordo com o volume do medicamento que será administrado(11). A escolha dos comprimentos e calibres das agulhas está condicionada aos limites de espessura da tela subcutânea e do ângulo de inserção. Soluções aquosas requerem medidas aproximadas de (20x6mm ou 7 mm). As oleosas (20x8mm).

Em pessoas obesas, as agulhas utilizadas devem ser mais longas, como as de 25 mm. O calibre pode variar segundo a viscosidade do medicamento.

Orienta sobre as angulações das agulhas:

- indivíduos magros ângulo de 30°

- indivíduos normais ângulo de 45°

- indivíduos obesos ângulo de 90°

- agulha (10x5mm) ângulo de 90°

Postado

Ja imaginava até porque esta escrito nesse artigo umas 20 vezes, mas nos videos do youtube vi vários sem aspira e fiquei encanado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...